Viagens pós-pandemia: com o controle do volante em mãos, é possível conhecer algumas das maravilhas brasileiras em um incrível roteiro de carro 

As viagens tiveram que ser adiadas por conta da propagação do novo coronavírus (covid-19), declarado pandemia pela Organização Mundial da Saúde em março. No entanto, atualmente, alguns destinos já possibilitam que os viajantes voltem a visitar atrativos e realizem alguns dos passeios previstos para o ano. É aí que os roteiros regionais ganham destaque, principalmente no segmento rodoviário.

A fim de garantir a segurança e a liberdade que as viagens merecem, muitos estão optando por realizar roteiros de carro pelo Brasil. Até mesmo aqueles motoristas que não possuem veículo ou que não têm o modelo ideal para determinados roteiros podem viajar, optando pela locação de automóvel. 

Roteiros de carro em destinos regionais

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Foto: Pixabay

Com o forte impacto no segmento de aviação e a preocupação em ter o controle dos roteiros, a tendência é que os viajantes optem por viagens mais curtas. É o que demonstra um levantamento realizado pela plataforma Hotéis.com. De acordo com o estudo, mais da metade dos brasileiros planejam voltar a viajar após o fim da pandemia. Além disso, a pesquisa demonstra que 47% dos respondentes desejam visitar os atrativos nacionais. 

O litoral brasileiro, mais uma vez, ganha destaque neste cenário de viagens pós-pandemia. Com isso, capitais como Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%) se posicionam como principais destinos dos viajantes.

A análise também demonstra que 53% dos entrevistados vão priorizar passeios com a família e que 46% dos viajantes desejam ir para destinos conhecidos pelo baixo índice de aglomeração, como cachoeiras e praias. Cerca de 70% dos respondentes ainda deixaram claro que, após meses de confinamento, valorizam o hábito de viajar e que pretendem aumentar a frequência de viagens após o afrouxamento das restrições. 

Outras pesquisas também registraram esse desejo dos viajantes em aproveitar mais os destinos nacionais, principalmente aqueles mais próximos e que possibilitem um retorno acessível para casa. Segundo levantamento com base na experiência de mais de 18 milhões de usuários, há um consenso de que a retomada comece pelo mercado doméstico, com viagens curtas de até 3 horas de carro para interior ou litoral. 

Aluguel de carros para viagens curtas

Esse período de isolamento social despertou em muitos viajantes a vontade de se sentirem livres novamente. Claro, tudo seguindo as recomendações de órgãos responsáveis. E com o distanciamento social sendo uma das principais medidas recomendadas, muitos optam por deixar roteiros de ônibus e avião para um cenário mais favorável. É aí que as locadoras de automóveis podem auxiliar os viajantes. 

A Localiza, por exemplo, conta com mais de 500 filiais espalhadas pelo Brasil e mais de 200 mil carros disponíveis na frota em todo o país, possibilitando que os viajantes encontrem facilmente uma agência próxima de suas casas. A empresa também reforçou o quesito segurança e implementou diversas medidas para auxiliar aqueles que desejam sair de casa e colocar o pé na estrada.

E para ajudar os viajantes a programarem as próximas viagens, reunimos informações e dicas importantes para aqueles que pretendem pegar a estrada e se aventurar em alguns dos destinos citados pela Hotéis.com. Confira!

Florianópolis (SC)

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Viagens pós-pandemia. Foto: Pixabay

Os destinos de praia já estão entre os preferidos por viajantes brasileiros e, após um longo período de reclusão, eles voltam com força neste cenário pós-pandemia. A capital catarinense, destino requisitado da região Sul, oferece passeios que agradam a todos. É uma ótima alternativa para quem deseja praia, cultura, culinária, vida noturna ou descanso. 

A natureza é um ponto forte do local e que ganha um charme especial com as raízes portuguesas, que influenciaram fortemente a arquitetura e costumes. Para quem curte esporte, seja ecoturismo ou de praia, com certeza encontrará diversas opções. Shows e exposição são outro ponto forte do destino sulista, que desenvolve um calendário cheio de ações exclusivas, como o Folianópolis. Para quem é da região, como Curitiba ou Porto Alegre, vale a pena programar uma viagem para colocar o pé na areia.  

Fortaleza (CE)

Viagens pós-pandemia. Foto: Divulgação

A capital cearense é um prato cheio para quem deseja relaxar em meio a belas paisagens, maresia e muita água de coco. Mas a pergunta que muitos viajantes fazem é: qual praia visitar? Importantes atrativos, como a Praia do Futuro, rendem dias de muito calor e curtição, com uma noite animada e repleta de boas opções gastronômicas.

Aproveite a oportunidade para pegar o carro e fazer aquela parada obrigatória na paradisíaca Canoa Quebrada. Quem preferir, pode unir diversão, adrenalina e água em Aquiraz, onde está localizado o parque aquático Beach Park. 

Recife (PE)

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Viagens pós-pandemia. Foto: Pixabay

Descanso, história, cultura e gastronomia em um só lugar. Recife é perfeito para quem quer fazer de tudo. A capital pernambucana conta com referências holandesas e possui construções históricas ainda ativas nos dias atuais. Visitar a cidade exige uma visita até a região histórica conhecida como Recife Antigo, onde ficam o Marco Zero, o Paço Alfândega e o Centro de Artesanatos. 

Já que está de carro, vale a pena dar um pulo na vizinha Olinda, que ganha a atenção dos olhares mais curiosos pelas cores e pela hospitalidade local. Outra cidade não muito distante é Ipojuca, onde está localizado o distrito de Porto de Galinhas, que faz parte de uma belíssima cadeia de sete praias. Banhar os pés é lei e contemplar a natureza é imprescindível. 

Rio de Janeiro (RJ)

Viagens pós pandemia. Foto: Pixabay

A cidade maravilhosa não poderia deixar de entrar na lista do ranking de cidades mais requisitadas pelos viajantes que pretendem retomar os roteiros pós-pandemia. O jeito carioca mais animado, hospitaleiro e que conquista os corações de quem chega por lá é um presente aos visitantes. 

Além das praias maravilhosas que se espalham pela cidade, não podemos esquecer da riqueza cultural disponível pelo destino. Afinal, estamos falando do lugar onde está situado o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo. 

Salvador (BA)

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Viagens pós-pandemia. Foto: Pixabay

O “Ô meu rei” já é audível na mente de quem conhece o legado da capital baiana, que se encarrega de entregar aos visitantes grande parte da riqueza cultural brasileira. Aquele passeio no Pelourinho com direito a um acarajé não pode ficar de fora desse roteiro. 

Além das praias da cidade, há muita história que vale a pena ser relembrada em uma visita ao Elevador Lacerda, Mercado Modelo, no Farol da Barra ou na Basílica do Senhor do Bonfim. Neste último, por exemplo, não deixe de amarrar a sua fita do senhor do bonfim e fazer o seu pedido. 

Gostou das dicas? Pois então é hora de arrumar as malas, alugar um carro e partir para mais uma aventura em destinos espalhados pelo Brasil. 

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Aluguel de carros em Fortaleza: como encontrar uma locadora confiável
» Como alugar um carro utilizando apenas o celular e sem burocracia
» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» Hostels bem localizados para se hospedar no Rio de Janeiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Duster ou Renegade: Qual SUV alugar em uma viagem de aventura pelo Brasil?

Artigo anterior

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar