O que fazer à noite em Belo Horizonte: Dicas de lugares diferentes para sair 

Atualizada em:

Belo horizonte, em Minas Gerais, é uma cidade rodeada pela Serra do Curral com belíssimas montanhas, paisagens convidativas e lugares para sair. A vida noturna na metrópole é o motivo de seu título informal de “a capital brasileira dos bares”

A capital mineira, também chamada carinhosamente de BH, tem clima ameno com  média de 22º de temperatura. Não faltam opções de passeios e lugares diferentes para ir, tanto de dia, quanto nas animadas noites belo-horizontinas. Na parte urbana, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e da Praça da Liberdade se destacam pela beleza e história.

A hospedagem na cidade é um bom custo benefício, além da culinária mineira, que é um destaque a parte. O município faz juz ao apelido carinhoso “Minas Gerais a cozinha do Brasil”, com seus deliciosos festivais gastronômicos. O Comida di Buteco acontece entre abril e maio, onde dezenas de bares e botecos preparam pratos e quitutes especiais para votação do público. 

Lugares diferentes para sair em Belo Horizonte – Dicas de BH

o que fazer a noite em belo horizonte
Foto: Wikimedia Commons

O Ateliê Wäls é o maior e mais completo barrel room da América Latina e fica localizado em meio às montanhas. O espaço conta com restaurantes, adegas, lojas, escritórios e 21 torneiras de chopp, onde 10 são cervejas exclusivamente produzidas no próprio ateliê. Aos amantes de cerveja, este passeio se torna ainda mais especial. O ateliê se localiza no bairro Olhos D’água.

O Mercado da Boca fica ao lado de BH, no Jardim Canadá. Um dos primeiros food halls do Brasil com segmentos diferenciados de alimentação, bebidas e lazer. Inspirado no tradicional Mercado da Ribeira, é um espaço para exploração de novos sabores e aromas, ideal para qualquer tipo de visitante, seja em grupo, família ou sozinho.

A Igreja de São Francisco de Assis, ou Igrejinha, é um ponto turístico convencional, porém não pode passar despercebido. Considerada a obra-prima do Conjunto da Pampulha, projetada por Niemeyer na década de 40, a igrejinha tem em seu interior a Via-Sacra, composta por 14 painéis de Cândido Portinari, com  azulejos azuis e curvas acentuadas. Localizada às margens da Lagoa da Pampulha, é possível avistar o Estádio do Mineirão do local. 

O Museu da História da Inquisição fica no bairro Ouro Preto, sendo o único no Brasil que aborda este tema. Através de réplicas de instrumentos, roupas de época, painéis e pequenas preciosidades, conta-se a história de um período sombrio de perseguições religiosas. Lá são encontradas pinturas, gravuras, exposição de documentos, livros e objetos antigos do século XVI a XIX. As visitas são guiadas e ocorrem de 2ª a 6ª feira das 10h às 16h, e no domingo e feriados, das 10h às 15h.

Restaurantes diferentes para conhecer em BH – Onde comer em Belo Horizonte

restaurantes diferentes
Foto: Divulgação

O Birosca S2 é um belíssimo bistrô localizado no bairro de Santa Teresa, tradicionalmente boêmio, com cardápio variado. A panqueca recheada com queijo de cabra tem grande destaque. O local é procurado por casais que querem curtir uma noite romântica, aproveitando uma deliciosa refeição, ao som agradável de um piano. 

O Café com Letras é uma mistura de  restaurante, café, jazz club e livraria, no bairro Savassi. Reunindo uma culinária fantástica, com opções veganas, música instrumental, excelente carta de vinhos, livros e eventos literários. O prato mais conhecido é o risoto de camarão com abóbora, uma opção bastante  apreciada entre os clientes. 

Domenico Pizzeria Trattoria é uma tradicional pizzaria Italiana, que fica em uma belíssima casa, tombada pelo patrimônio histórico, com dois ambientes, mesas de madeira e fotos da Itália espalhadas pelas paredes. Com um cardápio extremamente delicioso, variado e muitas opções de bebidas. O local fica no Bairro Savassi, aberto de segunda a sexta das 18h às 22h e Sábado-domingo: 12h às 15h30 e 18h às 22h.

O restaurante Dona Lucinha, leva o nome da salgadeira do interior de Minas Gerais, que trouxe para BH o melhor da tradicional comida mineira. Para manter a qualidade da deliciosa comida de interior, as panelas são todas de ferro e pedra-sabão, aumentando ainda mais o sabor apetitoso da couve refogada, do angu, da galinhada e muito mais. Local muito frequentado por famílias aos finais de semana. 

O que fazer à noite em Belo Horizonte – Onde sair em BH?

Belo Horizonte
Foto: Divulgação

Para quem está querendo passear a noite sem destino certo, visitar a Savassi é uma ótima ideia. Localizada na zona Centro-Sul, é uma das regiões mais frequentadas por turistas e moradores que buscam lazer e diversão. O espaço tem grandes quantidades de bares, restaurantes, boates e casas noturnas onde é possível fazer de tudo, desde tomar uma cerveja e bater um bom papo, até dançar a noite toda e curtir um show ao vivo.

O Edifício Maletta é o centro boêmio mais frequentado de Belo Horizonte. O edifício foi fundado em 1957 e a sua varanda reúne grande variedade de bares e restaurantes com a tradicional comida de boteco, lanches,  hambúrgueres, cervejas, drinks e opções veganas e vegetarianas. É possível encontrar também livros em sebos, roupas e acessórios nos brechós e até discos de vinil. O Maletta fica na esquina das ruas da Bahia e Augusto de Lima.

O Jack Rock Bar foi inspirado no clássico “The Jack”, da banda australiana AC/DC e o ambiente é totalmente estilizado. O Jack foi eleito pela revista VEJA BH como a casa de “Melhor Música Ao Vivo” da cidade em 2011 e 2012, merecendo destaque na lista de lugares para sair à noite em BH. A casa possui mesa de sinuca, sushi lounge e telão no salão, onde acontecem os shows. O bar está localizado no bairro dos Funcionários e funciona de quarta a sábado das 21h às 4h. Aos domingos e segundas, está aberto das 19h às 4h.

A DDuck é uma das boates mais frequentadas na região da Savassi, muito apreciada pelo público LGBT. Com uma programação diferenciada, cada dia da semana tem um estilo musical, variando entre pop, funk, eletrônica e até karaokê para o público cantar. Os valores de entrada variam de acordo com a programação. O estabelecimento localiza-se no Savassi e funciona de quarta a sábado das 23:30 às 5:30h.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima