Programando uma viagem a Jericoacoara? Confira nossas dicas sobre como chegar, onde se hospedar, qual melhor época para ir e principais pontos turísticos de Jericoacoara

Um verdadeiro paraíso, assim é Jericoacoara. A vila do município de Jijoca de Jericoacoara é um dos destinos preferidos do litoral brasileiro e não é difícil entender o porquê. O visual rústico aliado à beleza natural que o cerca tornam o vilarejo um lugar incrível para conhecer. E se você está programando uma viagem a Jericoacoara, precisa conferir nossas dicas para aproveitar tudo o que há de melhor neste cantinho privilegiado do litoral do Ceará.

Praias lindíssimas, lagoas que são verdadeiros oásis, dunas e mangues com vegetação preservada são alguns dos cenários que você encontrará por lá. Conhecida carinhosamente como Jeri, a vila tem ruas de areia e clima de interior em meio à sofisticação de hospedagens e restaurantes. E há muito o que fazer: passeios de buggy fazem a alegria dos turistas, enquanto o windsurf e kitesurf estão entre os esportes mais praticados lá.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas é importante lembrar que Jericoacoara fica em uma unidade de conservação, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Por isso, é necessário que o viajante esteja atento às regras de preservação da área. Entre as exigências, a Prefeitura de Jijoca cobra uma Taxa de Turismo por dia de permanência por pessoa na vila. São isentos do pagamento idosos com mais de 60 anos e crianças com até 12 anos. E o valor pode ser pago com antecedência no site da prefeitura.

Onde fica Jericoacoara

dicas jericoacoara

Foto: Divulgação

Jericoacoara é uma vila de pescadores do município de Jijoca de Jericoacoara, localizada no extremo oeste do litoral cearense. Rústica e isolada em um lugar paradisíaco, Jericoacoara fica a 300 km da capital do Ceará, Fortaleza. A vila integra o roteiro turístico Rota das Emoções, que une Jericoacoara, os Lençóis Maranhenses (385 km), no Maranhão, e Delta do Parnaíba (200 km), no Piauí, em um trajeto de quase 1.000 quilômetros de lindas paisagens no litoral nordestino.

Como chegar em Jericoacoara

Foto: Gabriel Rissi / Unsplash

Existem três principais formas de se chegar em Jericoacoara vindo de outros estados: por Fortaleza, pela Rota das Emoções ou pelo aeroporto do destino, localizado na cidade vizinha de Cruz, a 30 km. E, apesar de parecer a escolha mais óbvia, o Aeroporto Regional de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa não é a principal porta de entrada dos turistas, isto porque recebe, ainda, um número limitado de voos.

Mas é inegável que o aeroporto de Jericoacoara é a forma mais confortável de se viajar para lá, já que evita o longo trajeto entre Fortaleza e Jericoacoara. A partir dele, há dois caminhos para chegar ao destino: pela vila do Preá (18 km de asfalto + 12 km de areia, à beira-mar) e via Jijoca (16 km de asfalto + 18 km de areia, pelas dunas). O caminho pode ser feito de táxi ou por transfer – compartilhado ou privativo – em carros 4×4 com capacidade para 4 passageiros cada. Não há locadora de carro no aeroporto.

Para quem decide desembarcar em Fortaleza e, de lá, seguir para Jericoacoara, a porta de entrada é o Aeroporto Internacional Pinto Martins, que recebe voos de várias localidades. A partir dele, é possível contratar um transfer em veículo 4×4, alugar um carro ou seguir para a vila de ônibus. O trajeto de Fortaleza a Jericoacoara tem cerca de 300 km e dura em torno de 7 horas, sendo que o trecho final é feito em estradas de areia.

Vale lembrar que na vila de Jericoacoara não são permitidos automóveis. Por isso, caso opte por alugar um carro em Fortaleza, terá que deixá-lo em um estacionamento na entrada do vilarejo.

Outra forma de se chegar a Jericoacoara é através da Rota das Emoções, um roteiro criado pelo Sebrae para impulsionar o turismo na região, que inclui também os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. O caminho que liga os três destinos é totalmente asfaltado, o que facilita – e muito – percorrê-lo de carro. Além disso, é possível contratar transfer privativo ou compartilhado ou seguir de ônibus pelo roteiro.

Atrações e pontos turísticos de Jericoacoara

jericoacoara dicas

Foto: Divulgação

O mar é, com certeza, um dos principais atrativos de Jericoacoara. Mas curtir a praia é apenas uma das coisas para se fazer por lá. E é sobre isto que vamos falar agora. Confira, a seguir, quais são as principais atrações e pontos turísticos de Jericoacoara:

Lagoa do Paraíso

Com águas cristalinas em tons de azul e verde, a Lagoa do Paraíso é um lugar imperdível de se conhecer em Jericoacoara. Com ótima estrutura, incluindo um beach club, a lagoa tem várias redes onde os turistas podem relaxar e aproveitar o visual paradisíaco.

Duna do pôr do sol

Um dos principais cartões-postais de Jericoacoara, a Duna do pôr do sol fica ao lado do vilarejo e é o lugar mais procurado pelos turistas para observar o entardecer. O espetáculo do sol se pondo no mar visto do alto da duna é, simplesmente, incrível.

Lagoa de Tatajuba

Ótimo lugar para relaxar e curtir o dia, a Lagoa da Tatajuba fica no município de Camocim. O local tem alguns restaurantes simples que colocam mesas e cadeiras na água e duas opções de diversão: um toboágua improvisado na duna e uma tirolesa que dão na água.

