Descubra os sabores e temperos em incríveis rotas gastronômicas pelo país para comer bem viajando pelo Brasil

Além de história, cultura e paisagens incríveis, o Brasil também oferece muitos sabores. Isso porque a miscigenação do país também contribuiu para que variados ingredientes se misturassem e tornassem nossa gastronomia verdadeiramente única. 

Desta forma, provar pratos típicos durante uma viagem também é uma forma de absorver conhecimento, resgatar tradições e aproveitar o que os destinos têm de melhor. Todas as cinco regiões oferecem uma culinária muito saborosa, mas quais serão as melhores rotas gastronômicas do Brasil? Vamos mostrar alguns destaques abaixo para que você já possa incluir em seu próximo planejamento. 

Vale lembrar que conhecer essas rotas é também uma grande oportunidade para pegar estrada e viajar por belos cenários. A maioria delas, por estarem em locais mais afastados das cidades, devem ser percorridas com um automóvel. Uma dica para tornar a viagem mais prática e evitar contratempos é alugar um carro. A Localiza possui agências por todo o Brasil e oferece aluguel de carros pela internet para deixar tudo simples e rápido. E sim: alugar um veículo pode ser mais fácil e barato do que você imagina, vale a pena fazer uma cotação online para verificar. 

Comer bem viajando: descubra os sabores do Brasil

Por que você viaja? Sim, sabemos que essa pergunta envolve muitas respostas. Viajar pode significar um momento de descanso, uma oportunidade para reunir amigos e familiares, uma ocasião para se deslumbrar com paisagens incríveis, além de uma chance de ampliar a bagagem cultural. 

Mas, além disso, é também um motivo perfeito para descobrir roteiros que podem ampliar seu conhecimento sobre culinária. E muitas vezes isso não envolve apenas saborear um prato, mas entender a história por trás dele e saber mais sobre sua produção É isso que algumas rotas gastronômicas pelo Brasil oferecem: uma vivência completa. 

Quais são as melhores rotas gastronômicas do Brasil? 

Como você já deve ter notado, nosso país é o paraíso para quem deseja comer bem viajando. De norte a sul você poderá encontrar os mais variados pratos, capazes de agradar até mesmo os paladares mais exigentes. É difícil eleger as melhores rotas gastronômicas do Brasil porque há, de fato, muitas opções. Contudo, separamos algumas que muitas pessoas ainda não conhecem e que entregam também muita história. Portanto, pegue o carro, coloque os cintos e se prepare para uma verdadeira viagem por temperos, sabores e tradições!

Rota do Chocolate (Ilhéus/BA)

Comer bem viajando: conheça as melhores rotas gastronômicas do Brasil

Foto: Divulgação

Para os apaixonados por chocolate, não há lugar melhor no Brasil do que Ilhéus. A cidade baiana oferece aos turistas a Estrada do Chocolate, trajeto que deve ser feito de carro  ao longo de 40 quilômetros repletos de delícias. Na rota, que segue até a cidade de Uruçuca pela BR 101, estão 16 lugares que podem ser visitados e que entregam ao turista uma verdadeira imersão ao cacau. 

É possível conferir desde fazendas, que apresentam o processo de colheita da planta, até as fábricas, que mostram o processo de produção dos quitutes. Alguns dos espaços realizam uma verdadeira volta ao passado, resgatando a história das fazendas de cacau na região e apresentando como tudo começou. Pelo caminho, ainda há outros atrativos: muita natureza, com rios, lagos, vales e até cachoeiras. 

O ideal é realizar o aluguel de carro em Ilhéus para realizar essa rota, já que a Localiza possui uma unidade dentro do aeroporto da cidade. 

Rota das cantinas históricas (Bento Gonçalves/RS)

Foto: Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é referência na produção de vinhos nacionais. De fato, o município abriga alguns dos mais renomados produtores do país. No entanto, além da bebida, a herança deixada por imigrantes italianos também presenteou a região com uma farta e saborosa gastronomia. Todos esses sabores podem ser degustados na Rota das Cantinas Históricas, trajeto que percorre uma estrada do distrito de Faria Lemos.

Por ficar um pouco afastado do centro de Bento Gonçalves, o ideal é que o percurso seja realizado ao alugar um carro em Porto Alegre. No caminho, além das saborosas massas, você poderá degustar e levar para casa diversos produtos coloniais, como salames, biscoitos, queijos, entre outros. É uma oportunidade para provar receitas familiares que passaram por gerações até os dias atuais. A paisagem também ajuda, já que a rota é composta por cenários bucólicos, casarões de madeira e vinhedos. 

Rota do Queijo (Serra da Canastra/MG)

Comer bem viajando: conheça as melhores rotas gastronômicas do Brasil

Foto: Divulgação

O Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado ao sudoeste de Minas Gerais, é conhecido por sua natureza preservada e uma imensa oportunidade de atividades de ecoturismo. No entanto, quem vai em busca de aventuras também encontra uma iguaria muito famosa: o queijo canastra. A altitude e o clima do local contribuem para a produção do queijo encorpado e saboroso, considerado Patrimônio Imaterial do Brasil.

Produzido em sete cidades da região, é possível visitar – e degustar – diversas casas que fabricam o quitute, sendo São Roque de Minas o município mais visitado por turistas. É também uma oportunidade para conhecer de perto o processo de produção desse queijo que ganhou fama e reconhecimento em todo o país. 

Rota do Café (Serra Negra/SP)

Comer bem viajando: conheça as melhores rotas gastronômicas do Brasil

Rotas gastronômicas no Brasil. Foto: Pixabay

A cidade de Serra Negra, no interior de São Paulo, iniciou sua trajetória como grande produtora de café em meados de 1880. As tradições deixadas por imigrantes italianos que atuavam nas lavouras persistem na região até os dias atuais. 

A rota do café é um trajeto que resgata essa história, permitindo aos visitantes que explorem as belas paisagens da região, além de conhecer museus, adegas, restaurantes, ranchos e, claro, antigas fazendas de café. O ideal é que a rota, que tem apenas 8 quilômetros, seja percorrida com carro, o que dará mais liberdade para conhecer todas as delícias produzidas na cidade. 

Rota da Moqueca (Vitória/ES)

Comer bem viajando: conheça as melhores rotas gastronômicas do Brasil

Rotas gastronômicas no Brasil. Foto: Pixabay

Ao visitar o Espírito Santo, em algum momento você ouvirá a frase “Moqueca só capixaba, o resto é peixada”. Isso porque a moqueca capixaba é o verdadeiro tesouro gastronômico da região, fruto de uma mistura deixada por índios, africanos e colonizadores europeus. O prato preparado com frutos do mar deve ser, obrigatoriamente, incluído em seu roteiro por Vitória e arredores.  

A conhecida como “Rota do Sol e da Moqueca” passa pelas cidades de Vitória, Serra, Guarapari, Vila Velha e Anchieta, contemplando diversos restaurantes que servem a iguaria, preparada em panelas de barro. Além disso, belas praias, belezas naturais e atrações culturais podem ser apreciados ao longo do caminho. 

Temos certeza que após ler esse texto seu apetite só aumentou. Aproveite então para programar uma viagem de carro para as melhores rotas gastronômicas do Brasil. Além de história e muita cultura, é uma oportunidade de explorar e compreender a origem dos melhores sabores do nosso país!

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Viagens baratas: roteiros econômicos pelo Brasil para fazer com carro 
» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» 10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como alugar um carro utilizando apenas o celular e sem burocracia 

Artigo anterior

6 destinos para alugar um barco no Rio de Janeiro e dormir em alto mar

Artigo seguinte

Você pode gostar