Em cada pequeno espaço desse imenso país você encontra um festival que representa a nossa cultura em suas múltiplas faces, descubra alguns dos festivais mais lindos do Brasil.

É um empreitada infinita conhecer, catalogar ou visitar todas as manifestações culturais típicas de nosso país. De norte a sul, leste a oeste, do centro aos cantos, do interior ao litoral e por todas as partes do nosso imenso território, a variedade de festivais que representam as diversas matrizes culturais do Brasil são infinitas.

Há um bom tempo atrás o poeta Oswald de Andrade tentou, de alguma forma, listar todas elas. O entusiasta da cultura nacional, do antropofagismo reconheceu que essa tarefa seria muito difícil. Mas, pode reconhecer que essa diversidade se dá sobretudo pelas matrizes culturais que fundam nossa cultura: a Indígena, a Africana e a trazida por diversos imigrantes.

Abaixo, listamos (com grande pretensão) alguns festivais e manifestações culturais que você precisa conhecer durante uma viagem. Vale dizer que, as que estão abaixo, não representam as melhores, aliás não há como fazer esse julgamento. Essas que indicamos valem para despertar a nossa curiosidade e vontade de conhecê-las e, quem sabe, depois conhecer algumas outras.

Carnaval de Olinda

Foto: Raul / Flickr

Honestamente: foi só depois do Carnaval de Olinda que eu soube o que significava realmente a quarta-feira de cinzas. Se o Carnaval já é a maior festa do ano de todos os tempos e lugares do mundo (é uma opinião pessoal, e talvez coletiva, ok?), o Carnaval em Olinda deixa saudades eternas e uma vontade imensa de voltar a cada ano.

Para um recifense é um insulto você passar o Carnaval em qualquer outro lugar do país. A energia frenética do Carnaval se intensifica quando se está pelas ladeiras, pelos becos e ruas apertadas. Quando um bloco se encontra com outro é de chorar de alegria. Aliás, quem não toca a mão do Homem da Meia-Noite terá azar o resto do ano. Guardo comigo a felicidade dividida com todas aquelas pessoas e agradeço imensamente àqueles e àquelas que me apresentaram o Carnaval de Olinda.

Universo Paralello

festivais mais lindos do Brasil

Foto: Alisson Demetrio

Sete dias de festa na Bahia. Música, arte, contracultura e uma média de 20.000 pessoas anualmente acampam próximas as praias paradisíacas do município de Ituberá. Uma infraestrutura organizada beira a praia de forma a estabelecer condições para seus visitantes. Chuveiros, banheiro, barracas de comida são fornecidos aos participantes do festival. A principal atração é a música eletrônica que toca em diversas tendas montadas, mas, aqueles que apreciam outros nichos musicais também se sentirão representados.

O objetivo fundamental do festival é celebrar a Paz, o Amor, a União e o respeito. Por isso é aberto a todos os grupos sociais, bem como faixas etárias. Além disso tudo é um festival sustentável com a premissa de não danificar a natureza. Vale salientar: ele acontece de dois em dois anos, logo, se você pretende fazer parte, há tempo de sobra se para se organizar até lá.

Parintins

festivais mais lindos do Brasil

Festivais mais lindos do Brasil. Foto: Reprodução

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, esse festival amazonense é um deleite de beleza, cores e história. Para se ter uma ideia suas proporções equivalem ao desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. A terra dos bois Garantido e Caprichoso recebem anualmente milhares de adeptos do festival que se dividem em duas cores e duas paixões para celebrar a energia que emana da Floresta Amazônica. O folclore garante a temática do festival, as fantasias, as cores e todo o desfile tem uma inspiração clara sobre a matriz cultural indígena brasileira.

Oktoberfest

festivais mais lindos do Brasil

Foto: Divulgação

Inspirado diretamente no festival Alemão, a Oktoberfest celebra a permanência das colônias alemãs no sul do Brasil. A cidade de Blumenau recebe vários visitantes que apreciam as diversas atrações que remetem a cultura germânica. Estão enganados aqueles que acham que a Oktoberfest se resume a cervejas. Há sim, diversas cervejas a se experimentar, cervejas artesanais, cervejas típicas da região e cervejas alemãs. Mas a variedade dos eventos, comidas regionais e atrações, resgatam o espírito original da grande festa popular.

São João em Campina Grande e Caruaru

Festivais mais lindos do Brasil. Foto: via Melhores Destinos

Abraçados ao forró (literalmente), o festival de São João em Campina Grande e em Caruaru, são um dos grandes momentos de celebração regional e da cultura nordestina e acontece simultaneamente em ambas as cidades.

Em diversos anos as duas festas reuniram grandes nomes da música popular nordestina. É nesta época que acontece a grande quadrilha. Diversas barracas oferecem comidas e bebida típicas da festa junina. As cores e fantasias despertam a alegria de seus visitantes. É importante lembrar que a cultura carrega consigo a história, logo, participar deste festival é reconhecer a importância cultural que o nordeste desponta sobre o Brasil inteiro.

São João em São Luís do Maranhão

festivais mais lindos do Brasil

Foto: Secretaria de Turismo do MA

Fundada na tradição do Bumba-meu-boi, que conta a história do Pai Francisco, ex-escravizado que é perseguido após matar o boi mais bonito da fazenda, o festival reúne a intersecção entre culturas tradicionais e católicas, típicas das festas do período de junho. A brincadeira junina maranhense representa a história mencionada acima por meia de músicas, encenações e vestimenta, com o propósito de rememorar a história brasileira, valorizando a cultura oral.

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

festivais mais lindos do Brasil

Festivais mais lindos do Brasil. Foto: Oliver Kornblihtt

Anualmente desde 2001, a pequena Vila de São Jorge, com apoio do estado de Goiás, recebe esses encontros que valorizam os saberes populares, valores e manifestações originárias de nosso País. O encontro envolve rodas de conversas com mestres griôs, vivências com comunidades tradicionais, oficinas de danças, artesanato e músicas.

São cerca de 30 mil visitantes ao longo do evento. O foco principal é a valorização e preservação de saberes ancestrais apoiados nas dinâmicas quilombolas, indígenas e das comunidades do entorno.

Esses festivais – assim como outros – nos servem como uma inspiração para reconhecer a nossa vasta cultura e, certamente, valorizar e preservá-la, bem como a nossa própria história. Afinal, o Brasil e imenso e o que não faltam são festas populares como essas, que vão deixar qualquer viagem ainda mais inesquecível.

Leia também:

» 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil
» 9 hotéis com piscinas incríveis no Brasil
» Descubra quais destinos brasileiros combinam com seu signo
» 20 lugares no Brasil que são melhores que qualquer viagem ao exterior

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

A história do Copacabana Palace

Artigo anterior

São Paulo poderá abrigar maior museu de grafite a céu aberto do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar