México – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para o México? Confira nossas dicas sobre os lugares para conhecer no país, seus principais pontos turísticos e passeios que não podem ficar de fora de seu roteiro de viagem pelo México

Das praias paradisíacas do Caribe às antigas ruínas e sítios arqueológicos únicos, o México tem muito para ver e fazer. Um país com uma rica herança cultural, cheio de destinos interessantes e que reserva grandes cenários aos seus visitantes é, com certeza, um lugar para se ter nos planos de viagem.

E se esse é o caso, este post é para você! Preparamos um guia completo sobre o México, com dicas sobre seus principais pontos turísticos, lugares para ir e passeios imperdíveis. Aqui, você encontrará todas as informações para montar um roteiro de viagem espetacular por este país da América do Norte.

Prepare-se para viver experiências inesquecíveis em solo mexicano, seja admirando a natureza exuberante do país, explorando sua diversidade cultural ou experimentando de sua deliciosa gastronomia. E, claro, fique ligado nas nossas dicas de viagem para não esquecer nenhum documento obrigatório para entrar no México. Confira, a seguir!

Principais pontos turísticos do México

Começando pelos pontos turísticos mais famosos do México, destacamos aqueles que ajudam a entender não só a história do país, mas também sua formação e natureza. E o mais interessante é que você pode entender o passado mexicano tanto em seus museus como em seus sítios arqueológicos ao ar livre, encravados na mata, uma experiência incrível!

Chichén Itzá

Pontos turísticos do México
Pontos turísticos do México: Chichén Itzá – Foto: Filip Gielda/Unsplash

Antiga capital do povo maia, Chichén Itzá é hoje um dos principais pontos turísticos do México e fica na península de Yucatán. As ruínas da cidade é um importante marco da história do país e uma das novas maravilhas do mundo. Geralmente, agências e empresas de turismo organizam passeios com guias para os turistas entenderem melhor cada cantinho desse lugar incrível do México, bem como a cidade funcionava, suas curiosidades e detalhes.

Museu Nacional de Antropologia

A visita ao Museu Nacional de Antropologia leva os viajantes ao tempo em que as civilizações pré-hispânicas dominavam o continente americano. O acervo tem peças sobre os povos astecas e maias, além de cenários que reproduzem o modo de viver das antigas civilizações da Mesoamérica. Há  salas divididas em arqueologia e etnografia que, além de tratarem dos povos maia e asteca, também relacionam-se aos povos toltecas e à civilização teotihuacana, que vivia nas famosas Pirâmides de Teotihuacán. 

Ruínas de Tulum

Ruínas de Tulum, no México
Ruínas de Tulum, no México – Foto: Kaan Kosemen/Unsplash

Tulum é um dos mais importantes sítios arqueológicos maia do México e, claro, está na lista dos pontos turísticos para visitar no país. Localizado em Quintana Roo, as ruínas de Tulum não tem pirâmides grandiosas ou construções gigantescas, mas é famosa por conta de sua localização. Elas ficam em frente a uma praia belíssima, com águas azul turquesa, e formam um cenário perfeito para fotografias com o contraste das ruínas com o mar. 

Castelo de Chapultepec

Pontos turísticos no México
Pontos turísticos no México: Castelo de Chapultepec – Foto: Obed Hernandez/Unsplash

Outro ponto turístico do México, o Castelo de Chapultepec é um belo palácio onde funciona o Museu Nacional da História Mexicana. Ele fica na Cidade do México e se destaca em uma colina em meio a enorme área verde do bosque Chapultepec. O local foi usado por reis e presidentes no passado. Atualmente, o Castelo de Chapultepec preserva a história em sua arquitetura e decoração. Além disso, fica em uma das maiores áreas verdes urbanas da América Latina.

Palácio de Bellas Artes

O Palácio de Bellas Artes é um dos ícones da Cidade do México, sendo um dos mais lindos edifícios urbanos do país. Ele foi construído durante as celebrações da independência mexicana em 1934 e, antes, era chamado de Palácio de Artes Plásticas. O palácio foi o primeiro espaço dedicado à arte em todo o país e pode ser admirado tanto por dentro quanto por fora: possui belos jardins, uma linda fachada, escadarias incríveis e painéis que decoram os corredores.

Riviera Maya

Riviera Maya, um dos pontos turísticos do México
Riviera Maya, um dos pontos turísticos do México – Foto: Sylvia Kania/Unsplash

E para finalizar a lista de principais pontos turísticos do México temos a Riviera Maya. Um verdadeiro paraíso do litoral mexicano, essa é uma das regiões mais visitadas da América Latina, se estendendo por mais de 100 km e abrigando vários destinos incríveis. Nela estão, por exemplo, lugares como Cozumel, Cancún, Playa del Carmen, Isla Mujeres e Puerto Morelos. Em todos eles há praias e ilhas paradisíacas com águas cristalinas e faixas de areias brancas perfeitas para dias de relaxamento à beira-mar.

Lugares para ir no México

O território mexicano é muito diverso, com cenários que vão das praias entre o Pacífico e o Golfo do México a paisagens com montanhas, desertos e selvas. Para completar, suas cidades são locais incríveis, onde a cultura e a gastronomia conquistam todos que as visitam. E, a seguir, selecionamos os lugares que merecem estar no seu roteiro de viagem pelo México.

Cancún

Cancún, um dos lugares para ir no México
Cancún, um dos lugares para ir no México – Foto: Naturaleza/Unsplash

É difícil falar de uma viagem ao México sem mencionar Cancún. Um dos principais destinos turísticos do mundo, este lugar do caribe mexicano tem praias paradisíacas que você precisa conhecer. A cidade fica no estado de Quintana Roo e é um dos lugares mais visitados do México o ano todo. Lá há várias redes de hotéis e resorts all inclusive incríveis para os mais diferentes gostos e orçamentos, além de inúmeras atrações.

Cidade do México

Capital mexicana
Visite a capital do México – Foto: Diego Delso/Wikimedia Commons

A Cidade do México é uma das maiores metrópoles do mundo e atrai pessoas de todo o mundo pela diversidade do turismo que oferece. Nela, você encontrará, por exemplo, as imponentes Pirâmides de Teotihuacán e poderá conferir produções artísticas grandiosas.Ou seja, é um dos lugares do México tanto para quem gosta de turismo histórico quanto para quem prefere roteiros ligados à arte. Além disso, tem atrações relacionadas a entretenimento, gastronomia e compras.

Playa del Carmen

Playa del Carmen
Lugares para ir no México: Palya del Carmen – Foto: Jorge Fernandez Salas/Unsplash

A cerca de 70 km de Cancún, Playa del Carmen é mais um dos lugares que vale a pena conhecer no México. A cidade tem ótima estrutura e, diferentemente do destino vizinho mais badalado, oferece tranquilidade para curtir suas belas praias. Conhecida apenas como “Playa”, ela tem ótimos hotéis, beach clubs, restaurantes e muitas lojinhas. Além disso, tem praias perfeitas para mergulhos em águas cristalinas ou apenas para curtir os dias à beira-mar.

Puerto Vallarta

Lugares no México: Puerto Vallarta
Lugares no México: Puerto Vallarta – Foto: Lisa Andres/Flickr

Já no estado de Jalisco, você encontrará Puerto Vallarta, uma antiga vila de pescadores que se tornou um dos lugares mais famosos do México. Trata-se de uma baía com mar azul safira onde as águas são calmas e mornas o ano todo, perfeita para quem gosta de praia. Para se ter uma ideia, mesmo nos meses de inverno, a temperatura na cidade não fica abaixo dos 20ºC. Além disso, Puerto Vallarta é cercada por uma grande área de mata preservada, onde há cachoeiras e piscinas de águas termais.

Passeios imperdíveis no México

Por fim, inclua em seu roteiro de viagem pelo México os passeios que permitam explorar diferentes áreas do país, como os tours pelos sítios arqueológicos, por exemplo. Eles são uma ótima forma de conhecer os principais pontos turísticos do país, bem como lugares famosos que guardam histórias incríveis, como as Pirâmides de Teotihuacán.

Ônibus panorâmico hop-on hop-off na Cidade do México

Passeios no México
Passeio de ônibus na Cidade do México – Foto: Janramwill/Wikimedia Commons

Uma das melhores formas de conhecer a Cidade do México é a bordo dos ônibus panorâmicos hop-on hop-off. Práticos e eficientes, eles permitem ver um pouquinho de tudo da capital mexicana, percorrendo rotas que passam por seus principais pontos turísticos. Além disso, como têm preços acessíveis, são um modo barato de visitar vários lugares da Cidade do México e você pode escolher em quais paradas quer descer e subir ao longo do dia. 

