Google Arts & Culture disponibiliza 54 exposições e 350 documentos onlines das Cavernas de Chauvet, maior acervo de pinturas rupestres já encontrado

A Caverna de Chauvet, localizada na região de Ardèche, sul da França, é uma gruta na qual foram encontradas algumas das mais antigas e importantes pinturas rupestres feitas pela humanidade.

Agora, é possível visualizar esta exposição de arte da antiguidade sem sair de casa. Isso porque o Google Arts & Culture disponibilizou fotos em realidade aumentada deste verdadeiro tesouro da humanidade.

Um tour virtual de 30 mil anos 

pinturas rupestres

Foto: Reprodução/ Google

O sítio histórico francês conta com diversas pinturas rupestres e documentos, sendo o maior de seu tipo já descoberto. Atualmente, não é possível visitar as cavernas pessoalmente devido ao desgaste que esse tipo de visita causa nas paredes. No entanto, o recurso disponibilizado pelo Google Arts & Culture disponibiliza 54 exposições e 350 documentos digitalizados.

Produzidas há mais de 36 mil anos, as pinturas formam o maior acervo rupestre já encontrado. Os desenhos variam e simbolizam, em grande parte, o dia-a-dia dos nossos antepassados, como as caças e alguns animais.

O passeio virtual é realizado com a tecnologia “Pocket Gallery”, que utiliza um recurso de realidade aumentada permitindo ao visitante observar as obras de diversos ângulos. É possível apreciar as imagens em 3D pelo celular, caso a tecnologia esteja disponível em seu aparelho.

pinturas rupestres

Foto: Reprodução/Google

Além disso, também está disponível um recurso de visualização guiada: basta pesquisar o nome de uma das 12 cavernas que fazem parte do sítio arqueológico e clicar em “visualizar em 3D”. Assim, é possível “caminhar” entre as cavernas, observando as pinturas rupestres e inclusive alterar a iluminação.

Por fim, para conferir a exposição virtual basta clicar aqui.

Leia também:

» Tour virtual permite visitar o Palácio de Versalhes sem sair de casa
» Conheça o parque na França inspirado em “O Pequeno Príncipe”
» Guia completo para visitar as cavernas do PETAR
» Roma: barreira de proteção será construída em torno da Fontana di Trevi

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Vai viajar? Não esqueça do seguro viagem

Artigo anterior

Estufas abertas: tour em Holambra leva a bastidores do cultivo de flores

Artigo seguinte

Você pode gostar