Procurando um lugar para curtir as férias em família? Confira essa lista com as melhores praias para viajar com a família, do litoral nordestino ao sul do país

A praia é um dos lugares mais democráticos quando o assunto é diversão, principalmente se falarmos em viagem em família. Adultos e crianças encontram à beira-mar motivos de sobra para curtir bem o dia e aproveitar as tão merecidas férias, não é mesmo? Mas você sabe quais são as melhores praias do Brasil para ir em família?

É verdade que o litoral brasileiro é repleto de belas porções de areia, portanto, não faltam opções de praias para visitar. Porém, é importante ressaltar que nem todas conseguem oferecer atrativos para todas as idades e, por isso, podem não agradar a todos. Mas não se preocupe, há também muitos destinos com praia perfeitos para viajar com seus familiares, em diferentes regiões. E para te ajudar a saber quais são eles, vamos te contar quais são as melhores praias para viajar com a família no Brasil.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhores praias do Sudeste para ir em família

Repleto de belas praias, o Sudeste tem ótimas opções para quem vai viajar em família. Confira quais são as melhores, a seguir:

Barra do Sahy (São Sebastião-SP)

praias para criança

Foto: Leandro Macedo Gonçalves / Flickr

Uma das praias mais belas do litoral norte de São Paulo, a Barra do Sahy, em São Sebastião, agrada quem viaja em família tanto pelo mar calmo como por seu visual paradisíaco. Cercada por amendoeiras, a faixa de areia, em formato de ferradura, tem um trecho mais compacto, ótimo para a prática de esportes, e outro mais fofo, bom para deitar e tomar sol. As águas tranquilas são perfeitas para a prática de stand-up paddle e as piscinas naturais no canto direito fazem a alegria das crianças.

Praia da Ferradura (Búzios-RJ)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: pietrotour

Outra praia com águas tranquilas que atrai muitas famílias, a Praia da Ferradura fica em Búzios, no Rio de Janeiro. O nome vem do formato da faixa de areia e, de tão calmo, o mar mais parece uma lagoa, onde é possível, inclusive, andar de pedalinho. A praia é bem estruturada, com várias opções de lazer, como stand-up paddle, caiaque e vários quiosques. Além disso, dá acesso a outras atrações de Búzios, como a Praia da Foca e o Mirante da Praia do Forno.

Praia do Forno (Arraial do Cabo-RJ)

praias para criança

Foto: Igorfirebolt / Wikimedia Commons

Um dos cartões-postais de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, a Praia do Forno é uma enseada de areia branquinha e mar azul turquesa em meio à vegetação preservada. Apesar de ser acessível apenas a pé, através de uma trilha que sai da Praia dos Anjos, ou de barco, é bem estruturada, com bares, barraquinhas e aluguel de caiaques. Quem visita a Praia do Forno pode, ainda, praticar snorkeling e avistar várias tartarugas que vivem nessa parte do litoral fluminense.

Meaípe (Guarapari-ES)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: Andrea Bayerl Mongim / Wikimedia Commons

Localizada a 9 km do centro de Guarapari, no Espírito Santo, a praia de Meaípe é perfeita para uma viagem em família. Ela fica em uma antiga vila de pescadores, tem mar tranquilo, areia grossa e muitas pedras. Nela, você pode curtir um dia de muita tranquilidade à beira-mar. Para quem prefere se divertir, suas águas calmas são ótimas para passeios de caiaque e stand-up paddle. Bem estruturada, a praia de Meaípe é famosa por seus restaurantes, especializados em moquecas e frutos do mar.

Praia das Conchas (Cabo Frio-RJ)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: segueviagem

A Praia da Concha tem águas claras e muito calmas, ótimas para banhos e a prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle, mergulho e caiaque. A faixa de areia tem 600 metros e lembra o formato de uma concha, por isso o nome da praia. É o lugar ideal para quem procura por tranquilidade para curtir o mar, mas sem abrir mão de uma boa estrutura. Localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a praia tem vários quiosques e uma ótima rede hoteleira em seu entorno.

Praia de Itacoatiara (Niterói-RJ)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: Rodrigo Soldon / Unsplash

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tiririca, a praia de Itacoatiara é uma das mais charmosas de Niterói, no Rio de Janeiro, e também uma das melhores do Sudeste para ir em família. Isto porque, apesar de ter uma parte com mar bastante agitado, ótimo para surfar, também possui uma área protegida onde se formam piscinas naturais perfeitas para quem viaja com crianças. Portanto, consegue agradar a diferentes perfis de viajantes. Além disso, tem um visual lindo e boa infraestrutura, com barracas e oferta de serviços.

Praia Domingas Dias (Ubatuba-SP)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: ubatubaguide

A Praia Domingas Dias é considerada um dos refúgios de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Belíssima, a pequena praia de 400 metros de extensão é perfeita para quem quer curtir com a família um dia de tranquilidade à beira-mar. O mar, de tão calmo, parece uma piscina. A faixa de areia é bem compacta, cercada por muito verde e emoldurada por várias pedras. Mas, atente-se, pois esta praia não tem quiosque, por isso, lembre-se de levar água e lanches para passar o dia.

Praia do Lázaro (Ubatuba-SP)

Melhores praias do Brasil para ir em família

Foto: Rafael Vianna Croffi

Mais extensa, com 1,5 km, a Praia do Lázaro é outra opção de lugar para ir com a família em Ubatuba. E agrada tanto quem gosta de agito como quem procura por tranquilidade ou viaja com crianças. Do lado esquerdo, o ambiente é mais animado, principalmente por conta dos vários quiosques com música. Já o canto direito é bem calmo, somente com algumas casas pé na areia e a sombra de várias amendoeiras. O mar é tranquilo e raso, semelhante a uma grande piscina. A areia é compacta e firme, ideal para passeios de bicicleta.

Juquehy (São Sebastião-SP)

Foto: Gabriel Angi / Wikimedia Commons

A praia de Juquehy é uma das mais badaladas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Com uma ótima infraestrutura de hospedagem e gastronomia, esta também é uma das melhores praias para ir com a família, sobretudo se você não abre mão do conforto de ter vários serviços à disposição. A faixa de areia tem 3 km de extensão e, por ser compacta, é ideal para a prática de esportes. O mar, por sua vez, é agitado no canto direito, e mais tranquilo à esquerda, onde está o encontro com o rio.

Julião (Ilhabela-SP)

praia para familia

Praias para viajar com a família no Brasil. Foto: Ilhabela.com.br

Localizada no sul de Ilhabela, a Praia do Julião é outra ótima pedida para quem viaja com a família, principalmente com crianças. O mar é calmo e transparente e, entre grandes rochas, formam-se belas piscinas naturais. E, se não bastasse a beleza natural do lugar, há uma ótima infraestrutura turística, com bons restaurantes e quiosques, além do aluguel de caiaques e pranchas de stand-up paddle. Para acessá-la, no entanto, é preciso percorrer uma pequena trilha a partir da estrada.

Praia da Enseada (Guarujá-SP)

praia para familia

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Divulgação

Com quase 6 km de extensão, a Praia da Enseada é a maior do Guarujá, no litoral paulista. A grande faixa de areia branquinha e fina é banhada por um mar de águas claras. Há muitas ondas em grande parte da praia, com exceção do canto esquerdo, no local conhecido como Tortugas, onde o mar é mais calmo, ótimo para quem viaja com crianças. A Praia da Enseada tem, ainda, um grande calçadão, perfeito para caminhadas, passeios de bicicleta ou, somente, sentar e apreciar a vista do mar.

Melhores praias do Sul para ir em família

O Sul do Brasil tem praias lindas e paradisíacas que vale a pena conhecer, inclusive em uma viagem com a família. Veja quais são perfeitas para um passeio familiar:

Porto Belo (SC)

praias-para-familia-brasil

Praias para viajar com a família no Brasil. Foto: VisiteSantaCatarina

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de Porto Belo é um ótimo destino de praia para ir com a família. Além de uma variada oferta de atrativos e passeios, a cidade conta com duas praias perfeitas para quem procura um ambiente mais familiar para passar as férias: Perequê e Estaleiro. Ambas têm mar de águas calmas e cristalinas e boa infraestrutura para receber os turistas.

Praia da Lagoinha (Bombinhas-SC)

praias-para-familia-brasil

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Visite Bombinhas

A praia da Lagoinha, em Bombinhas, é uma das mais bonitas de Santa Catarina. A pequena faixa de areia é banhada por um mar calmo e transparente, com águas em tons esmeralda e turquesa, e as areias branquinhas são emolduradas por mata preservada. Para completar o cenário paradisíaco, há várias pedras na entrada da praia, onde se formam piscinas naturais repletas de peixinhos, perfeitas para quem viaja com crianças. O local também é ótimo para a prática do mergulho, tanto de superfície (snorkel) como de profundidade.

Praia da Lagoinha (Floripa-SC)

praias-para-familia-brasil

Praias para viajar com a família no Brasil. Foto: Fernando Hidalgo Molina

Florianópolis também tem uma Praia da Lagoinha que, igualmente à de Bombinhas, é indicada para ir com a família. Tranquila, é perfeita para quem procura por sossego para curtir o dia à beira-mar. A Praia da Lagoinha fica no extremo norte da ilha, entre a Ponta do Rapa e a Ponta da Lagoinha, e parece uma pequena enseada, protegida por costões. A pequena faixa de areia é compacta, ótima para caminhadas e, em seu entorno, há uma boa infraestrutura turística.

Melhores praias do Nordeste para ir em família

O litoral do Nordeste é o mais extenso do Brasil e, como não poderia ser diferente, tem várias opções de praias para ir com a família. A seguir, vamos te contar quais são as melhores:

Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)

Brasil

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Divulgação

Uma das mais famosas do Brasil, a praia de Porto de Galinhas também é excelente para quem programa uma viagem em família. O visual paradisíaco conquista a todos os viajantes, não importa a idade. E não é difícil entender o porquê. A praia tem águas mornas e cristalinas, piscinas naturais formadas por arrecifes e orla contornada por coqueiros. Localizada em Ipojuca, no litoral pernambucano, a praia tem uma vila bem servida por bares, restaurantes e hotéis, além de agências que promovem vários passeios.

Praia dos Carneiros (Tamandaré-PE)

Brasil

Praias para viajar com a família no Brasil. Foto: Vanessa Lima / Wikimedia Commons

Um verdadeiro paraíso do litoral de Pernambuco, a Praia de Carneiros tem uma longa faixa de areia, cercada por muitos coqueiros e banhada por um mar calmo, de águas mornas e cristalinas. Durante a maré baixa, várias piscinas naturais se formam na Praia dos Carneiros e podem ser visitadas a pé mar adentro. Localizada em Tamandaré, a cerca de 100 km de Recife, a praia tem ótima estrutura para receber os visitantes, o que permite passar o dia inteiro com tranquilidade.

Maragogi (Maragogi-AL)

Brasil

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

A principal atração da praia de Maragogi não é sua faixa de areia, mas as piscinas naturais formadas a poucos quilômetros da costa. Nelas, os turistas podem mergulhar entre corais ou apenas relaxar em meio a águas calmas em tons de azul turquesa. A praia serve como ponto de partida para os passeios até as galés ou taocas – como são conhecidas as piscinas naturais – e possui ótima infraestrutura turística, com várias opções de restaurantes, bares e hospedagens.

Praia do Forte (Mata de São João-BA)

Brasil

Foto: Glauco Umbelino / Wikimedia Commons

Localizada em Mata de São João, na Bahia, a Praia do Forte é outra ótima opção de praia para ir com a família no Nordeste. Assim como em Maragogi, a principal atração do destino são as belas piscinas naturais. Na Praia do Forte, você e sua família podem conhecer as piscinas naturais do Papa Gente, que ficam entre corais e abrigam várias espécies de peixes, ou as da Praia do Lord, acessíveis somente durante a maré baixa. Em seu entorno, há uma charmosa vila turística, muito bem equipada.

