Cuiabá – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Descubra os encantos de Cuiabá neste guia com dicas sobre os pontos turísticos, lugares para conhecer e passeios imperdíveis da capital do Mato Grosso

Apesar de não estar na lista de destinos mais famosos do Brasil, Cuiabá é um lugar que vale a pena conhecer, por vários motivos. A capital do Mato Grosso é uma cidade antiga que conserva belos prédios históricos ao mesmo tempo que avança com construções modernas.

Além disso, tem inúmeros parques urbanos que lhe conferiram o título de cidade verde, sendo uma das capitais mais agradáveis para passear. Cuiabá também tem uma vida cultural riquíssima, que mistura antigas culturas locais, desde as tribos indígenas até as dos imigrantes e colonizadores que se estabeleceram ali.

E se não bastasse tudo isso, é a porta de entrada para conhecer outros destinos incríveis de ecoturismo de Mato Grosso, como o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e Nobres. A cidade tem, ainda, ótima infraestrutura turística, com excelentes opções de hospedagens e muitos restaurantes super recomendados.

Por isso, se você não sabe ainda para onde viajar ou está considerando ir para a capital do Mato Grosso, este post vai te ajudar a decidir. Preparamos este guia com os principais pontos turísticos de Cuiabá, lugares para visitar na cidade e dicas sobre passeios para incluir em seu roteiro de viagem. Confira!

Pontos turísticos de Cuiabá

Parques, museus, praças e construções históricas estão entre os principais pontos turísticos de Cuiabá. A capital do Mato Grosso foi fundada em 1719 e tem belos prédios históricos preservados, além de muitos parques urbanos que tornam os passeios por lá muito mais agradáveis.

Parque Mãe Bonifácia

Pontos turísticos de Cuiabá
Vista do Parque Mãe Bonifácia – Foto: Flávio André/MTur

O Parque Mãe Bonifácia é uma das mais importantes áreas verdes de Cuiabá, com 77 hectares de flora do cerrado preservada. O parque funciona como uma espécie de pulmão para a capital mato-grossense e abriga diversas espécies de plantas e animais, como saguis, gambás, cutias e aves.

O nome do Parque Mãe Bonifácia é uma homenagem a uma famosa escrava que controlava um quilombo na região. Hoje, o parque funciona também como uma área de lazer, com trilhas, mirantes e praças.

Catedral Metropolitana Basílica Senhor Bom Jesus

Pontos turísticos da capital do Mato Grosso
Dicas de pontos turísticos da capital do Mato Grosso – Foto: Flávio André/MTur

Um dos principais pontos turísticos de Cuiabá, a Catedral do Senhor Bom Jesus também é uma importante construção da capital do Mato Grosso. Ela foi erguida, inicialmente, em 1723, mas teve que ser demolida para a construção de uma nova igreja, já em 1973. 

A nova catedral tem estilo bizanto, com 40 metros de altura e 100 metros de comprimento, e chama a atenção na paisagem por sua beleza. A Catedral Metropolitana Basílica Senhor Bom Jesus tem duas torres sineiras com relógios e, em seu interior, há uma grande nave colorida com linda decoração.

Parque Tia Nair

Parque Tia Nair
Lugares para ir em Cuiabá – Foto: Devirentropia/Wikimedia Commons

O nome do parque é uma homenagem à tia-avó do proprietário do local. Com 200 mil metros quadrados, o Parque Tia Nair é um dos pontos turísticos mais visitados em Cuiabá atualmente. O motivo é que ele é mais do que um parque urbano, trata-se de um passeio ecológico, com espaços para a prática de esportes e lazer. Lá há, ainda, um grande lago com uma ilha no centro.

Arena Pantanal (Verdão)

Pontos turísticos de Cuiabá
Dicas de pontos turísticos em Cuiabá – Foto: Flávio André/MTur

A Arena Pantanal foi um dos estádios-sede da Copa do Mundo de 2014 e, hoje, é um dos principais pontos turísticos da capital do Mato Grosso. O local oferece aos turistas mais do que uma visita às suas modernas instalações. O estádio faz parte do Complexo Arena Pantanal que abriga também o Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, o Ginásio Aecim Tocantins, a piscina olímpica e uma quadra para a prática de vôlei de praia e futevôlei.

Museu do Morro da Caixa D’água Velha

Pontos turísticos da capital do Mato Grosso
Dicas de pontos turísticos em Cuiabá – Foto: Christian Wittmann

O Museu do Morro da Caixa D’água Velha tem um acervo muito interessante, que conta a história do abastecimento de água da capital mato-grossense. Ele fica na parte alta do centro da cidade, onde antes ficavam as caixas d’água que abasteciam a cidade com a água vinda do Rio Cuiabá. O museu expõe peças do antigo encanamento, além de obras de arte de artistas locais em mostras temporárias.

Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

Dicas de lugares em Cuiabá
Dicas de lugares em Cuiabá – Foto: Mateus Hidalgo/Wikimedia Commons

Um dos templos mais antigos de Cuiabá, o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho é também um ponto turístico imperdível para visitar na cidade. Ele começou a ser erguido a partir do século XVIII, mas a atual estrutura foi construída em 1956.

O santuário tem estilo neogótico, com inspiração nas catedrais francesas: há uma torre central com detalhes em relevo e uma rosácea de vitrais no meio. Localizada no Morro do Seminário, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho também abriga o Museu da Arte Sacra.

Lugares para ir em Cuiabá

A lista de lugares para visitar em Cuiabá não se resume apenas aos seus pontos turísticos e inclui cenários em meio à natureza, monumentos e centros culturais e de compras.

Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados

Cachoeiras na Chapada dos Guimarães
Lugares para visitar a partir de Cuiabá – Foto: Ro Pimentel/Wikimedia Commons

Como mencionamos, Cuiabá é a porta de entrada para quem deseja visitar a Chapada dos Guimarães, um dos cenários mais belos do Centro-Oeste do Brasil. Nela ficam duas quedas d’água que podem ser conhecidas em passeios que partem da capital do Mato Grosso. A Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados ficam próximas e oferecem diferentes cenários.

A Cachoeirinha tem um poço raso com a margem de areia, que lembra uma praia, sendo uma ótima opção para quem viaja com crianças. Já a Cachoeira dos Namorados tem uma queda d’água de aproximadamente 6 metros que cai como um manto sobre uma escarpa, possibilitando, inclusive, passar por detrás de suas águas.

Centro Geodésico da América do Sul

Centro Geodésico da América do Sul
Centro Geodésico da América do Sul, em Cuiabá – Foto: Marinelson Almeida/Flickr

Outro lugar super interessante para visitar em Cuiabá, o Centro Geodésico da América do Sul marca o ponto que tem as mesmas distâncias do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico. Ele fica na Praça Pascoal Moreira Cabral e tem como símbolo um grande obelisco de 20 metros de altura, coberto com mármore branco. Muitos turistas visitam o local para tirar fotos e registrar a passagem pelo “coração” da América do Sul.

Mercado do Porto

Oficialmente o Mercado Municipal de Cuiabá, o Mercado do Porto é um ótimo lugar para conhecer a cultura e os sabores regionais. O local tem uma grande variedade de barracas com alimentos típicos do estado, entre frutas, legumes e peixes, além de peças artesanais de artistas cuiabanos. O Mercado do Porto também tem vários restaurantes e lanchonetes, onde é possível experimentar a culinária típica de Cuiabá. 

Shopping Estação Cuiabá

Dicas em Cuiabá
Dicas de lugares em Cuiabá – Foto: Shopping Estação-Cuiabá/Divulgação

Outro importante centro de compras da capital do Mato Grosso, o Shopping Estação Cuiabá oferece um ambiente moderno e confortável. O complexo tem três pisos com diversas lojas de marcas famosas, salas de cinema, praças de alimentação, academia e área para games. Por isso, é um dos lugares para visitar em Cuiabá, sobretudo em dias chuvosos, sendo uma boa alternativa de passeio.

SESC Arsenal

SESC Arsenal
Pontos turísticos em Cuiabá – Foto: SESC Arsenal/Divulgação

O SESC Arsenal é um centro cultural de Cuiabá que oferece diversas opções de lazer e entretenimento. Lá você encontrará uma galeria e ateliê de artes, biblioteca, teatro, cinema, academia, espaço de artesanato, piscina e salas de dança, pilates, música e artes cênicas. 

Para completar, o SESC Arsenal fica em um prédio histórico de Cuiabá, datado de 1819, onde funcionava o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso, utilizado para a Guerra do Paraguai. Ou seja, também é uma opção de passeio histórico para quem viaja a Cuiabá.

Orla do Porto

Orla do Porto, na capital do Mato Grosso
Orla do Porto, na capital do Mato Grosso – Foto: Flávio André/MTur

Por fim, um dos lugares imperdíveis para ir na capital do Mato Grosso, a Orla do Porto fica às margens do Rio Cuiabá. Nela há lindos casarões coloniais coloridos que preservam a essência da arquitetura mato-grossense. Além disso, a orla recebe vários eventos e feirinhas, além de ter lojinhas, restaurantes e bares que proporcionam agito e diversão para quem visita Cuiabá.

O que fazer em Cuiabá: passeios

Os passeios mais famosos de Cuiabá são, sem dúvida, os que levam aos cenários naturais impressionantes que cercam a capital do Mato Grosso. O Pantanal Norte, por exemplo, fica a 100 km da cidade, enquanto a Chapada dos Guimarães está a apenas 70 km de distância. Já Nobres fica a cerca de 112 km de Cuiabá e pode ser conhecida em tours que permitem praticar mergulho em suas águas cristalinas.

Tour pelo Pantanal saindo de Cuiabá

Passeios a partir de Cuiabá
Dicas de passeios em Cuiabá – Foto: Flávio André/MTur

A partir de Cuiabá é possível fazer o tour pelo Pantanal Norte, região com influência do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica, onde vivem diversos animais. Geralmente, os passeios incluem safáris fotográficos, permitindo aos turistas registrar onças, lontras, tamanduás e inúmeras aves em seu habitat.

Passeio à Chapada dos Guimarães a partir de Cuiabá

Um dos melhores destinos de ecoturismo
Um dos melhores destinos de ecoturismo – Foto: Flávio André/MTur

Já a excursão à Chapada dos Guimarães é perfeita para quem ama ecoturismo e quer ter um contato mais intenso com a natureza. Os passeios que saem de Cuiabá levam os turistas a diversos lugares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, possibilitando visitar cachoeiras, cânions, rios e paisagens deslumbrantes. Além disso, é possível fazer o tour de um dia ou optar por ficar na região por alguns dias.

Tour com mergulho em Nobres

Passeios imperdíveis em Cuiabá
Passeios imperdíveis em Cuiabá – Foto: Marinelson Almeida/Flickr

Famoso por suas águas cristalinas, Nobres é mais um destino para conhecer a partir de Cuiabá. Há tours que permitem visitar grutas, cachoeiras e rios cristalinos da cidade que fica a 122 km da capital do Mato Grosso. Uma de suas principais atrações é a flutuação no rio Salobra. E, assim como na Chapada dos Guimarães, o turista pode optar em fazer um passeio bate e volta ou se hospedar em Nobres por alguns dias. 

Passeio na Rodovia Transpantaneira a partir de Cuiabá

Passeios a partir de Cuiabá
Observação de aves na Transpantaneira – Foto: Flávio André/MTur

Por fim, vale a pena incluir no roteiro de viagem em Cuiabá o tour pela Rodovia Transpantaneira. A via tem 150 km  de extensão, nos quais pode-se observar várias espécies de animais da flora brasileira. Originalmente MT-060, a Rodovia Transpantaneira liga a cidade de Poconé a Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul

Dicas de viagem em Cuiabá

Viagem para Cuiabá: dicas
Viagem para Cuiabá: dicas – Foto: Flávio André/MTur

Uma das dicas mais importantes para ter em conta ao planejar uma viagem a Cuiabá é se preparar para o calor da capital do Mato Grosso. Lá as temperaturas ultrapassam os 30ºC com facilidade, por isso, leve roupas leves na mala. E, claro, não esqueça o protetor solar e o repelente, sobretudo se pretende fazer passeios pela natureza ao redor da cidade. 

Outra dica importante é considerar o fuso horário: Cuiabá está a uma hora menos do que o horário de Brasília. Ou seja, se você viajar a partir de São Paulo deve saber que enquanto na capital paulista for, por exemplo, 9 horas, na capital do Mato Grosso ainda será 8 horas.

É possível chegar em Cuiabá tanto pela via aérea quanto por terra. O Aeroporto Internacional de Cuiabá, Marechal Rondon, recebe voos diários de várias capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ele fica a apenas 8 km do centro da cidade e tem fácil acesso por transporte público, táxi, Uber e carro alugado.

Para quem prefere viajar para Cuiabá de carro, há várias rodovias que ligam a capital mato-grossense a outras regiões do Brasil. Porém, as distâncias podem ser grandes. Brasília, por exemplo, fica a 1.067 km de distância, São Paulo a 1.530 km e Porto Velho, a 1460 km. Já Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, está a 704 km de Cuiabá, com acesso pelas rodovias BR-163 e BR-364.

Além disso, a Rodoviária de Cuiabá recebe viações de várias capitais brasileiras, com ônibus vindos também de cidades do interior do Mato Grosso. O terminal rodoviário fica a apenas 2 km do centro da capital mato-grossense e tem acesso ao transporte público, bem como a pontos de táxi e Uber.

Melhor época para viajar a Cuiabá

Quando ir para Cuiabá, no Mato Grosso
Quando ir para Cuiabá, no Mato Grosso – Foto: Flávio André/Mtur

Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil, com temperaturas máximas que facilmente ultrapassam os 30ºC. Mesmo no inverno, não costuma esfriar por lá: as temperaturas dificilmente baixam de 14ºC na capital do Mato Grosso. A média anual fica em torno dos 24ºC.

Por isso, prepare-se para o calor ao viajar para lá. Assim, saiba que a definição da melhor época para ir a Cuiabá não dependerá da variação da temperatura, mas sim da precipitação de chuvas.

Os meses mais secos e, portanto, melhores para passeios em Cuiabá vão de maio a setembro. Neste período, além de chover menos, as temperaturas não sobem tanto, o que alivia o calor característico da cidade. Já entre outubro e março as chuvas tendem aumentar, assim como o calor, que é mais intenso entre agosto e dezembro.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima