Descubra todas as belezas que você pode encontrar nessa região privilegiada do litoral nordestino com nossas dicas sobre as melhores praias entre Recife e João Pessoa

Que tal montar um roteiro de viagem pelas melhores praias entre Recife e João Pessoa? Você pode conhecê-las através de uma viagem de carro pelo litoral nordestino ou se hospedar em um dos destinos e, a partir dele, fazer passeios para os outros belos lugares.

Extensas faixas de areias, cercadas por falésias e muitos coqueiros, formam praias belíssimas, banhadas por águas cristalinas e calmas. Em algumas delas é possível nadar em piscinas naturais ou se refrescar entre a água salgada do mar e a água doce dos rios que desembocam na orla.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, preparamos este post especial com dicas sobre as praias para conhecer entre Recife e João Pessoa. Há opções de lugares mais tranquilos, perfeitos para quem quer somente relaxar enquanto curte a praia. Assim como há porções de areia com mais estrutura e muito agito, ótimas para quem viaja com amigos.

O mar calmo dessa região favorece a prática de esportes náuticos, como mergulho, caiaque, windsurf e stand-up paddle. Além disso, algumas praias tem calçadões ótimos para caminhadas, principalmente ao entardecer, quando o pôr do sol oferece um maravilhoso espetáculo. 

Conheça as melhores praias entre Recife e João Pessoa

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post e descubra tudo que poderá encontrar nas melhores praias entre Recife e João Pessoa.

Casa Caiada

litoral nordestino

Foto: Wikimedia Commons

Pela proximidade do centro de Olinda, a Praia da Casa Caiada é uma das mais movimentadas de Pernambuco. Distante 10 km de Recife e 110 km de João Pessoa, essa praia tem areias grossas e douradas. O mar, por sua vez, tem águas claras e calmas, ótimas para a prática de esportes, como jet ski e caiaque.

Sua orla é cheia de grandes edifícios e cercada por um calçadão que costuma ficar repleto de pessoas caminhando ao entardecer. A Praia Casa Caiada é uma excelente opção para quem quer curtir o mar com bastante comodidade e próximo de tudo.

Maria Farinha

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Foto: Wikimedia Commons

Situada a 30 km de Recife e a 115 km de João Pessoa, a Praia Maria Farinha fica no município pernambucano de Paulista. Com águas claras e calmas, essa península está em uma região onde há tanto água salgada quanto doce, onde desemboca o Rio Timbó.

Cercada por coqueiros, a Praia Maria Farinha tem areias claras e é ótima para a prática de esportes náuticos, como windsurf, caiaque, mergulho e jet-ski. Na maré baixa, passeios de barco levam os turistas às caravelas – pequenos bancos de areia que surgem mar adentro e revelam lindas piscinas naturais, repletas de peixes.

Coroa do Avião

litoral nordestino

Foto: Divulgação

Uma ilhota na entrada do canal de Santa Cruz, no município de Igarassu, Coroa do Avião tem 560 metros de extensão e 80 metros de largura e fica bem próxima à costa. Ela está localizada a cerca de 50 km de Recife e a 103 km de João Pessoa.

Coroa do Avião tem areias claras, alguns coqueiros, um pouco de vegetação e um mar de águas calmas e cristalinas. E, apesar de pequena, a ilhota tem ótima estrutura para receber os turistas, com bares e quiosques.

Para ir até lá, você pode contratar um passeio de barco no cais de Nova Cruz, na praia do Forte Orange ou no cais de Maria Farinha. Ou ainda, durante a maré baixa, quando o mar recua cerca de 1000 metros na Praia da Gavoa, é possível caminhar até a ilhota.

Pitimbu

litoral nordestino

Foto: Divulgação

A cidade de Pitimbu fica a 65 km de João Pessoa e a 93 km de Recife, e é considerada a maior orla de todo o litoral paraibano, com 26 km de faixas de areia, 13 praias e 4 estuários. Atualmente, ela é uma das apostas do turismo no estado e tem ganhado reconhecimento dos viajantes, que se encantam com suas belezas naturais.

Entre as atrações de Pitimbu, destacam-se as piscinas naturais do Farol, localizadas a 1,5 km da orla da praia principal da cidade. Além disso, lá é possível percorrer uma trilha no mangue ou fazer passeios de quadriciclos por suas praias.

Tambaba

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

Outra bela região do litoral paraibano, a Praia de Tambaba é cercada por falésias coloridas, corais e formações vulcânicas que formam piscinas naturais incríveis. Não é por menos que está considerada uma das mais bonitas praias da Paraíba. Ela fica no município de Conde, a cerca de 30 km de João Pessoa e a 113,8 km de Recife.

Em Tambaba, o mar tem águas mornas e as areias são clarinhas. O ambiente é tranquilo e não há muito movimento de pessoas, ótimo para quem quer curtir a praia com muita paz. E, de tão sossegada, Tambaba possui uma área reservada para a prática do naturismo. Aliás, ela foi a primeira praia desse tipo no Brasil. Os dois ambientes são bem separados e os turistas que não praticam o nudismo podem aproveitar com tranquilidade a área aberta ao público em geral.

Coqueirinho

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Vizinha de Tambaba, a Praia de Coqueirinho compartilha da mesma beleza, porém com um pouco mais de agito. Mais frequentada por turistas, esta praia pode ficar bem movimentada aos finais de semana, mas é fácil entender porque tantas pessoas a procuram.

Com águas cristalinas, em tons de verde e azul, que contrastam com a brancura das areias, cercadas por muitos coqueiros, Coqueirinho tem um visual incrível. Para completar, há várias fontes de água doce e muitas rochas na praia. Localizada em Conde, esta praia paraibana fica a 30 km de João Pessoa e a 116 km de Recife.

Tabatinga

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Litoral nordestino: melhores praias entre Recife e João Pessoa. Foto: Marinelson Almeida / FLickr

Com visual paradisíaco, a Praia de Tabatinga é outra área de beleza exuberante em Conde, no litoral da Paraíba. Ela fica ao lado de Coqueirinho, a 30 km de João Pessoa e a 117 km de Recife, e é o destino perfeito para quem busca por tranquilidade.

Menos frequentada que a vizinha, Tabatinga tem uma extensa faixa de areia, mar calmo e cristalino e é cercada por falésias coloridas e muitos coqueiros. Lá você pode, ainda, escolher entre banhar-se em águas salgadas ou doces, isso porque há um rio que desemboca na praia. 

Viu quantos lugares incríveis para conhecer nesse trecho do litoral nordestino? As melhores praias entre Recife e João Pessoa garantem um roteiro incrível para fazer no próximo verão. Que tal?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

20 fotos de Porto de Galinhas para inspirar sua próxima viagem

Artigo anterior

Tarsila do Amaral para crianças: conheça a exposição imersiva em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar