Com uma estrutura turística impecável, ilhas, cenotes e praias caribenhas formam o principal destino turístico da República Dominicana. É na região de Punta Cana, no extremo leste dessa ilha do Caribe, onde se concentram as atrações mais famosas do país. Antes de preparar as malas, confira nossas dicas de viagens em Punta Cana e surpreenda-se antes mesmo de viajar.

Punta Cana pode ser facilmente considerada a maior atração turística de toda a ilha. O destino é uma escolha almejada por turistas que querem conhecer paisagens caribenhas em um lugar extremamente bem estruturado, no coração da América Central. Essa localização entre a Costa Rica, a Jamaica e Cuba, traz numerosas vantagens para que o destino se consolide ainda mais na rota de paraísos caribenhos.

Dicas de Viagens em Punta Cana

Vista do avião antes do desembarque no Aeroporto de Punta Cana. Foto: Gustavo Albano

Apesar do equívoco constante, Punta Cana não é uma cidade e sim um balneário onde concentram os maiores complexos hoteleiros, beach clubs de alto padrão e uma infinidade de atrações ainda pouco conhecidas pelo grande público. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Com um fácil acesso aéreo, principalmente para os turistas norte-americanos, visitantes do Canadá e dos Estados Unidos são bem frequentes neste pedacinho do Caribe. Com eles, além de diversas festas e atrações turísticas, redes hoteleiras renomadas encontraram nessa ilha caribenha inúmeras oportunidades de investimentos, consolidando um turismo com estruturas de alto nível. Tudo isso imerso em uma ilha que margeia partes do Oceano Atlântico e do inesquecível Mar do Caribe. Tem como ficar melhor?

Dicas de viagens em Punta Cana

Veja nossas dicas de viagens em Punta Cana. Foto: Gustavo Albano

Qual Moeda Levar? Punta Cana - República Dominicana

Punta Cana: dicas sobre o balneário mais famoso do Caribe dominicano. Foto: Gustavo Albano

Como são os resorts em Punta Cana? 

Os resorts de Punta Cana formam a maior parte da oferta hoteleira local. Isto pelo fato de ser uma ilha relativamente isolada do continente. A maior parte dos turistas optam por ficar nessas estruturas que dispõem de serviços completos de alto padrão, ou seja, não faltará nada em sua estadia, independente de qual for o objetivo da sua viagem.  

Esses resorts em Punta Cana, quase sempre à beira-mar, facilitam a experiência de todos, mas principalmente para famílias que querem curtir férias no Caribe sem preocupação, pois sabe que encontrará hospedagens bem equipadas, com serviço de quarto 24 horas, entre outros confortos que redes hoteleiras grandes trazem. 

Dessa maneira, os pacotes all inclusive possuem pensão completa nas diárias, seguindo este padrão de serviço premium que comentamos anteriormente. Dentre os resorts de Punta Cana, grandes redes hoteleiras estão instaladas neste pedaço da ilha, como a unidade luxuosa do TRS Turquesa Hotel e outros três resorts com a marca Grand Palladium, na Praia de Bávaro. Esses últimos, com opções de serviços ainda mais cômodos para quem vai viajar para Punta Cana com crianças pequenas, inclusive com serviço de recreação, baby club, espaços kids para menores e atividades diárias para todas as idades. 

Dicas de viagens em Punta Cana

Grand Palladium Punta Cana, all inclusive beira-mar no Caribe. Foto: Reprodução

Uma coisa é fato: os resorts são tão completos que muitos turistas nem aproveitam as atrações locais fora dessas áreas. Entretanto, para quem gosta de viajar conhecendo também outras atividades, os resorts podem ser um plus extra se o seu objetivo for descansar. 

Comodidade e conforto serão garantidos durante toda a sua hospedagem, inclusive com restaurantes refinados para degustações sem pressa. Tudo isso já incluso na diária, para melhorar ainda mais toda essa experiência. Falamos mais sobre os resorts e complexos hoteleiros de Punta Cana nas matérias sobre o Grand Palladium e do TRS Turquesa. Leia com calma para escolher a melhor opção.

TRS Turquesa Hotel Punta Cana

Ainda mais exclusivo, unidade do TRS Turquesa é dedicada para casais que querem exclusividade. Foto: Reprodução

Quando é a alta temporada em Punta Cana?

A alta temporada em Punta Cana, que segue de meados de dezembro a abril, traz todos os perfis de turistas para o leste da ilha. É fácil encontrar visitantes que escolheram Punta Cana por razões diversas. Seja para uma lua de mel perfeita no Caribe, férias em amigos, em família ou mesmo em um stopover invejável entre uma viagem e outra. Uma coisa é fato: visitar Punta Cana é garantir uma viagem internacional sem perrengues, com muita comodidade e com praticamente sol o ano todo.

Praias em Punta Cana - Isla Saona, em Punta Cana

Isla Saona, em Punta Cana, em viagem feita no mês de março. Foto: Gustavo Albano

Qual é a moeda local da República Dominicana? 

O peso dominicano é a moeda oficial da República Dominicana. Entretanto, como o país recebe grande fluxo de turistas, o dólar norte-americano é muito bem aceito em quase todos os locais. Além disso, o uso de cartão de crédito é comum nas zonas centrais, por exemplo em Punta Cana. No balneário, é fácil encontrar caixas eletrônicos para sacar em moeda local ou mesmo usar o cartão em pequenos estabelecimentos.

Vale lembrar que, para usar o seu cartão de crédito no exterior é preciso ativar o aviso de viagem junto ao seu banco. Outra dica importante é considerar que há custos de IOF (6,38%) para esses gastos no exterior.

Praias do Caribe - Dicas de viagens no Caribe

Ilhas e praias do Caribe: chegando na Isla Saona. Foto: Gustavo Albano

Quanto vale o peso dominicano?

Os valores do peso dominicano, – moeda oficial usada em Punta Cana, – pode ser confuso em primeiro momento, mas logo fica fácil de ser compreendido. Para facilitar, veja um comparativo básico com os custos locais em Punta Cana e também outras dicas importantes.

Conversão Real x Peso Dominicano: 

Dificilmente você usará a nossa moeda na República Dominicana, já que as opções aceitas no país são o dólar, o euro e o peso dominicano. Entretanto, para entender melhor a conversão, na cotação de maio de 2022, 1 real equivale a 11 pesos dominicanos. Em média, uma refeição em um restaurante fora dos resorts, de estrutura mediana, está entre 1.000 e 1.500 pesos dominicanos (cerca de 90 a 140 reais), mas é possível encontrar opções mais simples de 500 a 700 pesos dominicanos.

Na conversão Dólar x Peso Dominicano:

O dólar norte-americano é a moeda mais utilizada pelos turistas que visitam a República Dominicana. A conversão é similar ao euro, dessa maneira, priorize a moeda dos Estados Unidos nessa sua viagem pelo Caribe. O peso dominicano, na conversão com o dólar, é de US$ 1 equivale a 55 DOP (pesos dominicanos). Vale lembrar que este valor é levando em consideração o câmbio de maio de 2022 e pode sofrer variações.

Quanto levar para Punta Cana? 

Dependendo de como for sua viagem, certamente os resorts serão o estilo de hospedagem escolhido. Neste caso, a maior parte dos custos locais serão abatidos, visto que praticamente todos os resorts de Punta Cana trabalham em sistema all inclusive, conforme informamos acima. 

Para quem está querendo fazer uma viagem de maneira independente e baixo custo, vale considerar alguns pontos importantes. Praticamente tudo será contabilizado em dólar (hospedagens, passeios e consumos locais). Isso irá facilitar na hora de controlar minimamente os gastos e saber qual é o preço real de cada coisa. 

Sua viagem contempla algo além dos resorts? Ficando em hotéis mais simples sem pensão completa, os valores diários podem variar conforme a categoria da hospedagem escolhida e também quais serão os restaurantes e passeios inclusos em seu roteiro. Veja todos os detalhes desses e outros custos no post sobre quanto custa viajar para Punta Cana.

Dicas de viagens em Punta Cana

Punta Cana reúne diversos resorts de alto padrão, como o Grand Palladium Bávaro. Foto: Reprodução

Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ)

Punta Cana tem um aeroporto próprio que recebe voos internacionais diários, servindo aos turistas do mundo todo que escolhem esse pedacinho do Caribe como destino de férias. O Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) é uma opção muito mais cômoda, sendo a melhor alternativa O outro aeroporto que está na capital do país, localizado em São Domingos, irá exigir mais três horas por terra até chegar em Punta Cana, aumentando o tempo da sua viagem.

Além da facilidade pela localização mais estratégica, quem desembarca no Aeroporto de Punta Cana, localizado dentro do próprio balneário, já garante uma visão única antes mesmo de aterrissar. Quer uma dica de ouro? Se o seu voo for durante o dia, não pense duas vezes antes de escolher viajar sentado perto da janela do avião. A visão aérea é uma pequena amostra das paisagens surreais que serão encontradas no Caribe.

Isla Catalina - Praias, ilhas e passeios em Punta Cana

Isla Catalina, um dos passeios pelo Caribe dominicano. Foto: Scuba Caribe

Voos do Brasil para Punta Cana

Há voos diretos do Brasil para Punta Cana? Sim, há voos diretos dependendo da época da sua viagem. Recentemente a GOL retornou com voos de São Paulo para Punta Cana, sem escalas. Antigamente a LATAM oferecia voos diretos partindo de Brasília, mas ainda não há previsão de retorno. 

Entretanto, a maior parte dos turistas que viajam para Punta Cana fazem conexão em algum país que é hub de voos internacionais. O Panamá é a parada mais comum para a Copa Airlines, além de Bogotá sendo a opção de parada da Avianca. Para reservas de passagens aéreas, sempre optamos por conferir as condições da MaxMilhas.

Parasailing em Punta Cana

Parasailing: uma experiência diferente no mar do Caribe. Foto: Joe deSousa / Unsplash

Merengue, bachata e o ritmo caribenho 

Dizem até que é inevitável, mas logo que você chega no Caribe dominicano o ritmo muda. Não apenas pelo calor que aparece dando boas-vindas, em um sol agradável e convidativo para ótimos dias pé na areia, mas também pela música que embala noites agradáveis.

A República Dominicana traz o ápice da cultura caribenha extremamente dançante e isso será notado logo de início. Merengue, salsa e bachata, ritmo local do país, animam diversos bares e restaurantes alternativos de Punta Cana. Seja em algumas aulas de danças oferecidas nos resorts ou outras improvisadas depois de algumas ‘cuba livres’. A música domina Punta Cana, seja andando de táxi ou durante os fins de semana nas casas de show locais. Os apaixonados por estilos musicais caribenhos vão se impressionar com a variedade de opções.

República Dominicana e o Haiti

La Española, Hispaniola ou simplesmente Ilha de São Domingos. Diferentes nomes mostram um pouco do que foi a história dessa ilha do Caribe, com território dividido por dois países, o Haiti e a República Dominicana. Essas invasões, ora francesas, ora espanholas, justificam as variações de nomes da ilha que compreende os dois territórios e também justifica a diferença dos idiomas encontrados no leste e oeste da segunda maior ilha do Caribe.

Ambos os países também compartilham, além de algumas questões econômicas e políticas similares, uma fronteira terrestre que corta a ilha de ponta a ponta. Essa divisão também separa não apenas a diferença de infraestrutura, mas também divide a ilha em realidades completamente distintas.

De certa forma, a República Dominicana recebe muitos imigrantes haitianos que vão trabalhar no país, enquanto milhões de dominicanos partem para outros países América afora. Inclusive, esta é uma das maiores economias do país, junto com o turismo. Boa parte da renda da República Dominicana é de dominicanos que vivem fora, enviando dinheiro para a ilha.

Veja outras dicas de viagens em Punta Cana:

Fizemos um compilado com algumas dicas de viagens imperdíveis sobre Punta Cana. Tire todas as suas dúvidas e confira nossas sugestões para aproveitar Punta Cana da melhor forma possível. Leia mais:

Melhores praias em Punta Cana
Atrações turísticas em Punta Cana
Documentos para entrar em Punta Cana
Punta Cana com crianças pequenas
Punta Cana com guia em português

*Agradecemos ao TRS Turquesa Hotel e ao Palladium Hotel Group que permitiram a realização deste especial de Dicas de Punta Cana.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Passeios em Punta Cana com guias que falam português

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Punta Cana – República Dominicana

Artigo seguinte

Você pode gostar