O destino fica a apenas 90 km da capital fluminense, a tranquila cidade de Itacuruçá é um ótimo destino para quem busca sair um pouco da rotina e conhecer novos ambientes, sem precisar ir muito longe
Primeiramente, Itacuruçá é uma cidade tranquila, acolhedora e bem conhecida por ser a entrada para a famosa Costa Verde, região no sul do estado do Rio de Janeiro que vai até Ubatuba no estado de São Paulo.
Como resultado, o município costuma receber muitos turistas durante o ano, principalmente no verão. Além disso, muitos cariocas aproveitam o fato da cidade ser tão perto e encontram em Itacuruçá a oportunidade de relaxar distante das praias mais movimentadas da capital.
Com diversos pontos turísticos, a cidade de Itacuruçá possui também muitas praias, ilhas e alguns lugares históricos para conhecer. Portanto, dentre suas praias podemos destacar a Praia Grande, uma das mais movimentadas da região, que abriga quiosques rústicos, onde é servido pratos da deliciosa culinária local e algumas pousadas.
Sem dúvida, as ilhas mais conhecidas são a Ilha de Itacuruçá, Ilha do Jardim e Jaguarium. Outras atrações imperdíveis da região, são as cachoeiras localizadas ao lado serrano da cidade, as belas igrejas da cidade e uma antiga estação ferroviária que hoje abriga um centro cultural.

O que fazer em Itacuruçá

Foto: Julia Nogueira / Wikimedia Commons

Passeios de barco

Algumas agência de turismo e pescadores da região oferecem passeios de barco pelo litoral. Assim, o turista parte do cais da Praia de Itacuruça, em direção as encantadoras ilhas expalhadas em frente ao continente. A maior delas é a ilha que leva o mesmo nome do município. Além dela, existem outras opções como a Ilha de Jaguanum, a Ilha do Jardim e a Ilha dos Marins

Centro Cultural

A Estação Ferroviária de Itacuruçá foi transformada em um Centro Cultural. Lá você encontra pedaços do passado que guardam seus mistérios, como o grande cofre que fica na Sala da Memória e dizem que nunca foi aberto. Além disso, o espaço abriga exposições de arte moderna eme um salão separado para as artes plásticas e mostras de fotografia.

Praia Conceição do Jacareí

A praia tem aproximadamente 400 m de extensão com areias claras e uma pequena orla que abriga uma quantidade razoável de lanchonetes e restaurantes próximos. Fica em frente a um vilarejo, próxima à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde saem barcos que dão acesso a Ilha Grande. Por fim, a praia é propícia para banhos, pesca e esportes náuticos.

Como chegar na cidade

Foto: Roger Brock / Wikimedia Commons

De carro

A primeira opção é de carro. Para isso, partindo da capital fluminense, pegue a Av. Brasil até a Rodovia Rio Santos. Após a troca de estrada, siga por mais 20 minutos até chegar ao destino. Itacuruçá está logo depois de Itaguaí e Coroa Grande.

De avião

A segunda opção é de avião. Nesse caso, o aeroporto mais próximo do destino é o que está localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar em Itacuruçá

Foto: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em ItacuruçáVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Além disso, Itacuruçá tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
» Turismo no Rio de Janeiro: o que conhecer na cidade maravilhosa
» Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
» Viaje para Angra dos Reis e aproveite o melhor da região

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Caribe: 5 destinos para conhecer gastando bem pouco

Artigo anterior

70 lugares para conhecer na América do Sul

Artigo seguinte

Você pode gostar