Se você é um amante de vinho ou, mesmo que não goste da bebida, mas adora um tour histórico-cultural, saiba quais são as melhores vinícolas para conhecer no Brasil

Mais do que produtoras de vinho ou meras plantações de uvas, as vinícolas brasileiras são verdadeiros laboratórios em busca da melhor bebida.

Todos os processos são cuidadosamente pensados e realizados para garantir a qualidade de vinhos e champanhes produzidos por elas. E o resultado não poderia ser melhor: bebidas com reconhecimento nacional e internacional.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para os amantes de vinho e para aqueles que gostam de conhecer novos lugares, as vinícolas também são ótimos destinos de viagem. 

Tanto que as melhores vinícolas do Brasil transformaram suas sedes em verdadeiros complexos turísticos para receber esses viajantes.

A visita a estes lugares inclui tanto as extensas plantações de uva quanto suas fábricas. E, para quem aprecia um bom vinho, o final do tour é sempre a melhor parte, quando ocorre a degustação das melhores bebidas.

Se você é um amante de vinho ou, mesmo que não goste da bebida, mas adora um tour histórico-cultural, vale muito a pena incluí-las em seus planos de viagem.

Quer saber mais? Então, confira nossas dicas sobre as melhores vinícolas para conhecer no Brasil.

Essas são as 13 melhores vinícolas para conhecer no Brasil

É amante de um bom vinho ou ficou curioso para saber como essas deliciosas bebidas são produzidas? 

Veja, a seguir, as melhores vinícolas para conhecer no Brasil.

Vinícola Rio Sol – Lagoa Grande (PE) 

vinicolas Brasil

Foto: Divulgação

A Vinícola Rio Sol produz vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente. Localizada na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, a vinícola possui 120 hectares de área plantada de diversos tipos de uvas.

A Vinícola Rio Sol produz 2 milhões de uvas por ano, que são utilizadas para a fabricação das bebidas engarrafadas ali mesmo. 

É possível visitar toda a produção da Vinícola Rio Sol, em um passeio para lá de interessante. 

O local tem diferentes tipos de visitas disponíveis: Tradicional, tour por toda a fazenda, incluindo a fábrica de bebidas; Pôr do sol, para ver o espetáculo natural no Rio São Francisco; a Rota dos Vinhos, de Petrolina a Rio Sol; Turismo Pedagógico, para quem quer conhecer mais sobre os vinhos; e o Almoço na Rio Sol, com deliciosos pratos regados a muito vinho.

Vinícola Terrassos – Amparo (SP)

Melhores vinicolas do Brasil

Foto: Divulgação

A Vinícola Terrassos é outro lugar incrível para se conhecer. Encravada na Serra da Mantiqueira, na cidade de Amparo, produz vinhos especiais.

A altitude elevada da região e o clima ameno propiciaram à Vinícola Terrassos a possibilidade de fazer duas safras por ano, com uma qualidade única.

O tour pela Vinícola Terrassos dura cerca de 50 minutos e permite ao visitante conhecer mais da história dos vinhedos, das espécies cultivadas ali, bem como do processo de produção das bebidas. 

Além disso, quem visita a Vinícola Terrassos tem a oportunidade de degustar sete tipos de vinhos: Moscatel Branco Demi Sec, Máximo Tinto Seco, Máximo Tinto Demi Sec, Máximo Tinto Suave, Tinto Syrah 2015, Tinto 4 Estações Syrah/Máximo 2015 e Tinto 4 Estações Syrah 2016.

Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal (SP)

Melhores vinicolas do Brasil

Foto: Divulgação

Antes uma fazenda de café, a Vinícola Guaspari foi transformada e colocou Espírito Santo do Pinhal na rota dos vinhos de alta qualidade, com reconhecimento nacional e internacional. 

Além disso, a Vinícola Guaspari potencializou o enoturismo na região, ao abrir suas portas para a visitação do público, principalmente de amantes do vinho.

A visita guiada pela fazenda apresenta todo o processo de cultivo e colheita das uvas até a produção das bebidas. Ao final do tour, os visitantes são convidados a degustar quatro tipos de vinhos – dois da linha Vale da Pedra e dois da linha Vista.

Vinícola Góes – São Roque (SP)

Foto: Divulgação

A produção de uvas pela família Góes tem mais de um século. Eles foram os pioneiros no cultivo desta fruta em São Roque, no interior de São Paulo.

Hoje, a Vinícola Góes é uma importante produtora de vinho no Brasil. Tanto que, em 2003, inauguraram um Parque Enoturístico para contar sua história e mostrar como são produzidas as bebidas da marca.

O local conta com espaço para eventos, loja de vinhos, boutique de vinhos finos, o Restaurante Vale do Vinho, um Mini Shopping e música ao vivo.

A Vinícola Góes ainda oferece uma experiência incrível: participar de uma colheita de uvas ao luar. O evento ocorre a cada ano e termina com um jantar harmonizado.

Vinícola Thera – Bom Retiro (SC)

Melhores vinicolas do Brasil

Foto: Divulgação

A Vinícola Thera foi idealizada por um dos filhos de Therezinha Borges de Freitas que, junto com seu marido Manoel Dilor de Freitas, foi pioneira na produção de vinhos de altitude em Santa Catarina.

Hoje, a vinícola abre suas portas para quem quer conhecer mais sobre esse tipo de plantio de uvas e entender como é a produção dos vinhos da marca.

As visitas são guiadas por um sommelier e, após passarem por toda a vinícola, terminam com a degustação de quatro tipos de vinhos Thera.

No local, há uma pousada para quem quer ficar um pouquinho mais e aproveitar todos os encantos da fazenda e da vinícola.

Vinícola Terranova – Vale do São Francisco (BA)

Melhores vinicolas do Brasil

Foto: Divulgação

A Vinícola Terranova faz parte do Miolo Wine Group – o maior exportador de vinhos do Brasil – e foi inaugurada em 2001, no Vale do São Francisco, na Bahia.

Os vinhedos da propriedade são regados com as águas do Rio São Francisco e há duas colheitas por ano.

Para quem quer conhecer mais sobre a história do local e a produção dos vinhos, a Vinícola Terranova oferece um passeio encantador por todas as suas instalações, desde os vinhedos até a produção dos vinhos.

Família Geisse – Pinto Bandeira (RS) 

Melhores vinícolas do Brasil

Foto: Divulgação

Localizada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, a Vinícola da Família Geisse inovou no modo de plantio da uva, com a implantação do sistema de espaldeira. 

Atualmente, a Família Geisse mantém vinhedos em apenas 36 hectares – menos da metade da propriedade -, onde fica o melhor solo do local. Esse é o segredo da qualidade de seus vinhos.

Toda a produção pode ser visitada nos diferentes roteiros oferecidos pela Família Geisse. Há opções de passeios pelos vinhedos em carros 4×4 ou por caminhada. Assim como é possível visitar a propriedade apenas para degustar seus vinhos.

Vinícola Miolo – Vale dos Vinhedos (RS) 

Foto: Divulgação

Também pertencente ao Miolo Wine Group – o maior exportador de vinhos do Brasil, a Vinícola Miolo fica no Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha.

A área de 100 hectares de vinhedos produz 800 mil litros de vinho por ano, incluindo linhas especiais, como o Miolo lote 43.

Para conhecer a propriedade e todo o processo de produção de seus vinhos, é possível agendar uma visita guiada. Além de visitar os vinhedos, o tour mostra a fábrica e permite degustar alguns dos melhores vinhos produzidos ali.

Casa Valduga – Vale dos Vinhedos (RS) 

Foto: Divulgação

A tradição da Casa Valduga vem de mais de 140 anos e a qualidade de seus vinhos é reconhecida tanto no Brasil quanto em outros países.

Criada e mantida pela Família Valduga, a vinícola investiu no enoturismo e abriu sua propriedade para os amantes do vinho conhecerem mais de sua produção.

O primeiro complexo enoturístico do Brasil fica na Vinícola Casa Valduga. Lá, além de visitar todo o processo de produção, é possível ver as caves subterrâneas. 

O local conta com restaurante e uma pousada, caso o visitante queira aproveitar mais o tempo por lá

Peterlongo – Garibaldi (RS) 

Foto: Divulgação

Localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Vinícola Peterlongo tem mais de 100 anos de história na produção dos vinhos e espumantes Peterlongo.

A visita à vinícola é um passeio muito agradável. Para começar, sua sede fica em uma construção semelhante a um castelinho.

O tour mostra todos os seus vinhedos, passa por um museu – onde estão expostos tanques de fermentação e maquinários -, atravessa o túnel histórico – antigo depósito das bebidas – e termina com a degustação dos vinhos Peterlongo.

Salton – Vale do Rio das Antas (RS)

Foto: Divulgação

Uma das mais antigas vinícolas do Brasil, a Salton fica no Vale do Rio das Antas e é a principal atração para quem decide percorrer este roteiro turístico.

Mais do uma vinícola, é um complexo enoturístico idealizado para encantar quem passar por ali,

O prédio principal impressiona logo de cara, com sua arquitetura majestosa. Os lindos jardins em seu entorno completam o visual belíssimo. 

A Vinícola Salton oferece o tour tradicional por todas as suas instalações, assim como roteiros mais exclusivos.

Casa Geraldo – Andradas (MG) 

Foto: Divulgação

A Vinícola Casa Geraldo tem mais de 30 anos de produção de vinho e fica no município de Andradas, em Minas Gerais.

Hoje, conta com toda infraestrutura para receber visitantes que queiram conhecer mais sobre sua história e processo de fabricação das bebidas.

A Casa Geraldo oferece um tour completo por suas instalações, que incluem também um restaurante, um bar vip, sala de degustações e o Templo do Vinho, uma loja onde podem ser adquiridos os melhores produtos da vinícola.

Vinícola Serra das Galés –  Paraúna (GO)

Foto: Divulgação

Localizada em Paraúna, em Goiás, a Vinícola Serra das Galés produz 600 toneladas de uvas por ano para produção de vários produtos, entre eles os vinhos Cálice de Pedra. 

O nome da linha de vinhos homenageia o principal monumento natural da cidade, a Pedra do Cálice.

A Vinícola Serra das Galés permite a visitação de toda sua estrutura, desde os vinhedos até a fábrica. A melhor época para conhecer a plantação de uva é entre os meses de junho e julho.

Gostou das nossas dicas sobre as melhores vinícolas para conhecer no Brasil? Então, não espere para visitar estes lugares incríveis!

Leia também:

» O melhor da região vinícola da Serra Gaúcha
» Bairro italiano em Jundiaí tem vinícolas, boa gastronomia e paisagens incríveis
» Argentina: Zuccardi é eleita melhor vinícola do mundo
» 20 melhores vinícolas para conhecer ao redor do mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Campos floridos para viajar com o seu amor pelo Brasil

Artigo anterior

11 bate e volta para fazer saindo de Maceió

Artigo seguinte

Você pode gostar