Beleza de Florença pode causar surto psicótico em turistas

Atualizada em:

O surto psicótico acontece quando turistas entram em contato com construções históricas e obras de arte de Florença, na Itália 

Florença, capital da Toscana, na Itália, é um paraíso apara os apaixonados por arte. Rodeada por pontos turísticos de inestimável valor histórico, a cidade que foi o berço do Renascimento encanta visitantes do mundo todo. No entanto, sua beleza é tão surreal que tem causado problemas de saúde em alguns turistas – e isso não é um problema atual.

A “Síndrome de Florença” turistas desenvolvem psicose

Foi em 1817 a primeira evidência de visitantes com surtos psicóticos causados bela beleza de Florença. Na época, a doença, conhecida como “síndrome de Florença”, foi relatada pelo escritor francês Stendhal após um passeio pela cidade.

turistas
Foto: Pixabay

O surto acontece quando os turistas entram em contato com construções históricas e obras de arte que são encontradas por toda a cidade. Os sintomas começam com alucinações, desorientação, perda de identidade e, em alguns casos mais graves, até tentativas de destruição do patrimônio em questão.

De acordo com matéria publicada no Jornal da USP, Valéria Barbieri, do Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, todos os turistas correm o risco de desenvolver a doença. No entanto, mulheres de 26 a 40 anos e pessoas solteiras correm mais riscos de apresentar o problema.

florença
Foto: Olivier Bruchez/ Flickr

Ainda segundo a pesquisadora, os sintomas, na maioria dos casos, costumam desaparecer entre dois e oito dias. Apesar de ainda não ter uma causa clínica revelada, suspeita-se que a síndrome seja desencadeada por fatores culturais, importância histórica da cidade e as obras extremamente realistas de Florença.

De acordo com uma reportagem realizada pela BBC, casos semelhantes da doença também já foram relatados em Jerusalém e Paris.

Leia também:

» Florença: 6 cidades para fazer um bate-volta
» Se apaixone por Spello, uma das cidades mais floridas da Itália
» Qual a melhor época para viajar para a Europa?
» 20 passeios gratuitos para fazer em Buenos Aires

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima