Porto Seguro
Festa e praia nunca foram uma combinação tão perfeita e a prova disso está em Porto Seguro
Não por acaso, Porto Seguro foi a primeira cidade que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação desembarcaram quando chegaram ao território brasileiro e logo deram de cara com uma natureza abundante e praias paradisíacas. Toda esse passado continua vivo no Centro histórico da cidade, que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Dá para perceber a importância dele para o nosso país. Ele marca a divisão entre Cidade Alta e Baixa, onde os visitantes encontram diversos pontos turísticos.
Atrações em Porto Seguro
Mas, afinal, quais atrações visitar em Porto Seguro? Comece essa aventura pelo Marco do Descobrimento, que foi instalado pelos portugueses, em 1503, três anos após o desembarque de Cabral na região, para representar a posse do território. Ele tem 2,5 metros de altura, em mármore e é o mais antigo patrimônio histórico brasileiro existente.
Nesta região, também é possível encontrar um conjunto arquitetônico relevante para a cidade, que inclui a Igreja de Nossa Sra. da Pena, a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia, a Igreja de São Benedito, que marcaram a missão dos jesuítas na época e a Casa de Câmara e Cadeia, ou também conhecido como Museu de Porto Seguro, que contém um acervo que conta como era a vida dos índios que habitavam o local antes da chegada dos colonizadores. Há vários itens que eram utilizados pelas tribos na época e ainda existe uma sala que era usada como cadeia.
Ainda na cidade, outro cartão postal é a Passarela do Álcool, também conhecida como Passarela do Descobrimento. Contudo, diferente dos outros locais históricos, ela é sinônimo de badalação, muito procurada a noite por turistas que desejam fazer um esquenta para festas, já que há inúmeras barracas vendendo bebidas. É o melhor lugar também para conhecer a culinária local e fazer compras de itens artesanais.
No quesito praia, Taperapuã é parada obrigatória. Ela fica a apenas 7km do centro de Porto Seguro e tem um mar sem ondas e calmo, ideal para um mergulho. Porém, sua a orla é dominada por barracas gigantescas que, juntas, formam uma verdadeira festa ao ar livre. As mais famosas são TôaTôa, Axé Moi e Barramares, que além de muita música, também oferecem almoço, bons drinks e muita diversão. Impossível ficar parado.
Mas, se você deseja curtir a praia, mas em um ambiente mais tranquilo, a Praia de Mundaí é um refúgio para os turistas, que apresenta uma ótima estrutura e bons momentos em meio a natureza. Outra alternativa para encontrar lugares cada vez mais desertos é seguir até a cidade de Santa Cruz de Cabrália, distante 23 km de Porto Seguro. Ela é o oposto de sua vizinha, é um lugar para quem busca descanso e desconexão, sem o agito encontrado nas praias do centro.
Para fechar essa viagem a Porto Seguro de uma forma inesquecível, procure fazer a observação de Baleias Jubarte. O passeio é indicado para ser feito entre julho e outubro, época em que os maiores mamíferos do planeta vem em direção ao litoral baiano para fins reprodutivos. O passeio é feito em um barco que leva para pontos estratégicos de visualização.
Porto Seguro
- 10 melhores praias de Porto Seguro: saiba quais visitar
- O que fazer em Porto Seguro: atrações, passeios e lugares para visitar no destino
- Passeios tranquilos em Porto Seguro: saiba o que fazer fora da agitação da cidade
- Onde ficar em Porto Seguro: hotéis e pousadas em Porto Seguro
- De norte a sul: 36 praias que você precisa conhecer na Bahia
- Dicas sobre Porto Seguro: tudo o que você precisa saber sobre o destino
- O que fazer na Costa do Descobrimento: veja nossas dicas da Costa do Descobrimento
- 10 destinos quase desconhecidos na Bahia: fuja do óbvio e desbrave cenários paradisíacos
- Encontre passagens aéreas mais baratas para Porto Seguro: passagens aéreas
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com