Xcaret

Xcaret
Passeios no México: Xcaret – Foto: Occidental at Xcaret Destination/Booking

O Xcaret é um dos passeios imperdíveis do México para quem gosta de emoção e aventura, sendo uma ótima opção também para quem viaja em família. Localizado a 60km de Cancún e a apenas 6 km de Playa del Carmen, o parque oferece várias atividades, que incluem um rio subterrâneo, um zoológico, vários aquários, piscinas e rios de águas cristalinas. Além disso, lá é possível fazer mergulho com escafandro, nadar com golfinhos e tubarões.

Pirâmides de Teotihuacán

Pirâmides de Teotihuacán
Dicas de passeios no México: Pirâmides de Teotihuacán – Foto: Edgar Cavazos/Unsplash

Há vários sítios arqueológicos no México e uma das melhores formas de conhecê-los é através de passeios organizados por agências de turismo. Um deles é o que leva às Pirâmides de Teotihuacán e oferece uma incrível viagem pela cultura e história daquele povo. O sítio arqueológico de Teotihuacán fica a 45 km de Zócalo e é Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco. Entre suas principais atrações estão a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua, a Calzada de los Muertos e o Templo de Quetzalpapálotl.

Rio Secreto

Dicas de viagem no México
Dicas de viagem no México: Rio Secreto – Foto: Rio Secreto/Divulgação

Por último, o passeio ao Rio Secreto é uma das melhores experiências para se ter no México. Esta é uma atração que permite explorar uma das maravilhas naturais da península de Yucatán: um parque subterrâneo que esconde cenários incríveis, com estalactites e estalagmites únicas formadas há milhões de anos. Mas não é só isso, o Rio Secreto permite visualizar uma paisagem subaquática exótica, com sua água cristalina e diversidade de peixes coloridos, em nados, flutuações e mergulhos.

Dicas de viagem no México

Viagem ao México: dicas
Viagem ao México: dicas – Foto: Michelle Raponi/Pixabay

Ao planejar sua viagem ao México, além de escolher os pontos turísticos e lugares para incluir no roteiro, é preciso se atentar também aos documentos obrigatórios para ingresso no país e dicas sobre o clima local, por exemplo. Desta forma, sua experiência em solo mexicano será completa e sem imprevistos desagradáveis.

Primeiramente, saiba que turistas brasileiros que viajam ao México precisam de visto para entrar no país. Quem tem o visto americano pode viajar para destinos mexicanos sem a necessidade de tirar um novo visto local. Além disso, é necessário portar outros documentos obrigatórios para entrar no México, como reservas nos hotéis, meios financeiros de se manter no país e passagem aérea de retorno ao Brasil. 

Saiba também que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade no México. Portanto, se você deseja alugar um carro, não se esqueça de levá-la. Em território mexicano, a língua oficial é o espanhol, porém estabelecimentos turísticos costumam ter atendentes que falam também inglês.

Melhor época para viajar para o México

Cancún
Melhor época para viajar ao México – Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

Antes de definir a data da sua viagem ao México, é importante que você pesquise sobre o clima no país. Nossa primeira dica sobre o assunto é considerar que no México, que está no hemisfério norte, as estações do ano seguem o calendário oposto ao do Brasil. Ou seja, quando é verão por aqui, lá é inverno e vice-versa.

Apesar disso, a Cidade do México não apresenta grandes variações de temperatura ao longo do ano, mas durante o dia os termômetros podem ir de 0°C a 22°C. Mesmo no verão as manhãs e noites costumam ser frias na capital mexicana. Porém, no meio do dia a temperatura sobe, por isso é importante sair com roupas em camadas.

Quanto à incidência de chuvas, o período com temperaturas mais baixas é também o mais seco, quando praticamente não chove. O inverno no México vai de dezembro a fevereiro e a temperatura máxima diária não ultrapassa os 9ºC, sendo que o mês mais frio é janeiro quando as temperaturas ficam entre -5 °C e máxima de 4 °C, em média.

Em contraponto, o verão no México tem temperaturas altas, em alguns momentos, com calor excessivo. A temperatura máxima média diária costuma ficar acima dos 25ºC, sendo que o mês mais quente é julho, quando as temperaturas alcançam os 31ºC. O verão, que vai de junho a agosto, também é marcado por muitas chuvas, mas nada que atrapalhe a viagem. 

A primavera, que vai de março a maio, e o outono, setembro a novembro, são estações de transição e, portanto, períodos agradáveis para viajar ao México. Há menor incidência de chuvas e as temperaturas são amenas. Além disso, é baixa temporada nos destinos mexicanos e, portanto, os preços dos serviços turísticos são mais acessíveis. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima