Bate e volta de carro partindo de São Paulo: sugestões de cidades perfeitas para uma escapada rápida de final de semana 

São Paulo é conhecida pelo agito, oferta cultural e diversidade de passeios. Contudo, em meio à energia frenética da metrópole, uma pausa pode ser mais do que necessária. Para escapar da correria e aproveitar um dia curtindo passeios mais tranquilos, uma dica é programar um bate e volta de carro para cidades próximas. 

E quem não gosta de pegar uma estrada, curtir o trajeto, respirar o ar puro do interior e realizar atividades na natureza? Para isso, alugar um carro pode ser uma solução prática, uma vez que permite maior autonomia e agilidade em roteiros rápidos. A Localiza, por exemplo, oferece aluguel de carros online, permitindo retirar um veículo de forma prática e ágil. Além disso, contratar este serviço pode ser uma solução bastante econômica, uma vez que não é necessário se preocupar com revisões e possíveis manutenções. 

Cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Seja no litoral ou na montanha, para descansar ou se aventurar, para comemorar uma ocasião romântica ou viajar em família, são diversas cidades próximas a São Paulo para fazer um bate e volta de carro. Ainda está em dúvida? Confira então essa listinha que preparamos com ideias para pegar estrada e aproveitar um dia repleto de atividades. 

Atibaia

  • Distância da capital: 1h30 de carro
10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Foto: Mike Peel/ Wikimedia Commons

Sabe aquela pausa merecida após uma semana corrida para respirar um pouquinho de ar puro e descansar? É esse o efeito que Atibaia proporciona em um bate e volta de carro partindo de São Paulo. Bem organizada, limpa e repleta de cantinhos charmosos, a cidade fica bem perto da capital e oferece passeios surpreendentes. 

Para quem deseja uma atmosfera de paz e sossego, uma dica é ir até o Parque Edmundo Zanoni, espaço repleto de verde que oferece um lago com pedalinhos, playground e até mesmo um Museu de História Natural. Na área central da cidade está o Lago do Major, onde também está situado o teleférico da cidade.

Já para quem curte aventura, basta pegar o carro e seguir por uma estradinha sinuosa até a Pedra Grande, formação rochosa que ocupa o topo de uma montanha com 1.450 metros de altitude. O lugar, famoso pelos vôos de asa-delta e paraglider, entrega uma das vistas panorâmicas mais impressionantes do interior paulista. 

Campos do Jordão 

  • Distância da capital: 3h de carro

Foto: Rodrigo Soldon/ Flickr

Bateu aquela vontade de desfrutar um friozinho aconchegante, respirar o ar puro das montanhas e ainda degustar algumas delícias, como o fondue? Então Campos do Jordão é a cidade ideal para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo. Apelidada de “Suíça Brasileira” por conta de suas construções em estilo alpino, o município é um pedacinho da Europa a poucos quilômetros da capital.

De carro, a viagem é uma delícia, passando pelas belezas da Serra da Mantiqueira, repleta de imponentes araucárias. Durante o inverno, a cidade chega a registrar até mesmo temperaturas negativas. Quanto aos passeios, vale a pena caminhar pela charmosa Vila Capivari, a parte mais badalada da cidade, que reúne diversos restaurantes e lojinhas. 

Já quem curte natureza, vai amar o Parque Amantikir, uma área com mais de 28 jardins temáticos inspirados em diversos lugares do mundo. Inclua em seu roteiro uma subida de teleférico ao Morro do Elefante para ter uma vista privilegiada de toda a cidade. 

Embu das Artes

  • Distância da capital: 40 minutos de carro
10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Foto: Divulgação

Apesar de estar localizada bem pertinho da capital, uma visita a Embu das Artes já proporciona uma fuga da cidade grande. Com ruelas charmosas e casinhas coloridas, andar pelo centro histórico da cidade é se perder em detalhes e belezas. Para quem quer se aprofundar na cultura local, uma dica é visitar o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, instalado em um casarão datado do século XVIII. 

Aos finais de semana, uma feirinha de artesanato ocupa as ruas da cidade. “Feirinha” é modo de dizer, já que são mais de 600 artesãos que apresentam seus produtos, entre móveis rústicos, acessórios, objetos de decoração, sapatos, tapetes, pedras, entre muitos outros. Vale a pena aproveitar para almoçar em algum dos diversos restaurantes que estão localizados em meio ao burburinho de turistas. Embu das Artes é um programa bastante agradável e charmoso para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo. 

Guarujá

  • Distância da capital: 1h10 de carro

Foto: Fernando Druziani/ Wikimedia Commons

Se sua vontade é fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo para curtir uma praia e se refrescar, uma dica bem pertinho da capital é Guarujá. Ao contrário do que muitos pensam, as praias mais afastadas do centro ainda são bem preservadas e mais vazias que as demais. Para visitá-las, é necessário utilizar o carro e, às vezes, realizar pequenas trilhas. 

A praia do Guaiúba é um pouco mais afastada do agito e uma opção bacana para quem viaja com crianças. Para quem curte praias com ondas mais agitadas, ideais para a prática do surf, uma dica é a Praia do Tombo. Já para viver alguns momentos de tranquilidade e renovar as energias, mas sem abrir mão do conforto e da natureza exuberante, vale a pena visitar a Praia de Pernambuco, onde está localizado o famoso Hotel Jequitimar. 

São Francisco Xavier

  • Distância da capital: 1h de carro
10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Foto: Gabriel Castaldini/ Wikimedia Commons

Precisando de um verdadeiro refúgio em meio à natureza? São Francisco Xavier, assim como Campos do Jordão, também está localizada na Serra da Mantiqueira. No entanto, aqui a tranquilidade impera, se tornando o lugar ideal para quem precisa se desconectar totalmente. O pacato local, que é um distrito de São José dos Campos, também funciona muito bem para um bate e volta de carro partindo de São Paulo.

Além da atmosfera aconchegante romântica, quem quiser se aventurar também encontrará uma boa oferta de atividades de ecoturismo. Isso porque “São Xico”, para os íntimos, abriga cachoeiras, trilhas e mirantes. Perfeito para quem vai e volta no mesmo dia, pousadas oferecem sistema day use, onde é possível aproveitar piscinas naturais, almoçar e realizar trilhas curtas. 

Holambra

  • Distância da capital: 2h de carro

Foto: Divulgação

A cidade de Holambra tem o poder de elevar o astral de qualquer visitante. Afinal, é considerada o paraíso das flores e sua atmosfera cheia de vida chega a ser inspiradora. As pequenas casinhas coloridas, fruto da imigração holandesa, fazem lembrar as construções típicas de Amsterdã. 

É em Holambra que está situado o maior moinho da América Latina, com 38,5 metros de altura. Durante o mês de setembro, recebe ainda a Expoflora, a maior feira de flores ornamentais do país, quando a cidade fica lotada. Fora desta época, vale se deslocar de carro pelas estradinhas e visitar estufas de flores, que abrem suas portas para visitantes. Além disso, muito procurados por casais que desejam um ensaio fotográfico romântico, campos de girassóis também enfeitam os caminhos.

São Roque

  • Distância da capital: 1h20 de carro
10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Foto: Divulgação

Programar um bate e volta de carro partindo de São Paulo rumo a São Roque é o roteiro perfeito para se encantar ao longo do trajeto. A conhecida “Estrada do Vinho” entrega paisagens bucólicas, passando por vinícolas que abrem suas portas para visitantes, hotéis, fazendas, pesqueiros, entre outros lugares agradáveis, frutos da imigração italiana da cidade. 

Vale a pena escolher o “motorista da vez” para que os outros passageiros do carro possam realizar as famosas degustações da bebida. No entanto, a cidade não se resume a vinho: é possível conhecer também produtores de alcachofras e hortaliças, além de provar a deliciosa gastronomia italiana em restaurantes da região. 

Além disso, para um passeio em família, vale visitar o Ski Mountain Park, um complexo onde visitantes podem praticar esqui e snowboard, passear de teleférico e realizar outras atividades, como tobogã, cavalgada e trilhas. 

Socorro

  • Distância da capital: 2h de carro

Foto: Divulgação

Acordou com aquela vontade de sentir um friozinho na barriga? A dica é fazer um bate e volta de carro até Socorro, município paulista que oferece diversas opções de atividades na natureza. O carro-chefe é o rafting, onde corajosos turistas podem enfrentar as corredeiras e curvas do Rio do Peixe a bordo de um bote inflável. 

Mas não é só isso: para quem ama encarar as alturas, a cidade conta com uma incrível tirolesa que vai até Minas Gerais, com 1 quilômetro de extensão. No entanto, se você busca um programa mais tranquilo, a Gruta do Anjo é o passeio ideal: uma antiga pedreira desativada nos anos 90 abriga atualmente uma piscina natural de águas azuis, sendo possível percorrê-la a bordo de pedalinhos. 

Boituva

  • Distância da capital: 1h30 de carro
10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Foto: Dennis Fidalgo/ Flickr

A cidade de Boituva ganha tons coloridos no céu todos os finais semana: são balões que  despontam no horizonte logo ao amanhecer. O passeio é uma das principais atrações da cidade e atrai diversos visitantes que partem da capital em busca de uma celebração especial ou apenas a oportunidade de apreciar uma incrível vista panorâmica. 

No entanto, Boituva não se resume apenas aos tradicionais voos, mas também oferece uma grande oferta de atividades de ecoturismo e aventura, como paraquedismo, trilhas, rafting, entre outras opções para quem curte adrenalina. As paisagens da região são convidativas para pegar estrada e curtir as paisagens verdes ao longo do caminho.

São Luís do Paraitinga

  • Distância da capital: 2h30 de carro

Foto: Carlos Alkmin/ Wikimedia Commons

Saia cedo e pegue a estrada rumo a São Luís do Paraitinga, conhecida especialmente pelo animado e tradicional carnaval de rua. Chegando lá, é hora de se surpreender com seu charmoso centro histórico, que mantém construções preservadas do século XVII. São diversas casinhas coloridas que chamam a atenção dos turistas e formam o cenário ideal para fotografar.

Para quem não só aprecia história, mas ama passeios em meio à natureza, a cidade também reserva algumas das mais belas paisagens do estado. Como essas atrações ficam mais distantes, o uso do carro é mais do que necessário. Uma dica é pegar a Rodovia Oswaldo Cruz, que dá acesso à trilha das Sete Cachoeiras, um trajeto repleto de piscinas naturais. Outra opção é se refrescar na Cachoeira Grande, uma queda d’água com mais de 30 metros de altura que fica em Lagoinha, município vizinho. 

Gostou das dicas de cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo? Compartilhe com seus amigos e programe agora aquela viagem tão esperada!

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro

Artigo anterior

Turismo na Cidade Maravilhosa: vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro?

Artigo seguinte

Você pode gostar