Dicas de turismo em Porto, uma das pérolas portuguesas que precisa ser inserida em seu roteiro de viagem por terras lusitanas

Chegou o inverno e você quer fugir do frio (de preferência para outro país) e ir para um lugar no hemisfério norte que ofereça um calor agradável, lindas praias, segurança e culinária de dar água na boca? Que tal dar uma passada na terrinha lusitana, mais especificamente na famosa cidade do Porto? Gostou da ideia? Separamos algumas dicas de viagem para você aproveitar o verão europeu português nessas férias.

Pontos turísticos para não perder

Se essa for sua primeira vez em Porto e você não sabe por onde começar, e nem se terá tempo de visitar tudo, aqui segue uma pequena lista dos lugares que você não pode deixar para depois. Rio Douro e a Ponte D. Luís constituem dois lugares agradáveis para começar o passeio a pé.

Dicas de turismo em Porto

Foto: Divulgação / Porto CVB

O Rio Douro em si nasce na Espanha e é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica e você pode fazer várias viagens de barco para aproveitar as paisagens sem precisar andar muito. O Palácio da Bolsa de Porto tem uma arquitetura árabe com cores peculiares, hoje em dia usado para vários eventos culturais, incluindo até casamentos e batizados.

Se você procura uma pegada um pouco mais boêmia, dê uma passada na Casa da Música e na Livraria Lello, no qual teve suas escadarias usadas como inspiração pela autora J.K. Rowling (durante o período que ela morou em Porto) para escrever Harry Potter.

Dicas de passeio na cidade do Porto

Foto: Divulgação / Porto CVB

Onde comer

Claramente quando se fala em Porto, a primeira coisa que se vem a mente é o famoso vinho do Porto. Mas além das renomadas garrafas, quais peculiaridades gastronômicas Porto tem a oferecer? Para começar, foi em Porto que surgiu o famoso caldo verde, a deliciosa sopa de couve que é apreciada em todo o país e no mundo.

A cidade também oferece uma quantidade imensa de peixes frescos, não somente advindos do mar, mas também de rios como a truta, lampéia e o sável. Entretanto, as especialidades parecem se concentrar na carne suína, com pratos como as tripas à moda do Porto, a francesinha e os enchidos de Chaves ou de Mirandela. 

Se você procura algo mais rústico e com uma culinária de raiz, de uma passada no restaurante O Paparico. Se sua ‘praia’ é um lugar com uma vista privilegiada e com uma cozinha bem tradicional, Portucale ou o Barão de Fladgate devem ser incluídos na sua lista. Agora, se seu foco é se alimentar em harmonia com uma degustação de vinhos da região (e não se importa de gastar “um pouco mais”), aposte no The Yeatman, restaurante do hotel vínico e com duas estrelas Michelin. Mais saboroso impossível!

Preparos da cozinha portuguesa

Bacalhau à Gomes de Sá, outra iguaria portuguesa. Foto: Divulgação / Porto CVB

Vida noturna

Se você está viajando com amigos e pretende aproveitar uma vida noturna agitada, você está indo para o lugar certo! Porto possui uma população jovem faminta por bares modernos e de alta qualidade, tanto no que diz respeito aos drinks quanto na música, portanto opções de bares e clubes não faltarão.

Sua vibe é mais pubs e cervejas artesanais? De uma passada então na Bierhaus, Fábrica da Picaria e no Levare Brewpub. Se você quer sair a noite para aproveitar música boa ao vivo, o Mirajazz, Maus Hábitos e o Hot Five são o que você procura. 

Onde ficar

Hoje em dia com o advento da tecnologia fica muito mais fácil descobrir os vários tipos de hospedagens e localizações ideias para a sua estadia dependendo dos seus gostos e preferências.

Hotéis até podem ser confortáveis, mas para conhecer a cidade do Porto de uma perspectiva quase local, com mais privacidade, liberdade, espaço e também com a possibilidade de cozinhar você mesmo os ingredientes locais, o ideal é alugar sua casa ou apartamento.

Desde de vilas (casas de veraneio) até apartamentos no centro urbano, basta estabelecer suas prioridades (relaxar, comprar ou turistar?) e o tipo de viagem que você tem em mente (a negócio, com a família ou com amigos) e filtrar seu cantinho ideal para aproveitar Porto da melhor forma possível.

Roteiro de viagem na cidade do Porto

Foto: Divulgação / Porto CVB

» Portugal é eleito o melhor destino turístico da Europa
» Livraria que inspirou Harry Potter vai premiar novos contos
» Como ir de Paris a Bruxelas: trem, avião, carro ou transfer
» Viagem de aventura: devo contratar um seguro?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Onde anunciar a venda de hotel ou pousada?

Artigo anterior

Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país 

Artigo seguinte

Você pode gostar