Em uma viagem de carro por Minas Gerais é possível conhecer receitas que vão encantar os viajantes que apreciam o bom turismo gastronômico

Há destinos que são capazes de nos conquistar, entre outros motivos, pelo estômago, como é o caso de Minas Gerais. O estado, além de atrair diversos turistas pela história, cultura e ecoturismo, também chama a atenção por sua saborosa culinária. Não há quem resista às delícias mineiras, que consolidam e complementam ainda mais as rotas gastronômicas pelo Brasil

A lista de comidas típicas do estado é extensa e os viajantes podem aproveitar uma viagem de carro para provar os pratos típicos que cada município oferece, percorrendo caminhos e explorando diversos temperos. 

Comidas típicas de Minas Gerais 

10 comidas típicas para provar em uma viagem de carro por Minas Gerais

Foto: Pixabay

Muitos viajantes que têm a oportunidade de conhecer Minas Gerais são atraídos justamente pela culinária. E não há dúvidas que essa farta e saborosa gastronomia se tornou um símbolo do estado. Afinal, quem nunca ouviu falar sobre o autêntico pão de queijo mineiro? É uma receita desenvolvida no século 18, resultado das sobras dos queijos produzidos na região. Aperitivo para ocasiões especiais, era símbolo de hospitalidade e sempre acompanhava um bom café. 

Esta e outras histórias podem ser descobertas durante uma viagem de carro por Minas Gerais. Para quem chega pelo aeroporto da capital, uma dica é procurar uma locadora de automóveis. Por meio do aluguel de carros em Belo Horizonte, os turistas podem trilhar seu próprio roteiro e conhecer melhor cada uma das receitas que reforçam a culinária mineira. 

A Localiza, por exemplo, está disponível na capital e em muitos outros estados – até mesmo para quem deseja realizar uma rota interestadual. Desta maneira, os viajantes podem ter a liberdade de decidirem seu roteiro e seus cardápios. E para auxiliar, separamos dez comidas típicas de Minas Gerais que você não pode deixar de provar durante uma viagem. Confira!

Frango com quiabo

Trata-se de um ensopado de frango junto com quiabo. Apesar do vegetal não ser preferência de muitos, combina muito com essa receita. Com o tempero sendo um dos protagonistas, a comida carrega ervas e especiarias únicas. Um acompanhamento considerado obrigatório para o prato é a farinha de mandioca. 

Esse prato, que é um dos mais tradicionais de Minas Gerais, não é feito com qualquer tipo de frango. A receita original exige o frango caipira, ingrediente clássico na culinária do estado. Apesar de ser uma receita mais simples, é importante que ela seja feita da maneira correta.

Frango ao molho pardo

O frango é realmente um ingrediente tradicional no estado e o frango ao molho pardo é mais uma das receitas apreciadas pelos turistas que visitam Minas Gerais. O prato, também conhecido como galinha de cabidela, carrega toda uma tradição. No entanto, há quem não se atraia muito pelo seu modo de preparo:  isso porque o molho é feito com o sangue da própria ave. 

As galinhas são abatidas com um corte no pescoço e possuem seu sangue coletado, para que seja misturado com vinagre, a fim de que ele não coagule. Desta forma, é preparado o molho pardo, onde o frango será banhado e cozido. O preparo em si pode não ser um dos mais atraentes, mas o resultado com certeza é incrível. 

Tutu à mineira

Um domingo em Minas Gerais só é completo com um saboroso um tutu à mineira. O feijão preto – ou roxo – cozido e temperado é batido no liquidificador ou na mão. Depois, retorna para a panela, onde é misturado com a farinha de mandioca ou de milho até atingir uma consistência mais pastosa. 

Tradicionalmente, a receita é servida em travessas ou panelas de barro e com finalizações que também remetem à imagem mineira, como cheiro verde, torresmo e ovos cozidos. 

Feijão tropeiro

Esta é uma herança do período colonial de quando os tropeiros faziam longas viagens e acrescentavam carnes, ovos e farinhas de mandioca ao feijão cozido. Esta é uma receita que, aos poucos, foi ganhando o Brasil. Contudo, Minas Gerais ainda guarda uma relação afetiva com o prato.

A relação é tão forte que, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, os torcedores preferem apreciar a receita na forma tradicional. Além disso, os cozinheiros que a preparam no Gigante da Pampulha fazem isso há mais de 30 anos. É ou não é uma verdadeira paixão pela comida?

Leitão à pururuca

Impossível ir a Minas Gerais e não aproveitar este, que é um prato considerado obrigatório para provar quando se visita o estado. Sim, estamos falando de um dos quitutes mais pedidos pelos turistas nos restaurantes: leitão à pururuca. 

O leitão é temperado e assado com pele. Após sua superfície ser resfriada com gelo, a carne é inserida em óleo extremamente quente. Este procedimento se repete até que a pele fique cheia de bolhas e crocante.  

Bambá de couve

Tradicional de Ouro Preto, o bambá de couve conta com o fubá de milho como a base de sua receita. Mais uma vez, é um prato que contém significativa importância histórica. Antigamente, escravos aproveitavam o resto do mingau de fubá da casa grande e, para ficarem saciados, incrementavam com couve rasgada, pé e orelha de porco. 

O formato da couve continua sendo um dos itens que reforçam essa história e que caracterizam o verdadeiro bambá. Com o passar dos anos, o que mudou foi a proteína, com pé e orelha de porco dando lugar à linguiça, por exemplo. 

Vaca-atolada

Também com origem colonial, é uma iguaria que usava ingredientes raramente utilizados pela elite da sociedade. E, assim como a bambá de couve, contou com algumas mudanças na proteína, com melhores cortes de carne sendo usados para a receita. 

O prato, atualmente, conta com suculentos pedaços de costela bovina, que é cozida por horas. Depois, é acrescentada a mandioca, que deixa a receita inigualável. O caldo, que engrossa com a adição da mandioca, e a carne que desmancha na boca, ganhou a atenção dos visitantes e se espalhou pelo Brasil.

Doce de abóbora

Abrindo a lista de doces, o doce de abóbora é apreciado em diferentes versões, sempre contando com ingredientes frescos. Ainda não se tem certeza do estado de origem da iguaria, mas a disputa ocorre entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

De qualquer maneira, é facilmente encontrado em todas as cidades mineiras e em diversos formatos: em compota, cristalizado, em pedaços, bolinhas, puro, com coco e com cravo. 

Ambrosia

Um doce leve e simples de preparar, mas que não deixou de ser um dos queridinhos no quesito sobremesa mineira. A receita conta com leite, ovos, açúcar, casca de limão, cravo e canela. 

Todos os ingredientes são levados ao fogo e cozidos. Depois de frios, são levados à geladeira. E assim é preparada a ambrosia, que também é possível encontrar em restaurantes e lojas de lembrancinhas. Afinal, levar a ambrosia para casa transforma a viagem de Minas Gerais em uma doce lembrança.

Doce de leite

Não tem como não finalizar essa lista sem o tradicional doce de leite de Minas Gerais. Sua receita se resume a leite e açúcar, fervidos nos tachos de cobre. Quem visita o estado deve obrigatoriamente conhecer a sobremesa, que também se tornou símbolo do destino. Viçosa, município de Minas Gerais, carrega o prêmio por seu doce de leite com sabor inigualável. 

As versões da iguaria são as mais variadas. Pode se aproveitar o doce puro, com frutas ou queijo, cremoso ou em forma de canudo, como recheio de bolos e churros ou com base de sorvete e pudins. Não importa o formato: com certeza uma delas vai deixar o turista ainda mais encantado por esta delícia.

E aí, já está com fome? Então aproveite as dicas para preparar seu próximo roteiro e curtir essas e muitas outras receitas que podem ser saboreadas em Minas Gerais.

+ Info
Localiza
https://www.localiza.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência
» Como alugar um carro utilizando apenas o celular e sem burocracia
» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» Comer bem viajando: conheça as melhores rotas gastronômicas do Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotel no interior de São Paulo oferece bolha transparente para dormir sob as estrelas

Artigo anterior

Pontos turísticos em Fortaleza para conhecer com carro alugado

Artigo seguinte

Você pode gostar