Uma mistura de magia, temperos, natureza e muita história, é possível caber tanta versatilidade em um lugar só? Sim, quando se trata de Salvador tudo é possível. Tudo não, a única coisa que esse trecho do nordeste brasileiro não permite, é a tristeza. Isso lá não tem vez.

Capital da Bahia, Salvador é aquele destino para quem gosta de praia, mas com um toque urbano, com visitas a museus e centros culturais em um cenário que aspira arte.

Para quem não dispensa uma boa culinária, ali também é o lugar certo, com opções que variam desde grandes e renomados restaurantes, até as famosas barrinhas de rua. O sabor da comida baiana é inquestionável.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações em Salvador

salvador bahia

Foto: Divulgação

Começar essa experiência pelo centro histórico é a melhor forma de conhecer mais sobre as origens desta cidade e sentir a energia dela. Para isso, nada melhor que uma visita ao Pelourinho, ou Pelô para íntimos. Caminhar por suas ladeiras e apreciar as construções em estilo barroco, neste trecho que está sempre lotado de pessoas e cheio de vida, com lojas, restaurantes e várias igrejas, que juntos, fazem desse lugar uma mistura de fé, cultura e história.

Aproveite também para conhecer o Mercado Modelo, o principal centro de comércio de artesanato da cidade para garimpar aquela lembrancinha. A própria estrutura do local também chama atenção, pois é um prédio bem bonito e turístico para ser apreciado, com uma arquitetura do século XIX. Normalmente nesta área, do lado de fora costumam acontecer as rodas de capoeira, outro marco baiano que deve ser apreciado, e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Um dos cartões postais mais famosos da capital é o Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa à cidade alta. Não deixe de subir, pois o do alto a vista é ainda mais espetacular, com a Baía de Todos os Santos ao fundo, deixando a atmosfera mágica, rendendo fotos incríveis. Uma dica, deixe para fazer esse passeio no final do dia, pois o pôr do sol dessa área é inesquecível.

Agora, vamos falar das praias, pois se tem uma coisa que é abundante em Salvador é o calor e dias quentes, pedem um refrescante mergulho no mar. Não deixe de ir até a Praia do Farol da Barra, bem no centro da cidade. É deliciosa, pois a temperatura de suas águas é amena, tem poucas ondas e seu calçadão é repleto de bares e restaurantes, perfeitos para desfrutar de bons momentos. Uma vez no local, suba a escadaria para conhecer o Farol da Barra e uma das vistas mais bonitas de Salvador. A Praia de Itapuã também é outra ótima pedida, seus coqueiros e suas areias branquinhas já inspiram até músicos e poetas. É ideal para fugir do agito e descansar.

Uma vez em terras soteropolitanas, não deixe de colorir a Basílica Santuário Senhor do Bonfim com as famosas fitinhas, que são um símbolo da cidade e um dos souvenirs mais procurados. Além disso, é a igreja mais tradicional e uma das mais conhecidas do Brasil.

Não deixe de preencher essa experiência mágica com muito acarajé e comidas nordestinas, que sempre deixam saudades.

Salvador

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

São Paulo terá passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos

Artigo anterior

Campos do Jordão

Artigo seguinte

Você pode gostar