Descubra todas as belezas que você pode encontrar nessa região privilegiada do litoral nordestino com nossas dicas sobre as melhores praias entre Recife e João Pessoa

Que tal montar um roteiro de viagem pelas melhores praias entre Recife e João Pessoa? Você pode conhecê-las através de uma viagem de carro pelo litoral nordestino ou se hospedar em um dos destinos e, a partir dele, fazer passeios para os outros belos lugares.

Extensas faixas de areias, cercadas por falésias e muitos coqueiros, formam praias belíssimas, banhadas por águas cristalinas e calmas. Em algumas delas é possível nadar em piscinas naturais ou se refrescar entre a água salgada do mar e a água doce dos rios que desembocam na orla.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, preparamos este post especial com dicas sobre as praias para conhecer entre Recife e João Pessoa. Há opções de lugares mais tranquilos, perfeitos para quem quer somente relaxar enquanto curte a praia. Assim como há porções de areia com mais estrutura e muito agito, ótimas para quem viaja com amigos.

O mar calmo dessa região favorece a prática de esportes náuticos, como mergulho, caiaque, windsurf e stand-up paddle. Além disso, algumas praias tem calçadões ótimos para caminhadas, principalmente ao entardecer, quando o pôr do sol oferece um maravilhoso espetáculo. 

Conheça as melhores praias entre Recife e João Pessoa

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post e descubra tudo que poderá encontrar nas melhores praias entre Recife e João Pessoa.

Casa Caiada

litoral nordestino

Foto: Wikimedia Commons

Pela proximidade do centro de Olinda, a Praia da Casa Caiada é uma das mais movimentadas de Pernambuco. Distante 10 km de Recife e 110 km de João Pessoa, essa praia tem areias grossas e douradas. O mar, por sua vez, tem águas claras e calmas, ótimas para a prática de esportes, como jet ski e caiaque.

Sua orla é cheia de grandes edifícios e cercada por um calçadão que costuma ficar repleto de pessoas caminhando ao entardecer. A Praia Casa Caiada é uma excelente opção para quem quer curtir o mar com bastante comodidade e próximo de tudo.

Maria Farinha

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Foto: Wikimedia Commons

Situada a 30 km de Recife e a 115 km de João Pessoa, a Praia Maria Farinha fica no município pernambucano de Paulista. Com águas claras e calmas, essa península está em uma região onde há tanto água salgada quanto doce, onde desemboca o Rio Timbó.

Cercada por coqueiros, a Praia Maria Farinha tem areias claras e é ótima para a prática de esportes náuticos, como windsurf, caiaque, mergulho e jet-ski. Na maré baixa, passeios de barco levam os turistas às caravelas – pequenos bancos de areia que surgem mar adentro e revelam lindas piscinas naturais, repletas de peixes.

Coroa do Avião

litoral nordestino

Foto: Divulgação

Uma ilhota na entrada do canal de Santa Cruz, no município de Igarassu, Coroa do Avião tem 560 metros de extensão e 80 metros de largura e fica bem próxima à costa. Ela está localizada a cerca de 50 km de Recife e a 103 km de João Pessoa.

Coroa do Avião tem areias claras, alguns coqueiros, um pouco de vegetação e um mar de águas calmas e cristalinas. E, apesar de pequena, a ilhota tem ótima estrutura para receber os turistas, com bares e quiosques.

Para ir até lá, você pode contratar um passeio de barco no cais de Nova Cruz, na praia do Forte Orange ou no cais de Maria Farinha. Ou ainda, durante a maré baixa, quando o mar recua cerca de 1000 metros na Praia da Gavoa, é possível caminhar até a ilhota.

Pitimbu

litoral nordestino

Foto: Divulgação

A cidade de Pitimbu fica a 65 km de João Pessoa e a 93 km de Recife, e é considerada a maior orla de todo o litoral paraibano, com 26 km de faixas de areia, 13 praias e 4 estuários. Atualmente, ela é uma das apostas do turismo no estado e tem ganhado reconhecimento dos viajantes, que se encantam com suas belezas naturais.

Entre as atrações de Pitimbu, destacam-se as piscinas naturais do Farol, localizadas a 1,5 km da orla da praia principal da cidade. Além disso, lá é possível percorrer uma trilha no mangue ou fazer passeios de quadriciclos por suas praias.

Tambaba

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

Outra bela região do litoral paraibano, a Praia de Tambaba é cercada por falésias coloridas, corais e formações vulcânicas que formam piscinas naturais incríveis. Não é por menos que está considerada uma das mais bonitas praias da Paraíba. Ela fica no município de Conde, a cerca de 30 km de João Pessoa e a 113,8 km de Recife.

Em Tambaba, o mar tem águas mornas e as areias são clarinhas. O ambiente é tranquilo e não há muito movimento de pessoas, ótimo para quem quer curtir a praia com muita paz. E, de tão sossegada, Tambaba possui uma área reservada para a prática do naturismo. Aliás, ela foi a primeira praia desse tipo no Brasil. Os dois ambientes são bem separados e os turistas que não praticam o nudismo podem aproveitar com tranquilidade a área aberta ao público em geral.

Coqueirinho

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Vizinha de Tambaba, a Praia de Coqueirinho compartilha da mesma beleza, porém com um pouco mais de agito. Mais frequentada por turistas, esta praia pode ficar bem movimentada aos finais de semana, mas é fácil entender porque tantas pessoas a procuram.

Com águas cristalinas, em tons de verde e azul, que contrastam com a brancura das areias, cercadas por muitos coqueiros, Coqueirinho tem um visual incrível. Para completar, há várias fontes de água doce e muitas rochas na praia. Localizada em Conde, esta praia paraibana fica a 30 km de João Pessoa e a 116 km de Recife.

Tabatinga

melhores praias entre Recife e João Pessoa

Litoral nordestino: melhores praias entre Recife e João Pessoa. Foto: Marinelson Almeida / FLickr

Com visual paradisíaco, a Praia de Tabatinga é outra área de beleza exuberante em Conde, no litoral da Paraíba. Ela fica ao lado de Coqueirinho, a 30 km de João Pessoa e a 117 km de Recife, e é o destino perfeito para quem busca por tranquilidade.

Menos frequentada que a vizinha, Tabatinga tem uma extensa faixa de areia, mar calmo e cristalino e é cercada por falésias coloridas e muitos coqueiros. Lá você pode, ainda, escolher entre banhar-se em águas salgadas ou doces, isso porque há um rio que desemboca na praia. 

Viu quantos lugares incríveis para conhecer nesse trecho do litoral nordestino? As melhores praias entre Recife e João Pessoa garantem um roteiro incrível para fazer no próximo verão. Que tal?

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

20 fotos de Porto de Galinhas para inspirar sua próxima viagem

Artigo anterior

Tarsila do Amaral para crianças: conheça a exposição imersiva em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar