Amsterdã planeja mudar o bairro da luz vermelha para longe da cidade

Atualizada em:

Os turistas para Amsterdã não poderão mais fazer um tour pelas janelas do famoso bairro da luz vermelha após as novas regulamentações de turismo propostas pela prefeita da cidade.

Em abril passado, o conselho de Amsterdã proibiu as excursões à luz vermelha do distrito medieval, também chamado De Wallen, num esforço para resolver seu problema de overtourismo. Agora vai um passo adiante com um plano para fechar as janelas do bordel do distrito e afastar o “centro erótico” do centro da cidade. Os trabalhadores do sexo foram aconselhados a afastar seus negócios das vielas e becos de Singel e De Wallen, e para um novo centro construído propositadamente – cuja localização ainda não foi determinada.

Amsterdã bairro da luz vermelha
Foto: Anoek De Groot / AFP / Getty

A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, disse que quer combater o “aumento do tráfico de pessoas, proporcionando um ambiente seguro no qual as trabalhadoras do sexo possam dirigir seus negócios”. Entretanto, quando a ideia foi proposta pela primeira vez, um grupo de lobby conhecido como Red Light United disse que 90% (de 170) das trabalhadoras do sexo entrevistadas queriam continuar trabalhando em sua localização atual.

“A recolocação desses locais de trabalho não é uma opção, porque assim os clientes não saberão onde encontrar as trabalhadoras do sexo”, disse a ativista e trabalhadora do sexo Foxxy ao jornal Het Parool na época.

Amsterdã bairro da luz vermelha
Amsterdã planeja mudar o bairro da luz vermelha para longe da cidade. Foto: Hollandfoto/Getty Images

Em outras áreas da cidade, a mudança também está chegando. Em breve os turistas serão barrados das famosas cafeterias de Amsterdã, já que Halsema limita as lojas apenas aos residentes. A cidade continua a reimaginar Amsterdã e a lidar com o enorme fluxo de turismo. Os impostos turísticos sobre quartos foram aumentados este ano e mais restrições foram impostas para o aluguel de residências pelo Airbnb.

Leia também:

» Amsterdã quer proibir turistas estrangeiros de comprar maconha na cidade
» Trem de alta velocidade liga Londres e Amsterdã em apenas 4 horas
» O que fazer em Amsterdã: 18 atrações turísticas incríveis
» Lojas descoladas para conhecer em Amsterdã

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima