Brasília tem tantos cartões-postais em uma mesma avenida, que faz com que o turista tenha a impressão de conhecê-la antes mesmo de chegar a cidade. Mas não deixe que isso afete seu julgamento, há muito mais o que se fazer além de conhecer os prédios do Eixo Monumental. Inclusive, há uma gama de restaurantes para todos os gostoso.

Em apenas uma hora é possível circular por todo o Eixo Monumental: Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK, nesses locais você poderá fazer diversas fotos lindíssimas da nossa capital federal. Depois de um dia inteira visitando a cidade, você precisa conhecer um, ou mais, restaurantes a altura de todos os lugares que visitou. Veja abaixo 7 sugestões de restaurantes para conhecer em Brasília:

Melhores restaurantes em Brasília

Trattoria Da Rosario

A Trattoria da Rosario é o restaurante certo para quem quer experimentar pratos saborosos da cozinha italiana em Brasília. Com 17 anos, o restaurante apresenta aos clientes receitas que combinam sabor, simplicidade e que se tornaram marca da casa.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Em 2013, quando completou 10 anos, a Trattoria Da Rosario lançou um cardápio especial formado pelos pratos mais pedidos em toda a sua trajetória. São massas, carnes e risotos que chamam a atenção pela beleza, e com certeza, pelo sabor também. Em outubro de 1993, Rosario Tessier chegou ao Rio de Janeiro, vindo da Itália, a convite do conterrâneo Maurizio Ruggiero, que junto com o sócio comprou O Enotrio, em Copacabana e o transformou no Vin Santo, com cardápio rico em massas, peixes e carnes.

Melhores restaurantes de Brasília para um roteiro gastronômico

Foto: Divulgação

Depois de um festival de comida mediterrânea no hotel Sheraton, o chef foi “descoberto” e convidado a ir para Brasília. Foi aí que a sua jornada começou na cidade, até chegar a Trattoria Da Rosario. Você pode ver mais dos pratos e saber mais sobre o restaurante acessando o Instagram da Trattoria.

Serviço

  • Endereço: 213/215 Edifício Fashion Park Bl. H, s/n, Brasília – DF
    Telefone: (61) 3248-1672

Mangai 

Nas redes sociais, o Mangai se intitula como “o maior restaurante de cozinha brasileira do país, representando João Pessoa, Natal, Brasília, São Paulo e Recife”. No momento, o site oficial do restaurante está em atualização, liberando apenas os serviços de todas as filiais. Mas, pelas redes podemos ter acesso a fotos e ao cardápio. Com isso, podemos ver que o restaurante oferece pratos belíssimos.

Logo de cara, os dois restaurantes de Brasília oferecem quatro opções de cardápio – o oficial, a carta de vinhos, o menu infantil e o de happy hour. O cardápio oferece as melhores combinações de comidas nordestinas, desde entradas, chapas com diversos tipos de carnes e frutos do mar, cuscuz, pão de mandioca (ou macaxeira) com vários recheios e pratos principais para compartilhar. Entre as opções estão três tipos de moqueca, três tipos de camarão, além do famoso baião de dois, entre outros.

Melhores restaurantes de Brasília para um roteiro gastronômico

Foto: Divulgação

Para quem curte uma tapioca, o restaurante também agrada, e muito! São duas páginas no cardápio com diversos tipos, divididos em “salgadas”, “fit” e “doces”. Isso tudo fora bebidas e sobremesas. Para saber mais, você pode acessar o Instagram do restaurante.

Serviço

  • Mangai Brasília – Lago
    Telefone: (61) 3252-0156
    Endereço: SCE Sul, s/n – Lote 2, Asa Sul
  • Mangai Brasília – Shopping ID
    Contato: (61) 99559.4373
    Endereço: Q SCN QUADRA 6 Bloco A,b,c, Via N2 

NAU Frutos do Mar

O site do NAU também estava em atualização até a publicação deste texto, porém, ao acessar o cardápio temos três opções: a cartilha de vinhos, o happy hour e o oficial. Um adendo interessante, é que na primeira página do cardápio o restaurante afirma que disponibiliza uma lista com os ingredientes de cada prato do cardápio para alérgicos e intolerantes, basta pedi-la ao garçom.

Se você curte um camarão, vai se jogar de cabeça nas entradinhas. Se você não gosta, não se preocupe, também pode aproveitar uma deliciosa casquinha de caranguejo, um pastel de bacalhau, entre outras opções sem camarão. Quem curte uma boa salada também não fica desamparado, o NAU oferece seis tipos com diversas combinações com frutos do mar, uma mais saborosa que a outra. 

Melhores restaurantes de Brasília para um roteiro gastronômico

Camarão sofisticado – salteados na manteiga com molho cremoso de nata e mostarda, queijo coalho e palmito Foto: Divulgação

Os pratos executivos se dividem de acordo com a proteína de preferência ou se a você prefere uma massa. Em seguida chegamos aos pratos para compartilhar, são quatro páginas nas quais você só precisa escolher o que mais te deu água na boca! Aos curiosos, você pode acessar o cardápio pelo Instagram do restaurante. Pelas redes sociais podemos ver que o NAU tem uma vista lindíssima além de um interior muito acolhedor.

Serviço

  • Telefone: (61) 3252.0155
    Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Asa Sul Trecho 2, Brasília

Oscar Restaurante

O restaurante fica dentro do hotel Brasília Palace, que foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local é cercado de um amplo jardim, com uma vista que te leva até as margens do lago Paranoá. O restaurante vai te apresentar diversas opções entre entradas, pratos principais, sobremesas e drinks. Assim como os outros restaurantes já citados, você pode solicitar pela carta de vinhos e há um segundo cardápio, mas este apenas para o café da manhã.

Melhores estabelecimentos para um roteiro gastronômico na capital federal

Sorrentino de banana da terra com camarões grelhados Foto: Divulgação

Inclusivo, o restaurante oferece pratos vegetarianos e veganos e a tradução de todos os itens para o inglês do lado direito do cardápio. A vista e a parte interna do restaurante também não deixam a desejar, o ambiente aconchegante, fino e com uma decoração impecável convida todos para um almoço ou um jantar observando a vista para o lado de fora.

Serviço

  • Endereço: SHTN Trecho 1 – Asa Norte, Brasília
  • Telefone: (61) 3306-9000

Rubaiyat Brasília

O restaurante é uma filial do famoso Figueira Rubaiyat, em Brasília. As carnes, que são a especialidade da casa, não vão te decepcionar. O restaurante fica às margens do Lago Paranoá e é ideal para refeições de negócios, comemorações com a família ou amigos.

O salão, todo em vidro, tem capacidade para acomodar 330 pessoas. As mesas na varanda são os lugares mais disputados pela vista e conforto que proporcionam. Integrado à natureza, as plantas no local, são todas nativas de Brasília para dar um toque especial ao ambiente.

Melhores estabelecimentos para um roteiro gastronômico na capital federal

Risoto de Funghi Silvestre Foto: Divulgação

No cardápio, duas sessões chamam a atenção. Os clássicos da casa, todos com peixes ou frutos da mar e um risoto de funghi que te deixa com água na boca; e as Carnes da Fazenda Rubaiyat, que fazem os olhos de quem gosta mesmo de uma bom corte de carne brilhar.

Serviço

  • Endereço: 1 Esportivo Sul, St. de Clubes Esportivos Sul, Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3443-5000

Taypá Sabores del Peru

Com um menu totalmente voltado para a culinária peruana, o restaurante agrada a todos que gostam do tempero do país. Quem não conhece, tem uma ótima oportunidade para experimentar algo diferente. O Taypá Sabores del Peru é o primeiro restaurante de comida peruana de Brasília, escolhido em 2011, pelo governo do Peru como o melhor restaurante peruano no Brasil.

Brasília está seguindo tendências, visto que a gastronomia mundial elegeu a comida peruana uma das melhores do mundo. O cardápio inclui delícias como “Pato Asiático” com pato, mel de gengibre, arroz ao curry e aspargos, e “Ceviche de Ostras” de ostras, com leite de tigre e pimenta sriracha, entre outros.

Melhores estabelecimentos para um roteiro gastronômico na capital federal

Polvo na Brasa Foto: Divulgação

O Taypá tem capacidade para 80 pessoas na parte interna e 30, na varanda, além do espaço reservado para fumantes. As reservas podem ser feitas em todos os dias da semana, exceto de sexta-feira a domingo.

Serviço

  • Endereço: St. de Habitações Individuais Sul QI 17 BI.G, Lj.208 – Lago Sul, Brasília
    Telefone: (61) 3248-0403

Saveur Bistrot

O restaurante do chef Thiago Paraiso já foi considerado duas vezes o melhor bistrô de Brasília pelo Correio Braziliense em 2018 e 2021. O Saveur Bistrot oferece uma experiência única desde a reserva até o último prato. Destaca-se por ser especializado em menu degustação, o restaurante recebeu indicações para Melhor Restaurante de Brasília em 2019 e 2021. Aberto de terça a sábado, é importante lembrar que o bistrô funciona exclusivamente com reservas.

Com 30 anos, o chef Thiago Paraiso passou por alguns restaurantes renomados até chegar onde chegou. São eles: o Le Vin (Brasília/Brasil), a Barrafina Tapas (Sydney/Austrália) e o Domaine de Chateauvieux (Satigny/Suíça), este último com duas estrelas no Guia Michelin. Desde 2016 comanda as casas do Grupo Saveur, onde recebeu indicações a Chef Revelação pelo Prêmio Encontro Gastrô, em 2017, e a Chef do Ano pela revista Veja Comer & Beber em 2018 e 2019.

Melhores estabelecimentos para um roteiro gastronômico na capital federal

Cupim assado com purê de mandioca e cenoura glaceada Foto: Divulgação

Além dos pratos a la carte, o restaurante oferece um menu degustação exclusivo em nove etapas com releituras de grandes clássicos da gastronomia brasileira, como sagu, feijoada, moqueca, churrasco, entre outros. O único adendo, importante para que ninguém se frustre, é que o menu é servido exclusivamente no jantar mediante reservas, deve ser iniciado até as 21h e exige a participação de todos na mesa. Outro menu degustação, que também exige a participação de todos na mesa, é o “Banco do Brasil”, no qual todos os pratos tem influência e ingredientes brasileiros.

Serviço

  • Telefone: (61) 99116-3211
    Endereço: SMDB Conjunto 10 Lote 1, Lago Sul. Brasília-DF
Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Calendário de Vacinação contra Covid em Fortaleza – 2022

Artigo anterior

Principal torneio de padel do Brasil chega ao Estado do Rio pela primeira vez

Artigo seguinte

Você pode gostar