Praia de Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara é a principal da vila e tem ótima estrutura de lojas de aluguel de equipamentos, bares, restaurantes e hotéis. O mar calmo é excelente para a prática de windsurf e kitesurf, além de outros esportes aquáticos.

Morro do Serrote

Localizado no trajeto que leva à Pedra Furada, o Morro do Serrote é também um ponto turístico de Jericoacoara. Do alto do morro se tem uma linda vista das praias do destino, que rende ótimas fotos. Para chegar até ele, é necessário contratar um passeio de buggy.

Praia da Malhada

A Praia da Malhada fica bem próxima ao centro da vila e não é muito frequentada. Por isso, é uma ótima opção para quem quer aproveitar o mar com tranquilidade, já que não há também qualquer comércio na praia. O mar e o vento favorecem a prática do kitesurf.

Buraco Azul

O Buraco Azul é uma lagoa artificial que se formou a partir da extração de areia de um lugar em Caiçara e, agora, é um ponto turístico de Jericoacoara. A cor extremamente azul de suas águas chamou a atenção dos turistas que a visitam para passar o dia e tirar fotos.

Pedra Furada

Pedra Furada é o principal cartão-postal de Jericoacoara. Trata-se de uma formação rochosa com uma fenda no meio que fica à beira mar. Durante a maré baixa, é possível chegar até ela caminhando pela praia a partir de Jericoacoara.

Mangue Seco

A visita ao Mangue Seco permite observar cavalos marinhos. O local pode ser visitado a partir de passeios que levam os turistas para conhecer a região. O Mangue Seco fica às margens do Rio Guriú e é cheio de árvores de raízes tortuosas.

Passeio de Buggy 

O passeio de buggy é uma ótima forma de conhecer vários pontos de Jericoacoara de uma única vez. Eles levam até quatro pessoas e passam por lugares como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Praia do Preá, Rio Guriú,  Mangue Seco e Lagoa da Tatajuba.

Qual é a melhor época para ir para Jericoacoara?

atrações em jericoacoara

Foto: Nereu Jr / Unsplash

A melhor época para ir para Jericoacoara é entre julho e o começo de janeiro, quando não chove nesta região. Os meses ideais são agosto, setembro e outubro, período em que as lagoas estão bem cheias, o clima mais quente e o vento bem forte, ideal para a prática de windsurf e kitesurf.

Mas nada impede que você visite Jericoacoara em outras épocas do ano, já que o calor é constante no vilarejo paradisíaco. Mas atente-se às seguintes dicas: em janeiro e fevereiro, os dias podem ficar nublados, com alguma chance de chuvas; março e abril são os meses em que mais chove em Jericoacoara, podendo, inclusive, inviabilizar alguns passeios; e, por fim, em maio e junho chove menos, porém os dias costumam ficar bem nublados.

Onde se hospedar em Jericoacoara

viagem para jericoacoara

Foto: Divulgação

Apesar de pequena, o vilarejo paradisíaco é bem servido por hospedagens, dos mais variados tipos. Por isso, encontrar onde se hospedar em Jericoacoara não é um problema para quem viaja para lá. E o melhor é que as acomodações ficam bem próximas de tudo.

Há pousadas mais simples, porém aconchegantes, assim como hospedagens luxuosas. E você ainda pode escolher ficar de frente para o mar ou nas ruas da vila, bem perto do agito. Porém, para quem prefere a tranquilidade, nossa dica é optar pelas acomodações mais distantes do centro do vilarejo, que costuma ser bem movimentado à noite. Veja algumas opções de hospedagem em Jericoacoara:

Vila Kalango

Bem em frente ao mar, a pousada Vila Kalango proporciona a seus hóspedes uma vista incrível da praia, tanto de suas acomodações como das áreas de convivência. Com estilo rústico, porém sem abrir mão do conforto, a pousada tem suítes, apartamentos, bangalôs e palafitas como opções de acomodações.

Blue Residence

Localizado entre a Duna do Pôr do Sol e a rua principal do vilarejo, o Blue Residence Jericoacoara fica em frente ao mar e oferece serviços na praia, como bar e café da manhã pé na areia e espreguiçadeiras para os hóspedes. Todos os apartamentos são equipados com cozinha americana completa e sala de estar integrada.

Hurricane Jeri

O Hurricane Jeri é um hotel para quem procura um pouco mais de tranquilidade. Localizado na Praia da Malhada, oferece bangalôs exclusivos em frente ao mar. O hotel possui, ainda, uma piscina com borda infinita para a praia, além de um restaurante que serve pratos elaborados com os melhores sabores da culinária regional.

Casa de Areia

Com atendimento totalmente personalizado, o Hotel Casa de Areia tem apenas cinco acomodações de frente para o mar, na Praia de Jericoacoara, ao lado da Duna do Pôr do Sol. Seus apartamentos têm decoração rústica, característica da região, aliada a muito conforto em suas instalações. O local também possui um restaurante exclusivo.

Casa na Praia Jeri

O Hotel Casa na Praia Jericoacoara realiza o sonho daqueles que um dia já desejaram morar à beira-mar. Localizado na Praia de Jericoacoara, o hotel fica a poucos passos do mar. Ele oferece serviços exclusivos aos hóspedes, acomodações cheias de requinte e conforto, além de uma piscina com bar molhado.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Voos de São Paulo para o Rio por menos de R$200 ida e volta 

Artigo anterior

Hotel fazenda em Minas Gerais: 9 opções para o fim de semana

Artigo seguinte

Você pode gostar