Você conhece bem o lugar onde vive? Explorar a própria cidade pode ser um ótimo plano pós-pandemia e, segundo um estudo, faz bem para a saúde mental

Todo viajante sonha em explorar destinos pouco comuns e distantes dos lugares próximos à cidade onde vive. Conhecer novos lugares e ter contato com diferentes culturas é uma sensação inexplicável – e estão entre os melhores motivos para fazer as malas.

No entanto, diversas pesquisas indicam que, após a pandemia, as “bolhas de viagem”, ou seja, visitas a destinos próximos, começarão primeiro. Nosso perímetros de viagens ficarão muito menores. No entanto, ao contrário do que pode parecer, isso pode se tornar algo muito benéfico.

Você já tirou um tempo para explorar o mundo ao seu redor, ou seja, descobrir e explorar sua própria cidade? Isso pode, inclusive, melhorar sua saúde mental. É isso que indica um estudo publicado pela Nature Neuroscience.

Saúde mental: descobrir sua própria cidade pode ser ótimo

Você conhece bem o lugar onde vive? Explorar a própria cidade pode ser um ótimo plano pós-pandemia e, segundo um estudo, faz bem para a saúde mental

Foto: Unsplash

Para chegar a conclusão de que explorar sua própria cidade é bom para a saúde mental, pesquisadores acompanharam o humor de 122 pessoas na cidade de Nova York e Miami. Além disso, também monitoraram seus deslocamentos e passeios ao longo de vários meses.

De acordo com o site Travel & Leisure, uma equipe de especialistas acompanhou essas pessoas utilizando um GPS e  analisou como esses movimentos correspondiam ao seu humor. Ainda, os pesquisadores enviaram mensagens de texto aos participantes todos os dias para saber como estava o estado de espírito de cada um.

Desta forma, os responsáveis pelo estudo concluíram que aqueles com uma variedade maior de experiências diárias permaneciam mais felizes. “Novas e variadas experiências são amplamente benéficas para o cérebro e para os seres humanos em geral”, disse Aaron Heller, co-autor do estudo e psicólogo da Universidade de Miami.

Algo surpreendente nesta descoberta é que, para se sentir felizes, as pessoas não precisavam ir muito longe de suas casas. As pessoas que exploravam seu próprio bairro, em vez de ficar em casa o dia todo, se sentiam mais felizes e dispostas. 

Os especialistas ainda apontaram que as pessoas que saem para explorar seus próprios bairros também se sentem com mais vontade de fazer algo diferente no dia seguinte. Assim, se você tiver novas experiências hoje, ainda que em seu próprio bairro ou cidade, vai se sentir melhor no dia seguinte. 

Como explorar sua própria cidade? 

Você conhece bem o lugar onde vive? Explorar a própria cidade pode ser um ótimo plano pós-pandemia e, segundo um estudo, faz bem para a saúde mental

Foto: Unsplash

Para explorar sua própria cidade, os especialistas dão as dicas: tudo o que você precisa fazer neste momento que precisamos ficar em casa é listar as experiências que deseja realizar em sua própria cidade após o fim da pandemia. Depois, quando tudo estiver melhor, é hora de colocar em prática.

Inclua nessa lista, por exemplo, todos os cafés que você nunca visitou, aquela ciclovia que nunca andou, o parque ou museu que nunca entrou. Caso já conheça tudo, experimente fazer coisas novas em lugares comuns, como uma sessão fotográfica pelo seu bairro. Seja o que for fazer, a ideia é tornar tudo diferente e único. 

No Guia Viajar Melhor você consegue encontrar várias dicas para explorar lugares inusitados em diversas cidades e regiões pelo Brasil.

Leia também:

» Estudo revela: pessoas que moram próximo ao mar são mais felizes
» Maranhão ganhará resort cinco estrelas com 54 bangalôs
» De acordo com pesquisa admirar a natureza pode trazer mais felicidade
» Blogs de viagens estão incentivando leitores a ficarem em casa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores praias do Brasil, segundo indicação dos viajantes

Artigo anterior

Entenda como vai funcionar a reabertura dos parques da Disney

Artigo seguinte

Você pode gostar