Dicas de turismo em El Chaltén
Dicas de turismo em El Chaltén: descubra as principais atrações turísticas para conhecer e visitar na Capital Nacional do Trekking, na Argentina
O pequeno povoado de El Chaltén está rodeado por algumas das mais belas (e cobiçadas) montanhas da Patagônia argentina. O vilarejo é o ponto mais próxima para explorar as belezas cênicas do Monte Fitz Roy e do Cerro Torre, uma das montanhas mais altas dessa região inóspita do globo. Além disso, outras atrações como glaciares, cachoeiras, mirantes e lagoas, estão entre os cenários mais impressionantes do destino.
A 220 km de El Calafate, o destino possuí poucas ruas e menor infraestrutura que outros destinos famosos da Patagônia, como Ushuaia e Puerto Natales, mas é possível encontrar ótimas opções de hospedagens e restaurantes que oferecem conforto e boas experiências para quem visita El Chaltén. A Av San Martín tem pouco menos de 1 km de extensão e concentra uma boa parte das opções de hospedagens, agências de turismo e do comércio local. O grande diferencial de
No verão, El Chaltén chega ao seu ápice de movimentação. Todas as ruas e trilhas do destino estão enxurradas de aventureiros e escaladores de todas as partes do mundo, que buscam chegar o mais próximo do fascinante Fitz Roy. O destino está localizado dentro do Parque Nacional dos Glaciares e oferece mais de 12 trilhas com diferentes níveis de dificuldade, que dão acesso a paisagens deslumbrantes da região. E o melhor, tudo bem próximo do centrinho do vilarejo. Para se ter uma ideia é possível chegar a base do Cerro Fitz Roy caminhando apenas 10 km, em um percurso de aproximadamente 4 horas de duração. As atrações mais distantes estão próximas da Reserva Provincial Lago del Desierto, distante a 37 km, mas que podem ser acessada a poucos minutos por veículos através da Ruta 41. O grande destaque da reserva são as navegações realizadas no Lago del Desierto e o Glaciar Huemul, um dos maiores e mais impressionantes da Patagônia.
Os mais aventureiros podem fazer um trekking de 4 dias passando pelas principais atrações do Parque Nacional los Glaciares no Circuito Huemul. Quem decide se aventurar nessa trilha de nível alto é contemplado com os cenários inteiramente brancos do Campo de Gelo do sul da Patagônia, a terceira maior área de gelo do mundo, depois da Antártica e Groelândia. Pela complexidade do caminho, essa é uma trilha oferecida apenas no verão e primavera, onde o clima é mais ameno. Durante o trajeto os caminhantes passam por pontos como a Laguna Toro, o Glaciar Viedma e um mirante surpreendente com vista panorâmica do Campo de Gelo do sul da Patagônia.
Agora, se você como muitos brasileiros, quer realizar o sonho de ver cenários nevados, El Chaltén também pode ser um ótima opção na Argentina. Principalmente para quem deseja ter contato com paisagens inteiramente cobertas de branco. Apesar de não possuir os famosos centros invernais onde pode ser praticado esportes da estação, como esqui e snowboard, há quem diga que os cenários da cidade ficam ainda mais charmosos durante o inverno. Nos meses mais gelados do ano é possível fazer trilhas com raquetes (objeto que ajuda a caminhar com mais tranquilidade sobre o gelo), esquiar na pequena pista privada do povoado e se divertir nas ruas congeladas com trenós e pranchas.
Por estar dentro do Parque Nacional los Glaciares, também é possível utilizar o serviço das agências de turismo da cidade para conhecer outras áreas do parque, como o Perito Moreno, que fica mais próximo da cidade de El Calafate, o Glaciar Viedma, o maior da Argentina, e as navegações promovidas em outros lagos da reserva, como o Ríos de Hielo Express.
Trilhas em El Chaltén
Para compreender melhor as trilhas próximas de El Chalén, separamos por “zonas” as opções disponíveis para conhecer e desbravar as paisagens fascinantes dessa área da Patagônia argentina. Por exemplo, a trilha que guia os caminhantes até a Laguna de los Tres (ponto mas próximo do maciço
Trilhas região Monte Fitz Roy
Laguna Capri
Distância: 4km / Duração 1:45 min / Dificuldade: Média
Mirante Glaciar Piedras Blancas
Distância: 10 km / Duração: 3:30 min / Dificuldade: Média
Laguna Madre e Hija
Distância: 8 km / Duração: 2:15 min / Dificuldade: Baixa
Laguna de Los tres (Base Fitz Roy)
Distância: 10 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta
Trilhas Cerro Torre
Laguna Torre
Distância: 9 km / Duração: 3:00 hrs / Dificuldade: Média
Mirante Cerro Torre
Distância: 3 km / Duração: 1:15 min / Dificuldade: Média
Mirante Maestri
Distância: 11 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta
Trilhas próximas do centro da cidade
Mirante dos Condores
Distância: 1 km / Duração: 0:45 min / Dificuldade: Baixa
Mirante das Águias
Distância: 2 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Baixa
Cachoeira Chorillo del Salto
Distância: 3 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Baixa
Loma del Pliegue Tumbado:
Distância: 12 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta
Laguna Toro
Distância: 16 km / Duração: 7:00 hrs / Dificuldade: Alta
Piedra del Fraile (Ruta 41)
Distância: 6 km / Duração: 2:00 hrs / Dificuldade: Baixa
Glaciar Gagliero (Ruta 41)
Distância: 2 km / Duração: 1 hr / Dificuldade: Alta
Trilhas na Reserva Provincial Lago del Desierto
Glaciar Huemul
Distância: 2 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Média
Punta Norte a Punta Sur
Distância: 14 km / Duração: 5:00 hrs / Dificuldade: Alta
Punta Norte ao Lago O’Higgins
Distância: 15 km / Duração: 5:00 hrs / Dificuldade: Alta
O que fazer em El Chaltén
Laguna de los Tres
Essa é a atração mais famosa de El Chaltén. A majestosa lagoa fica aos pés da montanha Fitz Roy e está entre as paisagens mais bonitas da América do Sul. O acesso é feito em uma trilha localizada no lado oposto da entrada da cidade, e o trajeto até a lagoa oferece três paradas para conferir outras atrações turísticas imperdíveis do povoado: um mirante para as montanhas próximas da cidade, a Laguna Capri e outro miradouro com vista ampla do Cerro Fitz Roy.
Laguna Torre
A Laguna Torre também está entre os passeios prediletos dos aventureiros que passam pelo destino. A trilha até a lagoa possuí 9 km e passa por mirantes, bosques e campos amplos onde o caminhante pode desfrutar e observar diversas montanhas que rodeiam El Chaltén, entre elas o Cerro Torre, com impressionante 3.100 metros de altura. Durante os meses mais frios ainda é possível encontrar tempanos (icebergs) que se soltam das geleiras presentes ao redor da lagoa e repousam pelo lago.
Mirador de los Conderes e Mirador de las Águilas
Essas duas atrações podem ser conhecidas em poucas horas de caminhada e são aconselhadas para todas as idades. Os miradouros estão localizados logo na entrada da cidade e são conectados pela mesma trilha. Como o próprio nome já diz, esse é um local onde você poderá conferir de perto duas espécies de aves que habitam a Patagônia: a águia e o condor, uma das maiores espécies de pássaros do mundo.
Glaciar Piedras Blancas
Essa incrível caminhada irá te aproximar a um dos glaciares formados pelo maciço Fitz Roy. Existem duas possibilidade de chegar ao mirante, a primeira é através da mesma trilha que leva a Lagoa de los Três, a outra opção é iniciar uma trilha com menos movimentação com início na Ruta 41.
Cachoeira Chorillo del Salto
Essa é outra opção rápida e extremamente fácil para fazer em El Chaltén. A cachoeira fica à apenas 3 km do centro da cidade e sua trilha passa ao lado do Rio de las Vueltas. Você também pode optar em chegar ao Chorillo del Salto de carro e estacionar o automóvel a poucos metros da queda d’água.
Laguna Capri
Com beleza impar, essa é uma das lagoas mais encantadoras da região. Para chegar à atração o visitante precisa caminhar por áreas belíssimas com campos abertos e um charmoso bosque que dá acesso a lagoa cercada pelo imponente Fitz Roy.
Glaciar Viedma
Apesar de ser menos conhecido que o Perito Moreno, o Glaciar Viedma é o maior glaciar da Argentina e o 2º maior da América do Sul. Sua superfície possui 972 km² e seu imenso paredão de gelo desaguá no Lago Vedma, bem próximo de El Chaltén.
Durante o verão é possível conhecer a atração de três formas: navegando pelo lago Viedma, observando através de um mirante disponível no circuito Huemul ou caminhando sobre suas pedras de gelo nos tour do Ice trek, uma caminhada sobre a geleira com a ajuda de crampons.
Circuito Huemul
O Circuito Huemul não está entre os mais famosos trekkings da Patagônia, mas merece a sua atenção. Ao todo são 4 dias de caminhada passando por várias paisagens do Parque Nacional los Glaciares, que só podem conferidas nesse circuito. Durante o trajeto os caminhantes passam por bosques, montanhas e campos de gelo. Um trekking exigente para que aqueles que desejam viver uma experiência diferente em uma regão selvagem da Patagônia.
Outros lugares para conhecer em El Chaltén:
- Loma del Pliegue Tumbado
- Laguna Viedma
- Glaciar Huemul
- Mirante Cerro Torre
- Laguna Madre e Hija
Como chegar em El Chaltén
De avião
O Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola serve a cidade de El Calafate, e é a opção mais próxima do destino, e a maneira mais rápida de chegar em El Chaltén. O aeroporto recebe voos diretos de Buenos Aires, Córdoba e Ushuaia, e está a apenas 220 km da cidade.
De ônibus
As empresas de transportes nacionais não oferecem serviços diretos a El Chaltén de outras cidades além de El Calafate e Puerto Natales. Se estiver em outras cidades do país é necessário fazer algumas combinações para chegar ao destino. Da capital Buenos Aires é preciso se locomover até a cidade de Río Gallegos, seguindo para El Calafate e em seguida El Chaltén.
Quem vem de Bariloche deverá seguir para a cidade de Perito Moreno para fazer uma conexão com El Chaltén. As empresas de transporte CalTur e Chaltén Travel oferecem o serviço de transfer diariamente.
De carro
A cidade de Buenos Aires está a 2898 km de El Chaltén. Para chegar de veículo próprio é preciso ir até a cidade de Bahía Blanca e continuar pela Ruta Nacional 3, passando por Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia até a Ruta Provincial N°5, a 30 km antes de Río Gallegos. De lá, siga pela Ruta Nacional 40 até a Ruta Procincial 23, que dá acesso a cidade de El Chaltén.
Quem vem por outros destinos próximos a Cordilheira dos Andes, precisa seguir pela Ruta Nacional 40. Outra alternativa desde Bariloche, é seguir até Esquel e em seguida a cidade de Comodoro Rivadavia, que está interligada com El Chaltén pela Ruta 3.
Melhor época para visitar El Chaltén
Como a procura é mais baixa entres os meses da estação de inverno, muitos estabelecimentos acabam fechando e a movimentação de turistas é quase inexistente. Além disso, as temperaturas são mais baixas (variando entre 7 °C, podendo chegar a -10 °C) e algumas atrações podem estar fechadas pela presença da neve que chega com força nos dias mais frios do ano.
Vale lembrar que o clima na Patagônia é bem instável. Mesmo durante o verão ou primavera é possível se deparar com tempos fechados e neblinas que não permitem a visualização das montanhas que cercam a cidade.
Onde ficar em El Chaltén
Os turistas que não abrem mão de hotéis requintados e luxuosos podem optar pelo Destino Sur Hotel & Spa de Montaña, um hotel com uma charmosa arquitetura em estilo alpino, decorada de maneira rústica e elegante. Outra opções muito procurada por esse perfil de turista é o
El Chaltén também oferece inúmeras opções de hostels que estão sempre muito movimentados pelos turistas mais jovens. O Hostel Rancho Grande, o Hostel Pioneros del Valle e o Hostel Los Viajeros são os que possuem melhor avaliação entre os mochileiros que visitam o vilarejo.
Outras opções de pousadas com ótimo custo benefício são a Chaltén Suites Hotel, a Poincenot e a Hostería Senderos.
O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em El Chaltén. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.
El Chaltén tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.
Leia também:
» Patagônia: como viajar pela região de avião, ônibus e barco
» Lugares para conhecer em El Calafate
» Viajar para a Patagônia no inverno ou no verão?
» Veja fotos da Patagônia durante o inverno
Links úteis para sua viagem em El Chaltén
Planeje sua viagem para El Chaltén
Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em El Chaltén para ajudar o planejamento da sua viagem:
- Patagônia: como viajar pela região de avião, ônibus e barco
- Lugares para conhecer em Ushuaia
- Principais atrações turísticas para você visitar na Patagônia argentina
- Descubra a melhor época para visitar a Patagônia argentina
- O que fazer em El Calafate: descubra o Glaciar Perito Moreno
- Lugares para conhecer no Parque Nacional los Glaciares
- Dicas de turismo em Puerto Natales
- Veja fotos da Patagônia durante o inverno
- Roteiro pelas principais atrações da Patagônia argentina
Reserve seu hotel
Além de ter várias promoções, a
Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Porto Alegre. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.
Aluguel de carro
A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.
Passagens para El Chaltén
A MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens,
Seguro Viagem
Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com