Mato Grosso

Atualizada em:

Uma das rotas de ecoturismo mais cobiçadas no mundo,  o Mato Grosso surpreende qualquer visitante

O Mato Grosso é o único estado brasileiro que possui três biomas diferentes no seu território: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ver isso de perto é um privilégio, o que torna o destino tão cobiçado pelos aventureiros e amantes da natureza.

São mais de 140 municípios que guardam verdadeiras joias de uma diversidade sem igual, assim como a culinária local, que deixa qualquer um apaixonado pelos peixes e outras iguarias regionais, que são exclusivas. 

Atrações no Mato Grosso

Mato Grosso
Foto: MTur/Divulgação

A capital Cuiabá, apesar de ser o ponto de partida para os principais pontos turísticos do estado, é indicada para quem prefere roteiros ligados a cultura e história, e claro, vida urbana, já que é repleta de museus, igrejas, construções do período colonial e restaurantes. O artesanato também é muito presente, por isso a Casa do Artesão é um dos pontos turísticos mais famosos, além de ser um passeio encantador. 

Um pouco mais distante da capital, a apenas 64 km, encontra-se a Chapada dos Guimarães, um parque nacional com paredões de arenito em tons de vermelho e laranja, cavernas, mirantes e cânions. Em meio a tranquilidade deste local, há diversas cachoeiras, como a Véu de Noiva, para se refrescar e contemplar o que a natureza tem de mais bonito. 

O que muitas pessoas não sabem é o que o Pantanal está localizado no Mato Grosso, a 100 km de Cuiabá. É um dos ecossistemas mais diversos do mundo e uma daquelas experiências mandatórias, para se ter pelo menos uma vez na vida. Ele é perfeito para observação de animais, já que as chances de encontrar jacarés, aves, tamanduás e até onças é muito grande. Sem contar que os cenários são impressionantes, com uma infraestrutura hoteleira completa para quem busca um pouco mais conforto, ou acampamentos, em meio a natureza selvagem para uma completa desconexão. 

A diversão para os ávidos por adrenalina não acaba por aí, outro destino famoso no estado é Nobres, muito procurada por pessoas que desejam fazer flutuação em rios de águas cristalinas, observação de peixes, tirolesas e muito mais. A cidade de Jacira também oferece atrações similares, com destaque para as Thermas Cachoeira da Fumaça e sua queda de 30 metros de altura, ideal para a prática de rafting e rapel. 

Se você já cansou, descanse, porque tem mais. O Mato Grosso realmente é a meca do ecoturismo, com uma natureza exuberante e uma geografia pra lá de especial. Sabia que existe até uma cordilheira no estado? A Serra do Roncador é outra experiência que não pode ficar de fora, são 800 km de extensão, cuja altitude pode chegar a 700 metros, que começa no Vale dos Sonhos e se estende quase até a Serra do Cachimbo, já no Pará. A grandiosidade espanta, mas conquista todos os visitantes, que ainda têm a oportunidade de desbravar imensas formações rochosas, cachoeiras e cavernas. 

Alguma dúvida que o Mato Grosso é um destino completo? As riquezas naturais guardadas em seu território são verdadeiras jóias, encontradas em poucos lugares do mundo. 

Mato Grosso

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima