Dicas de turismo em El Calafate: descubra as principais atrações turísticas para conhecer e visitar no destinos mais charmosos da Patagônia argentina

O resultado é praticamente unânime, a maioria dos turistas que colocam El Calafate na lista de próximo destino, certamente conheceram o nome da cidade através de imagens ou comentários sobre o majestoso Glaciar Perito Moreno. A cidade está entre os destinos mais visitados da Argentina graças ao fácil acesso para a atração milenária, que há muito tempo vem deslizando seus gigantescos blocos de gelo em direção ao charmoso Lago Argentino.

Com construções em estilo alpino e charmosos espaços que atendem o turismo massivo que chega em El Calafate, o destino conseguiu unificar de forma harmoniosa as belezas da região formada por campos extensos e montanhas, quase sempre em torno de lagos e lagoas impressionantes, com o rústico e charmoso estilo de vida das pessoas que habitam essa região gelada e inóspita da Patagônia.

A cidade fica à beira do Lago Argentino, o maior do país, e na base de incríveis montanhas rochosas. Você pode começar um tour pela Av. del Liberador San Martín, a maior e principal via de acesso de El Calafate, que cruza toda a cidade e concentra a grande maioria das hospedagens, restaurantes, lojas, bares, cafés, chocolaterias e agências de turismo do destino. Em um rápido passeio pela elegante avenida é possível sentir o clima contagiante de um clássico destino invernal: parques e áreas cobertas por árvores colorem toda a via (no inverno fica tudo branquinho), casinhas de madeiras em estilo alpino e tendas que alugam acessórios para patinação na Lagoa Argentina (apenas no inverno), chamam a atenção dos turistas.

Verdade seja dita, não teria como El Calafate não se tornar um enorme potencial turístico no país, a localização da cidade, permite com que o turista visite pontos estratégicos da Patagônia que abrigam alguns dos cenários mais belos do mundo, começando pelo Parque Nacional dos Glaciares. A incrível reserva foi declarada como Patrimônio da Humanidade em 1981 pela Unesco e hoje preserva uma extensa porção da cordilheira austral, considerada a maior área de gelo do planeta depois da Antártica, onde encontram-se mais de 300 geleiras, lagos e bosques patagônicos.

Observação e  caminhadas sobre os glaciares, trekkings para inúmeros mirantes com vistas panorâmicas de cenários completamente selvagens e navegações que oferecem um contato próximo dos glaciares, são os principais destaques turísticos entre os viajantes que visitam El Calafate.

Outra atração imperdível da Patagônia argentina é o famoso Monte Fitz Roy. A maravilhosa cadeia de montanhas que seguem o maciço Fitz Roy, entra facilmente na lista das paisagens mais bonitas da América do Sul. Apesar da cidade mais próxima da atração ser El Chatén, El Calafate está a apenas 3 horas de distância e muitas agências da cidade oferecem excursões full day para a montanha.

A cidade também fica bem próximo Parque Nacional Torres del Paine, em Puerto Natales, no Chile, e pode ser uma alternativa para quem está fazendo uma viagem com dias contados pela Argentina e deseja fazer um bate-volta no país vizinho.

A gastronomia é outra atração a parte de El Calafate. Os restaurantes mais renomados oferecem diferente pratos com carne de cordeiro. O mais clássico é o cordeiro assado em fogo de chão, que pode ser acompanhado com empanadas de entrada e um delicioso vinho argentino.

O que fazer em El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate. Foto: Deensel / Flickr

Glaciar Perito Moreno

O Perito Moreno é o glaciar mais famoso do Parque Nacional dos Glaciares por seu fácil acesso. O imenso bloco de gelo possui uma área de 250 km², que chega ser maior que a cidade de Bueno Aires! Os mirantes com as melhores vistas da atração são todos interligados por passarelas de madeira em 4 trilhas extremamente fáceis que possibilitam a visitação de turistas de todas as idades.

Navegação Perito Moreno

Essa é uma outra possibilidade de observar as belezas do Glaciar Perito Moreno. A navegação é feita no Lago Argentino até uma distância considerável dos paredões de gelo que chegam a 70 metros de altura!

Glaciar Upsala

Bem maior que o Perito Moreno, mas com uma dificuldade maior de acesso, o Glaciar Upsala já foi o maior da América do Sul. O título acabou sendo perdido pela geleira estar diminuindo cerca de 200 metros por ano para o Glaciar Viedma.

Glaciar Viedma

Menos famoso que o Perito Moreno, o Glaciar Viedma é o maior da Argentina e desemboca suas paredes de gelo com aproximadamente 40 m de altura em uma maravilhosa lagoa de águas claras. As formas de visitação oferecidas pela agência até a atração variam entre excursões de navegação e trekkings sobre o glaciar.

Navegação Ríos de Hielo Express

Catamarãs saem diariamente do porto de Punta Bandera, a aproximadamente 50 km de El Calafate, rumo às geleiras Upsala e Spegazzini. Os turistas passam 5 horas navegando em paisagens majestosas formadas pelos glaciares, icebergs soltos pelo lago e as montanhas que cercam a região.

Minitrekking ou Big Ice

Essas são as duas ofertas mais inesquecíveis de El Calafate. Durante o passeio você terá a experiência única de caminhar sobre o Glaciar Perito Moreno e ter uma vista completamente exclusiva do gigantesco glaciar.

A excursão começa com uma pequena navegação para chegar às trilhas que dão acesso a geleira. O minitrekking dura em média 1h30m, já o Big Ice, tem um circuito um pouco maior e com dificuldade mais elevada, com duração média de 3h:30m. A grande atração da caminhada são as cavernas de gelo avistadas pelo caminho.

Glaciarium

O Glaciarium é um divertido espaço interativo que fornece explicações aos visitantes de como se formam as geleiras e sua importância no ecossistema. O museu também conta com o Glaciobar, um bar inteiramente feito de gelo com temperaturas que chegam a -15ºC!

Balcon de El Calafate

O tour é feito em um caminhão 4×4 para ver a cidade de cima. Ao acessar o ponto mais alto próximo de El Calafate, o turista tem a oportunidade única de conferir uma vista ampla da cidade, do Lago Argentino e das montanhas mais afastadas.

Laguna Nimez

A pequena reserva está bem próxima do centro de El Calafate e tem uma trilha autoguiada próxima da lagoa. Durante o percurso é possível se deparar com algumas espécies de pássaros que vivem pela região, entre elas, flamingos, cisnes e gansos.

Bate-volta El Chaltén

A distância curta entre El Calafate e El Chaltén possibilita fazer uma visita rápida a algumas atrações imperdíveis da chamada capital dos trekkings. A cidade recebe milhares de aventureiros e alpinistas que buscam conhecer as paisagens surreais formadas pelos cerros Fitz Roy e Torre. São inúmeras as possibilidades de trilhas e atividades para fazer na pequena cidade, entre elas visitar mirantes, cachoeiras, lagoas e glaciares.

Covas de Walichu

A região de El Calafate é habitada há milhares de anos. Alguns dos registro mais antigo dos povos que viveram nesse pedaço da Patagônia estão na Cuevas del Walichu. No local é possível observar pinturas rupestres feitas a aproximadamente  4 mil anos, que representam animais e seres humanos.

Outros lugares para visitar em El Calafate:

  • Estância 25 de Mayo
  • Estância Cristina
  • Floresta Petrificada La Leona
  • Glaciar Onelli
  • Lago Roca

Como chegar em El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate. Foto: DIvulgação

De avião

O Aeroporto Internacional Comandante Armando Tolade fica a 20 km do centro de El Calafate e recebe voos diretos de Buenos Aires (3h10), de Río Gallegos (0h45), Bariloche (1h45) e de Ushuaia (1h10).

Apesar de estar bem próximo da cidade, não existe serviços de transporte público para realizar o trajeto. A forma mais rápida e cômoda de chegar em El Calafate é usar os serviços de transfers ou táxi.

De ônibus

El Calafate é uma das últimas cidades localizadas ao sul da Argentina, o acesso de ônibus à partir de Buenos Aires e outros destinos mais ao norte é de quase 3000 km. Se você já estiver no sul do país é possível acessar a cidade saindo dos municípos de Río Gallegos (4h), de El Chaltén (4h), Ushuaia (12h), na Argentina, e de Puerto Natales, no Chile (5h).

De carro

El Calafate está bem próxima da Ruta Nacional 40 – rodovia que percorre 5.200 km entre a fronteira da Argentina com a Bolívia até o município de Rio Gallegos no extremo sul do país. A distância da cidade até a capital portenha é de 2.700km.

Melhor época para visitar El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate. Foto: Christer T Johansson / Wikimedia Commons

Apesar de receber turistas o ano inteiro, a melhor época para visitar El Calafate é entre o verão e outono. Durante essas estações a cidade costuma ter temperaturas um pouco mais amenas, o tempo fica mais firme e os dias são mais longos, possibilitando desfrutar ainda mais os cenários patagônicos.

Essa é também a época onde todos os tours estão disponíveis. No inverno por exemplo, a grande quantidade de nevascas e ventos fortes que passam pela região, fecham algumas das atrações mais cobiçadas do destino, como as caminhadas sobre o Glaciar Perito Moreno e algumas trilhas, como o Circuito Huemul na vizinha El Chaltén.

A época mais movimentada na cidade são as datas próximas do dia 15 de fevereiro, quando a população celebra o batismo do Lago Argentino na Fiesta del Lago, a festa mais popular do destino, que comemora promovendo uma série de eventos culturais e esportivos na cidade.

Onde se hospedar em El Calafate

Dicas de turismo em El Calafate. Foto: Max Pixel / Creative Commons Zero – CC0

É no centrinho da cidade que estão concentrados as melhores opções de hospedagem com diferentes niveis de conforto de El Calafate. O bom de estar hospedado perto do centro é que além de economizar com transfers até a área mais movimentada da cidade, você terá uma oferta grande de serviços oferecidos próximo de você e a autonomia de fazer alguns passeios a pé.

O Aca El Calafate está entre os melhores da cidade e possuí um ótimo custo benefício, localização e ambientes aconchegantes. O Hotel Quijote é outra opção muito procurada e bem conhecida na cidade.

Alguns hotéis mais afastados do centro oferecem transfers e vistas deslumbrantes para o Lago Argentino. Essas são opções aconselhadas para quem está com carro próprio ou desejam aproveitar mais os espaços internos da hospedagem escolhida durante a estadia na cidade.

O Boutique Hotel La Cantera e o Mirador del Lago, como o próprio nome já diz, oferecem quartos com vistas privilegiada do Lago Argentino e da região.

Encontre outras hospedagens em El Calafate aqui.

Links úteis para sua viagem em El Calafate

Planeje sua viagem para El Calafate

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em El Calafate para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Porto Alegre. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para El Calafate

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Patagônia: como viajar pela região de avião, ônibus e barco

Artigo anterior

Dicas de turismo em El Chaltén

Artigo seguinte

Você pode gostar