Pajuçara (Maceió-AL)

turismo com família

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Mario Roberto Durán Ortiz

Pajuçara é uma das praias mais conhecidas de Maceió, em Alagoas, e suas águas calmas atraem muitas famílias que querem curtir o mar com tranquilidade. Um de seus atrativos são, também, belas piscinas naturais, localizadas a 2 km da costa. Formadas por bancos de areia repletos de corais, elas têm águas transparentes, em tons de esmeralda e turquesa, e abrigam uma grande diversidade de peixes. A orla da praia é bem movimentada, tanto de dia como de noite, principalmente no calçadão.

Praia do Gunga (Roteiro-AL)

turismo com família

Foto: Otávio Nogueira

A Praia do Gunga é uma ótima opção de destino tanto para se hospedar com a família quanto para fazer um passeio bate-volta a partir de Maceió. Ela fica no município de Roteiro, a 43 quilômetros da capital alagoana. A praia tem visual paradisíaco, com uma longa faixa de areia cercada por coqueiros e banhada por um mar de águas cristalinas. Durante a maré baixa, a praia se encontra com a Lagoa do Roteiro, permitindo que o visitante desfrute  de água doce e água salgada no mesmo lugar.

Mundaú (Trairi-CE)

turismo com família

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Gustavo Albano

A Praia de Mundaú é um refúgio para quem quer se desligar do mundo para curtir as férias em família. Localizada em um pequeno vilarejo de pescadores de Trairi, em uma região paradisíaca do litoral cearense, a praia é belíssima, cercada por dunas e mangues. Entre seus atrativos estão várias trilhas pela Mata Atlântica, passeios de catamarã pelo mar e pelos manguezais, banhos no rio Mundaú e nas águas salgadas, passeios de buggy pelas dunas e mergulho entre corais.

Flecheiras (Trairi-CE)

turismo

Foto: Otávio Nogueira

Também em Trairi, a praia de Flecheiras é outra ótima opção de destino para viajar com a família no Ceará. Apesar de não ser uma das mais famosas do litoral nordestino, a praia é belíssima e tem vários atrativos, incluindo piscinas naturais excelentes para mergulho e flutuação com snorkel. Com águas cristalinas em tons de azul turquesa, elas ficam bem próximas à praia e podem ser acessadas sem a necessidade de realizar passeios de barco. A vila de pescadores que abriga a praia é bem tranquila e rústica.

Pipa (Tibaú do Sul-RN)

turismo

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Bjørn Christian Tørrissen

Pipa é a vila mais famosa de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, e tem praias belíssimas que atraem turistas de todo o mundo. Banhadas por águas mornas e cristalinas, as porções de areia são cercadas por paredões de falésias coloridas. Um verdadeiro paraíso para curtir com a família. Destacam-se a Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro e a Praia do Amor. Outra atração são as trilhas que levam a mirantes sobre as falésias multicoloridas. A vila, por sua vez, é bem estruturada e tem várias opções de restaurantes, bares e hospedagens.

Maracajaú (Maxaranguape-RN)

turismo

Praias para viajar com a família no Brasil. Foto: Maracajau Divers

A praia de Maracajaú fica em uma comunidade de mesmo nome no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal, no Rio Grande do Norte. Seu principal atrativo são as piscinas naturais localizadas a 7 km da costa, conhecidas como Parrachos de Maracajaú. Nelas há plataformas flutuantes que recebem os turistas, vindos dos passeios de barco, para praticar mergulho e nadar entre vários peixes. A vila também é um ótimo lugar para passar os dias em meio à tranquilidade e beleza de praias desertas.

Praia de Antunes (Maragogi-AL)

turismo

Melhores praias do Brasil para ir em família. Foto: Salinas Maragogi

Antunes é uma das praias mais estruturadas de Maragogi, em Alagoas, e, por isso, é uma ótima opção para quem não abre mão de serviços e comodidade para curtir as férias em família. Nela você encontra várias barracas de petiscos e bebidas e vendedores que alugam cadeiras e guarda-sóis. O visual de Antunes acompanha a beleza das demais praias de Maragogi, com mar em tons de verde esmeralda, areias claras e vários coqueiros no entorno da orla.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Angra dos Reis: atrações, onde ficar e quando ir

Artigo anterior

Onde se hospedar em Porto Seguro: melhores hotéis do destino

Artigo seguinte

Você pode gostar