Não sabe o que fazer em Porto Alegre? Confira 15 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Sul

Porto Alegre oferece muitos atrativos aos turistas, com lindas áreas verdes, os diversos restaurantes e programas culturais. 

A capital do Rio Grande do Sul, amada pelos gaúchos, pode ser um prato cheio para o visitante. Em Poa é possível admirar um dos pores-do-sol mais bonitos do país, à beira do Guaíba. Sempre mantendo o espírito jovem, o município conta com uma vida noturna agitada, principalmente nos bares da Cidade Baixa. Além disso, a cidade também separa algumas atrações para relembrar personalidades marcantes que nasceram por ali. 

Uma cidade turística por si só, Porto Alegre tem muito a oferecer mesmo que você só esteja de passagem ou se quiser usá-la como ponto de partida para um bate-volta por outras cidades gaúchas. 

Veja abaixo o que fazer em Porto Alegre e planeje seu roteiro.

15 atrações para conhecer em Porto Alegre

Centro Histórico 

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Ricardo André Frantz / Wikimedia Commons

O Centro Histórico de Porto Alegre é onde o visitante encontrará os principais pontos de interesse da cidade. Mas além de atrações importantes, o centro ainda proporciona um passeio incrível por conta da sua arquitetura que é simplesmente impressionante. A visita a pé é mais do que recomendada para observar todos os detalhes e aproveitar o clima aconchegante dos prédios coloniais.

Uma vez lá, caminhe pela Rua dos Andradas, conhecida também como Rua da Praia, que está no coração do centro histórico. O calçadão, tombado como patrimônio histórico,  possui várias lojas, tal qual um shopping a céu aberto. Pela região, o turista também encontra o Mercado Público, a Praça da Matriz e a Catedral Metropolitana de Porto Alegre. 

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)

Foto: Obirici / Wikimedia Commons

Inaugurada em 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana é um espaço construído para o fomento do cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura. Em homenagem ao poeta, tradutor e jornalista brasileiro, Mário Quintana, o equipamento cultural foi construído a partir do antigo prédio do Hotel Majestic, construído 1916 e 1933, patrimônio histórico da cidade.

Além da arquitetura encantadora, o prédio acomoda diversas bibliotecas, galerias, teatros e salas de exposição e realização de oficinas e eventos ligados à cultura 

  • Endereço: Rua dos Andradas, 736
  • Horário: De terças a sextas-feiras, das 9h às 21h
  • Sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h

Fundação Iberê Camargo 

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Paulo rsmenezes / Wikimedia Commons

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, artista gaúcho que entrou entre os grandes nomes da arte brasileira do século XX com suas pinturas, desenhos, guaches e gravuras.

A Fundação organiza, durante o ano todo, diversas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades que versam sobre a obra de Iberê Camargo. Além de fomentar temas ligados à arte moderna e contemporânea.

Além da visita individual, é possível agendar visitas guiadas para grupos a partir de 10 pessoas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3247 8001 ou do e-mail [email protected]

As visitas agendadas são realizadas de quartas a sextas-feiras às 9h30, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h. E às quintas, às 9h30, 11h, 13h, 14h e 16h.

Parque Farroupilha

Foto: Eliezer Pedroso ; Flickr

O Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, é o parque mais tradicional de Porto Alegre. Aberto ao público desde 1807 e tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade desde 1997, o parque oferece muito mais do que uma área verde no meio urbano. São 38 mil metros quadrados que abrigam cerca de 10 mil árvores de diversas espécies, como pitangueira, paineira, jacarandá, ipê-roxo e cipreste. Neste espaço, o visitante também encontra passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim – onde estão lojas de conveniência e lanchonetes – e a Feira Ecológica, que ocorre aos sábados pela manhã. 

Além desses, o parque ainda abriga diversos recantos perfeitos para descansar enquanto aprecia um chimarrão gaúcho típico, como o Orquidário,o Recanto Oriental, Recanto Europeu, o Espelho d’água e o Auditório Araújo Viana. Durante o passeio, o visitante ainda pode encontrar 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário.

  • Endereço: Av. João Pessoa, s/n

Mercado Público de Porto Alegre

Foto: Ana Paula Hirama / Wikimedia Commons

O Mercado Público de Porto Alegre, inaugurado em 1869, é um centro de abastecimento no coração da cidade. O local conta com 106 estabelecimentos entre barracas que oferecem produtos frescos, ingredientes típicos da região e serviços. É no mercado que o turista pode comprar frutas frescas ou as ervas de mate tão populares no sul e depois visitar uma barbearia, por exemplo. O Mercado Público também atua como ponto de encontro para manifestações culturais e comunitárias na cidade. 

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros
  • Horário: Segunda a sexta das 7h30 às 19h30 / Sábados das 7h30 às 18h30 / Domingos fechado

Orla Guaíba

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre. Foto: Valter Helmuth Goldberg Júnior / Wikimedia Commons

Carregando a fama de um dos pores-do-sol mais bonitos do Brasil, o Lago Guaíba marca da identidade paisagística de Porto Alegre. A orla fluvial segue por 72 Km de extensão e é um dos espaços de lazer ao ar livre mais movimentado da cidade, abrigando bares e restaurantes com o melhor da gastronomia que a capital gaúcha tem a oferecer. 

Além disso, há dezenas de barcos que  fazem passeios pelo Guaíba e canais do Delta do Jacuí, conjunto hidrográfico de 16 ilhas, canais, pântanos e charcos que oferecem uma das mais belas vistas da capital gaúcha e dos grandes armazéns amarelos do Cais Mauá que ressaltam a origem portuária da cidade. 

  • Endereço: Av. Edvaldo Pereira Paiva – Praia de Belas

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

A Catedral é um dos principais símbolos de Porto Alegre. Localizada no centro da cidade, a estrutura chama a atenção pelos traços da arte renascentista e os mosaicos que representam a história da igreja católica no estado . As torres, inauguradas em 1971, lembram o modelo das construídas na época das missões dos jesuítas no Rio Grande do Sul.

Rua Gonçalo de Carvalho

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre. Foto: Divulgação

Na divisa dos bairros Independência e Floresta, a Rua Gonçalo de Carvalho é apelidada de a “rua mais bonita do mundo” e, pela sua fama na internet, é uma parada obrigatória para os turistas que visitam Porto Alegre. 

Em 2006, a rua foi decretada patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município, ficando conhecida pelo encantador túnel verde formado pelas árvores que se erguem por toda sua extensão. 

Igreja das Dores

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Andervaz / Wikimedia Commons

Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a Igreja se ergue na Rua dos Andradas, antiga Rua da Praia. Sua construção começou em 1807, quando às águas do lago Guaíba alcançavam a rua, e foi completada um século depois, em 1903. 

O passeio pela Igreja das Dores, tombada como Monumento Nacional pelo IPHAN em 1938, remonta a história da cidade e do Estado relacionando os fatos históricos com as etapas da construção. 

O visitante, além de aproveitar para assistir a uma das missas e observar os aspectos arquitetônicos, também pode dar a sorte de conseguir apreciar apresentações de orquestras e corais em razão da excelente acústica do lugar. 

  • Endereço: R. dos Andradas, 587
  • Horário das missas: De segunda a sexta às 18:30h / Sábado às 18h / Domingo às 10:00h e 18:30h

Usina do Gasômetro

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre. Foto: marcusrg / Flickr

 Centro Cultural Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. 1982 a Eletrobrás transfere para o município o uso do terreno. Neste mesmo ano, o governo estadual tomba a chaminé e, em 1983, o governo municipal tomba o prédio.aberto à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.

às margens do rio Guaíba também é um ponto de encontro para barqueiros que realizam os passeios pelo conjunto hidrográfico. 

  • Endereço:  Av. Presidente João Goulart, 551

Praça da Matriz 

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Ricardo André Frantz / Wikimedia Commons

A Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Matriz por sua proximidade com a Catedral Metropolitana, foi palco de fatos marcantes de Porto Alegre desde sua fundação. Por ser ponto de referência, a praça acabou tornando-se centro cívico, cultural e religioso do povo gaúcho. Lá foi o lugar em que houve a aclamação da República (1889) e a deposição de Júlio Castilhos (1891) por exemplo. 

Para o visitante, além da Catedral, também é possível visitar outros prédios históricos na região como o Museu Júlio de Castilhos, o Theatro de São Pedro e o Solar dos Câmaras.

  • Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/nº

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC 

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Foto: Roberto Murta / Wikimedia Commons

Com exposições elaboradas para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC valoriza a participação do visitante e quer que ele se envolva em experiências lúdicas e inusitadas. 

Seu acervo abriga um vasto conjunto de fósseis, espécimes representantes de nossa biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas que também são objeto de pesquisa de mestrandos e doutorandos de várias partes do mundo. 

Entre as exposições, o museu separa alas de arqueologia, a viagem de Charles Darwin e a evolução, mamíferos aquáticos, ciência forense, matéria e energia, aeronáutica, espaço e muito mais. 

  • Endereço: Av. Ipiranga, 6681 Partenon Prédio 40
  • Horário: Terça a sexta-feira: das 9h às 17h / Sábado e domingo das 10h às 18h / Segundas fechado

Cidade Baixa

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Divulgação

Uma vez em Porto Alegre não deixe de visitar o bairro mais boêmio da cidade. O Cidade Baixa, que fica ao lado do Parque Farroupilha, concentra a vida noturna da cidade. Como um dos bairros mais agitados e democráticos da cidade, o Cidade Baixa começou, historicamente, a ser urbanizado no fim do século XIX com a chegada de famílias italianas e negros livres. Hoje, agrega diversos restaurantes, bares, casas de festas e espaços culturais que garantem o entretenimento a qualquer hora do dia. 

Além disso, o Cidade Baixa está localizado próximo a outros bairros centrais, como o Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, Azenha e Farroupilha, facilitando acesso para visitantes a outros pontos turísticos, shoppings e rodoviárias.

Jardim Botânico de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre. Foto: Divulgação

Formado por 39 hectares, o Jardim Botânico de Porto Alegre abriga centenas de espécies de plantas, todas identificadas e catalogadas, permitindo com que seus visitantes aprendam mais sobre a flora nativa do estado e de outras regiões.

O parque é coberto por mais de 5 mil árvores e além de suas estufas também possui um serpentário, além de um charmoso lago, lar de algumas espécies de peixes, tartarugas e até mesmo cisnes. Outro destaque é a coleção de plantas medicinais, uma área restrita a pessoas com interesse científico e educacional, sendo necessário fazer um agendamento prévio para a visita.

  • Endereço: R. Dr. Salvador França, 1427 – Jardim Botânico, Porto Alegre
  • Horário: A visitação está aberta de terça a domingo das 8h às 17h.

Parque Moinho de Ventos

Atrações Turísticas de Porto Alegre

Atrações Turísticas de Porto Alegre. Foto: Saturnalia / Wikimedia Commons

Conhecido popularmente como Parcão, o Moinhos de Vento é ideal para passeios culturais com crianças pequenas e idosos por conta de sua ampla área verde.

O local conta com diversas opções de lazer para quem prefere exercícios, o parque dispõe de aparelhos de ginástica, áreas para jogging, patinação, tênis, futebol, vôlei e uma área de recreação dedicada para crianças.

  • Endereço: R. Comendador Caminha, s/n
  • Horário: 24 horas

Leia também:

» 5 bate voltas para fazer saindo de Porto Alegre
» Onde se hospedar em Porto Alegre: melhores bairros e hotéis
» O melhor da região vinícola da Serra Gaúcha
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

20 praias paradisíacas para conhecer na Bahia

Artigo anterior

Islândia irá abrir lagoa termal luxuosa com bar e vista panorâmica

Artigo seguinte

Você pode gostar