Uma das rotas de ecoturismo mais cobiçadas no mundo,  o Mato Grosso surpreende qualquer visitante

O Mato Grosso é o único estado brasileiro que possui três biomas diferentes no seu território: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ver isso de perto é um privilégio, o que torna o destino tão cobiçado pelos aventureiros e amantes da natureza.

São mais de 140 municípios que guardam verdadeiras joias de uma diversidade sem igual, assim como a culinária local, que deixa qualquer um apaixonado pelos peixes e outras iguarias regionais, que são exclusivas. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Mato Grosso

Mato Grosso

Foto: MTur/Divulgação

A capital Cuiabá, apesar de ser o ponto de partida para os principais pontos turísticos do estado, é indicada para quem prefere roteiros ligados a cultura e história, e claro, vida urbana, já que é repleta de museus, igrejas, construções do período colonial e restaurantes. O artesanato também é muito presente, por isso a Casa do Artesão é um dos pontos turísticos mais famosos, além de ser um passeio encantador. 

Um pouco mais distante da capital, a apenas 64 km, encontra-se a Chapada dos Guimarães, um parque nacional com paredões de arenito em tons de vermelho e laranja, cavernas, mirantes e cânions. Em meio a tranquilidade deste local, há diversas cachoeiras, como a Véu de Noiva, para se refrescar e contemplar o que a natureza tem de mais bonito. 

O que muitas pessoas não sabem é o que o Pantanal está localizado no Mato Grosso, a 100 km de Cuiabá. É um dos ecossistemas mais diversos do mundo e uma daquelas experiências mandatórias, para se ter pelo menos uma vez na vida. Ele é perfeito para observação de animais, já que as chances de encontrar jacarés, aves, tamanduás e até onças é muito grande. Sem contar que os cenários são impressionantes, com uma infraestrutura hoteleira completa para quem busca um pouco mais conforto, ou acampamentos, em meio a natureza selvagem para uma completa desconexão. 

A diversão para os ávidos por adrenalina não acaba por aí, outro destino famoso no estado é Nobres, muito procurada por pessoas que desejam fazer flutuação em rios de águas cristalinas, observação de peixes, tirolesas e muito mais. A cidade de Jacira também oferece atrações similares, com destaque para as Thermas Cachoeira da Fumaça e sua queda de 30 metros de altura, ideal para a prática de rafting e rapel. 

Se você já cansou, descanse, porque tem mais. O Mato Grosso realmente é a meca do ecoturismo, com uma natureza exuberante e uma geografia pra lá de especial. Sabia que existe até uma cordilheira no estado? A Serra do Roncador é outra experiência que não pode ficar de fora, são 800 km de extensão, cuja altitude pode chegar a 700 metros, que começa no Vale dos Sonhos e se estende quase até a Serra do Cachimbo, já no Pará. A grandiosidade espanta, mas conquista todos os visitantes, que ainda têm a oportunidade de desbravar imensas formações rochosas, cachoeiras e cavernas. 

Alguma dúvida que o Mato Grosso é um destino completo? As riquezas naturais guardadas em seu território são verdadeiras jóias, encontradas em poucos lugares do mundo. 

Mato Grosso

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Mato Grosso do Sul

Artigo anterior

Espírito Santo

Artigo seguinte

Você pode gostar