Vejas todas as dicas de viagens em Eleuthera. Saiba como ir, onde ficar e o que fazer em uma das ilhas paradisíacas das Bahamas

Esta é a segunda parte do artigo sobre Eleuthera, escrito pelo Thiago Lopez do perfil @thiago.lopez. Veja a seguir todas as principais dicas de como ir, onde ficar e o que fazer nesta em Eleuthera. A paradisíaca ilha das Bahamas ainda é pouco conhecida, mas pode ser a sua próxima viagem para um destino intocado no meio do Oceano Atlântico.

Localizada entre Miami e Cuba, o arquipélago das Bahamas concentra mais de 700 ilhas e ilhotas. Eleuthera ainda não está no radar da grande massa de viajantes, mas em breve esse cenário irá mudar, já que a própria Disney comprou uma praia na ilha. A construção do porto e do resort está para começar e caso queira descobrir esse pedaço das Bahamas em sua máxima essência, vale planejar sua viagem o quanto antes.

melhores praias das bahamas

Vista panorâmica em Lighthouse Beach, uma das dicas de viagens em Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

Informações importantes

– Para brasileiros é necessária comprovação da vacina contra febre amarela.

– Caso você faça conexão nos EUA, é necessário o visto americano. Veja todas as informações de como tirar o visto americano.

– Como toda viagem internacional, é importante ter um adaptador universal para recarregar celular, câmeras e outros eletrônicos.

– Em Eleuthera, assim que cheguei fui abordado em relação à questão do drone e precisei preencher um formulário bem completo até com dados específicos do drone. Você pode conseguir ou não a aprovação dependendo da boa vontade do fiscal. Ele perguntou o que eu levava na minha mala e respondi: “somente roupas”. Em dois minutos, o formulário estava carimbado e aprovado. Sugiro cautela se você for usar drone em Exuma, vi uma galera chegando nos seus próprios hidroaviões nas praias. Gente rica é outro nível, né?

Dicas de viagens Eleuthera

– Está pensando em dirigir nas Bahamas? Por lá eles utilizam mão inglesa. Super fácil de dirigir porque simplesmente não há trânsito.

– Repelentes: importantíssimo durante o dia e noite, assim como anti alérgicos. Não são borrachudos, você não sente a picada e uma noite esqueci de passar o repelente. Acordei com as pernas cheias de picadas. Na dúvida: leve inclusive aqueles que ficam na tomada. Os pernilongos não brincam em serviço nas Bahamas.

– Não vi máquinas para sacar dinheiro, portanto, leve dinheiro o suficiente para não passar apuros.

– Eleuthera sofre com a questão do plástico. Vi todas as praias com a água limpinha porém em algumas estradas e até na vegetação que circunda as praias é possível visualizar este problema. Eles estão tentando diminuir este impacto com algumas medidas como a obrigatoriedade de comprar sacolas nos mercados, mas acho ainda muito pouco para tentar reverter a situação.

É fato, tudo isso é uma pena e me pareceu ser um problema decorrente das correntes marítimas que acabam trazendo todo tipo de lixo. Infelizmente nunca visitei um lugar sem este problema e até nas Maldivas é comum ver funcionários às cinco da manhã tentando recolher alguma coisa que aparece por conta das correntes. Confesso que não sei se existe solução para este problema. Uma pena.

Como chegar em Eleuthera, a ilha paradisíaca das Bahamas?

dicas de viagens eleuthera

Dicas de viagens em Eleuthera: veja como chegar na ilha. Foto: Thiago Lopez

Moro no Rio de Janeiro, Brasil e achei que a opção mais interessante seria voar até Miami e de Miami voar até Eleuthera. Existem diversas companhias aéreas que fazem o trajeto Miami – Eleuthera: 

  • American Airlines (a melhor na minha opinião)
  • Silver Airlines
  • Bahamas Air
  • Pineapple Air

O voo direto demora em torno de 1 hora e como mencionei não tem escalas. É importante também ressaltar que existem 3 aeroportos em Eleuthera e eu optei pelo aeroporto do Norte, pela comodidade do horário do voo que estava disponível. 

Como também visitei Exumas, fiz um voo pela Bahamas Air que foi realizado num avião da Pineapple Air e nunca me senti tão vulnerável num voo pelas condições da aeronave. Não existia bagageiro e muito menos aeromoça, dizer que aquela aeronave era um teco-teco seria um elogio.

O check-in foi feito manualmente, os passageiros eram chamados pelo nome para entrar no “avião” e depois de todos já sentados com o avião quase decolando, uma funcionária entrou e pediu para que fossem entregues os vouchers com o número de assento de cada passageiro (ela havia esquecido de pegar no momento do embarque!).

dicas de viagens eleuthera

Veja todas as dicas de viagens em Eleuthera, nas Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Situações que me fazem te assegurar que voar com estas duas companhias aéreas não é uma boa ideia. Meu segundo voo pela Bahamas Air atrasou quase 2 horas e se você pesquisar na internet, verá que existem muitos reviews negativos sobre a Silver Airlines também. Fica aqui um relato sincero que pode fazer a diferença na sua viagem a um destino tão paradisíaco. Não existe muita diferença no valor das passagens entre as diferentes companhias aéreas, pelo menos quando eu pesquisei.

Onde conseguir mais informações sobre Eleuthera?

Tive dificuldade em obter informações sobre Eleuthera e foi através do fórum no Facebook, chamado Eleuthera Fórum. Este é um grupo fechado com moderadores que amam a ilha, um dos poucos lugares que achei com algumas informações necessárias para conseguir chegar até a ilha sem tantas preocupações.

