Companhia aérea anuncia retomada de voos para Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai

Viajar do Brasil para o Uruguai se tornou no passado uma tradição. Afinal era comum que os passageiros e turistas acabassem por optar passar uma data festiva qualquer naquele país que tem laços estreito com o nosso. Os destinos escolhidos eram sempre os mesmos: ou era um voo para Montevidéu ou um voo para Punta del Este.

Com a vinda da pandemia esse hábito, como muitos outros, teve que ser suspenso por tempo indeterminado. Mas agora a boa notícia é que as viagens estão sendo retomadas para ambos os destinos e empresas aéreas como a Azul já anunciaram a data em que as atividades voltam: 10 de novembro para Montevidéu e 20 de dezembro, na alta temporada de verão, para Punta Del Este.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A preocupação com os dois destinos uruguaios é justificada. Montevidéu é a capital e maior cidade daquele país. De acordo com o censo de 2011, a cidade tem uma população de 1.319.108 (cerca de um terço da população total do país) em uma área de 201 quilômetros quadrados. Está situada na costa sul do país, na margem nordeste do Río de la Plata e foi fundada em 1724 pelo soldado espanhol Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispano-portuguesa pela região platina. Também esteve sob breve domínio britânico em 1807, mas eventualmente foi retomada por criollos espanhóis. É hoje a sede da sede administrativa do Mercosul e da ALADI, os principais blocos comerciais da América Latina, posição que implicou em comparações com o papel de Bruxelas na Europa.

voos para uruguai

Punta del Este – Uruguai. Foto: Divulgação

Já Punta Del Este é uma cidade e resort à beira-mar na costa atlântica, no departamento de Maldonado, no sudeste do Uruguai. Mais tarde se tornou conhecida internacionalmente como um balneário para o jet set e turistas latino-americanos. Embora a cidade tenha uma população durante todo o ano de cerca de 9.280 pessoas, a temporada de verão aumenta muito esse número. A cidade, que compartilha o mesmo nome com o município vizinho, é conhecida como “Mônaco do Sul”, “Pérola do Atlântico”, “Hamptons da América do Sul” e “St. Tropez da América do Sul”. Marcos populares na área incluem a escultura gigante La Mano, o complexo no estilo de Santorini, Casapueblo, o resort de La Barra, a ponte Puente Garzón projetada por Rafael Viñoly, a Ilha Gorriti, o Arboretum Lussich e o Museu do Mar.

Mas por que a iniciativa da Azul se tornou destaque? A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A é uma companhia aérea com sede em Barueri, São Paulo. O modelo de negócios da empresa é estimular a demanda, fornecendo serviços aéreos frequentes e acessíveis para mercados carentes em todo o Brasil. A empresa foi batizada de Azul após um concurso de nomes em 2008, onde “Samba” era o outro nome popular. Foi fundada em cinco de maio de 2008 pelo brasileiro David Neeleman (fundador da companhia aérea de baixo custo americana JetBlue), com uma frota de 76 jatos Embraer 195 e iniciou o serviço em 15 de dezembro de 2008.

Segundo dados da Autoridade de Aviação Civil Brasileira (ANAC), entre janeiro e dezembro de 2019 a Azul teve 23,5% do mercado doméstico e 5,0% do internacional em termos de receita de passageiros-quilômetro , sendo o terceiro maior mercado doméstico e segunda maior companhia aérea internacional do Brasil.

As passagens para as cidades uruguaias estão em comercialização em todos os canais oficiais da Azul. Mesmo depois do fim da alta estação a empresa tenciona continuar com os voos semanais para Punta Del Este, o que a tornará a única companhia aérea nacional a operar naquela cidade.

Segundo a revista digital da empresa, nas palavras de Vitor Silva, gerente de planejamento de Malha da Azul, “Montevidéu e Punta del Este representam a nossa retomada ao mercado internacional da América do Sul, que é sempre muito buscado por Clientes de todas as regiões do país, especialmente do Rio Grande do Sul. A retomada doméstica da Azul segue intensa e agora damos um passo importante diante do avanço da vacinação e da aproximação da temporada de final do ano. Aproveito para destacar a fundamental parceria da Fraport Brasil e da administração do aeroporto de Punta del Este para conseguirmos viabilizar o retorno destas rotas ainda este ano”.

As idas a Montevidéu acontecem quatro vezes por semana, com um voo diário durante a alta estação. Punta Del Este terá voos semanais a partir de Porto Alegre e Campinas, em São Paulo, este última o maior centro de conexões da Azul no Brasil. As linhas operarão com o uso de aeronaves da Embraer modelo 195 E2, usadas nas ligações entre Viracopos e Punta, marcando a estreia desse tipo de avião em voos internacionais da empresa.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Quais vacinas são aceitas para viajar para a Europa?

Artigo anterior

Conheça o Instituto Artium, o mais novo Centro Cultural de São Paulo!

Artigo seguinte

Você pode gostar