Após a viagem, uma seguidora me enviou um site chamado www.eleuthera-map.com que tem informações bem interessantes sobre a ilha e de onde também pude tirar algum conteúdo para escrever este artigo para vocês.

Como se locomover na ilha?

Eleuthera é uma ilha longa, sem transporte público, com táxis a preços que tornam impossível uma viagem sem o aluguel de carro. Sempre que viajo, tento alugar através do Rentalcars, por me sentir mais seguro, porém Eleuthera ainda engatinha no quesito turismo e não há representantes desta empresa na ilha. Isso significa que provavelmente você irá alugar um carro através de indicações com pessoas que moram na ilha ou através de indicações do hotel que você ficará hospedado. 

Pesquisei diferentes opções de aluguel de carro e o preço mais em conta que encontrei foi o de 70 dólares a diária. Como os aeroportos ficam distantes das empresas ou pessoas que alugam seus carros, há uma cobrança adicional para que eles possam te entregar o carro no aeroporto e você possa devolvê-los também no aeroporto. O preço para esta pequena comodidade é de 80 dólares em média.

Onde ficar na ilha de Eleuthera?

É difícil dizer onde ficar especificamente porque a ilha é comprida e de norte a sul você gasta em média 3 horas dirigindo. “Planejei” a viagem com pouquíssima antecedência, então encontrei poucas opções de hospedagem e optei por ficar no Unique Village, na região central da ilha (que me permitia ir tanto pro Norte quanto para o Sul num mesmo intervalo de tempo). 

dicas de viagens eleuthera onde ficar

Vista panorâmica do The Cove, em Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

Primeiramente o hotel é simples, tem uma boa classificação no Booking.com e tem uma praia muita interessante quase “privativa”. Assisti o nascer do Sol todos os dias nesta praia e bastava descer as escadas para estar em contato com o que Eleuthera tem de mais valioso: praias desertas e uma sensação única de paz.

Dicas de viagens: Unique Village, em Eleuthera

Tenho algumas considerações a fazer sobre o hotel: ao realizar a reserva, não percebi que o café da manhã não estava incluído e mesmo pagando não há a opção self- service (que eu prefiro, me julguem rs). Desse modo era necessário pedir a la carte com pouquíssimas opções. O apartamento era grande, bem cuidado (não senti necessidade de ligar o ar condicionado à noite), mas o fato é que neste destino você aproveita o dia inteiro explorando as praias e o hotel serve basicamente para você dormir.

Caso, queira comemorar algo especial, recomendo o hotel The Cove, caro porém incrivelmente lindo. Almocei e jantei lá algumas vezes e mesmo não sendo hóspede você pode curtir um pouco o visual do hotel. Ele fica localizado mais ao norte e na minha opinião fica mais perto dos lugares que achei mais bonitos de Eleuthera

dicas de viagens em eleuthera, onde ficar em eleuthera

Quer sossego? Recomendo o The Cove, em Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

Existe também o French Leave Resort, um lugar bem bacana no estilo “locomoção com carrinhos de golfe”. Não faz muito meu estilo mas fica numa ótima localização e os apartamentos parecem ter vistas incríveis para o mar de Eleuthera.

Quantos dias ficar na ilha de Eleuthera?

Recomendo no mínimo uns 5 dias inteiros para poder aproveitar com tranquilidade a ilha. Apesar de que existem alguns passeios, como o de barco para Schonner Cays, que dependem das condições do vento e clima.

Sendo assim, o ideal é ter disponibilidade de dias extras para poder usufruir ao máximo possível. Eu, infelizmente, não consegui visitar Schooner Cays, no entanto fica a dica que parece ser um lugar incrível, principalmente para quem curte snorkeling e vida marinha (foi o que os moradores me falaram quando estive na ilha).

dicas de viagens em eleuthera

Apaixone-se pelas ilhas das Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Moeda, câmbio e preços de Eleuthera

A moeda utilizada é o dólar bahamense, mas eles aceitam o dólar americano e fazem os preços pela mesma cotação. Levei meu dinheiro em dólar americano e é bom levar em espécie já que alguns lugares você pode ter dificuldade para pagamento em cartão de crédito. Não vi caixas de saque em toda a ilha, então é melhor ir prevenido.

Onde ver um pôr do sol inesquecível de Eleuthera?

Num dia, despretensiosamente saí de carro no meio da tarde procurando um restaurante que pudesse ter uma vista bacana para o pôr do sol e encontrei a cerca de 15 minutos do Unique Village, o restaurante Sunset Inn. Pedi uma massa que estava deliciosa e presenciei um dos sunsets mais lindos que já vi! Assim, de camarote como costumam dizer. Preços justos e uma paisagem que renova nossas esperanças de que o dia de amanhã poderá ser melhor, quero dizer, com certeza será.  

Se você nunca ouviu falar desta ilha, compartilhe com os amigos e tenha certeza que irá se apaixonar por esse cantinho especial do mundo!

Lugares para conhecer em Eleuthera?

De fato, há inúmeras praias e paisagens naturais em Eleuthera, a ilha das Bahamas que me encantou. Neste outro artigo publicado aqui no Guia também mostro alguns dos melhores lugares para conhecer e outras dicas de viagem em Eleuthera (está imperdível).

» Eleuthera: uma ilha pouco conhecida nas Bahamas
» 5 cidades mais bonitas para visitar em Aruba
» Praias que brilham no escuro para conhecer ao redor do mundo
» Ilha de Alcatrazes é aberta para visitação

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Eleuthera: uma ilha pouco conhecida das Bahamas

Artigo anterior

Destinos nacionais baratos para viajar na baixa temporada

Artigo seguinte

Você pode gostar