Prepare-se para conhecer alguns dos mais belos cenários naturais brasileiros: separamos 15 atrações para quem não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina

Um dos maiores e mais incríveis destinos de natureza do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um enorme reduto de belezas naturais. São cachoeiras, grutas, rios, cavernas, lagoas, entre outras atrações para se deslumbrar.

Localizada na Bahia, esse imenso paraíso esculpido bela natureza é, de fato, gigante: são mais de 38 mil quilômetros quadrados com diversas atrações para explorar.

Recomendamos, no mínimo, cinco dias para conhecer alguns dos principais pontos de interesse do lugar. Mas, se puder, fique bem mais: com atrações distantes umas das outras e que exigem trilhas que por vezes duram horas, é necessário tempo para aproveitar tudo.

No entanto, se você não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, separamos 15 atrações imperdíveis para facilitar seu roteiro.

O que fazer na Chapada da Diamantina

Morro do Pai Inácio

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: Ronaldo Tozzi/ Wikimedia Commons

Quando pesquisamos pela Chapada da Diamantina na internet, a principal foto encontrada é da vista panorâmica do Morro do Pai Inácio. Considerado o principal cartão postal da região, é um dos lugares ideais para quem deseja belas fotografias, especialmente ao pôr do sol.  São 1.120 metros de altitude de onde o turista pode observar uma boa parte da natureza exuberante do lugar.

Cachoeira da Fumaça

Foto: Vic Paes/ Wikimedia Commons

Se você não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, precisa conhecer a Cachoeira da Fumaça. Considerada uma das maiores quedas d’água do Brasil, possui mais de 360 metros de altura.

Para ter a vista panorâmica de suas águas caindo, é necessário realizar uma trilha de aproximadamente duas horas. No entanto, também é possível admirar a queda por baixo mas, neste caso, a caminhada dura mais de três dias.

Cachoeira do Buracão

Foto: Rodolfo Bazetto/ Wikimedia Commons

Mais uma das atrações imperdíveis na Chapada da Dimantina é a do Buracão, localizada em Ibicoara. Seus mais de 85 metros já impressionam, mas por estar situada em meio a cânions emoldurados por pedras, o cenário se torna ainda mais imponente.

O acesso para ver a queda de baixo, onde é possível nadar nas águas do cânion, pode ser realizado por uma trilha com um nível de dificuldade baixo, por cerca de uma hora, margeando um rio.

Poço Azul

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA/ Wikimedia Commons

O Poço Azul é um dos lugares mais incríveis para quem ainda não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina. Localizado no município de Nova Redenção, o lugar possibilita flutuar em águas incrivelmente azuis de uma gruta.

Tente chegar ao meio dia, hora em que raios solares entram no local e deixam o tom da água ainda mais impressionante. O espaço oferece estrutura com restaurante, estacionamento e até mesmo uma loja de artesanato.

Gruta da Pratinha

Foto: Rafael Rabello de Barros/ Wikimedia Commons

Outro lugar para incluir em seu roteiro, especialmente se você ainda não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, é a Gruta da Pratinha, localizada dentro da Fazenda Pratinha, em Iraquara. Prepare-se para encontrar águas incrivelmente cristalinas, fruto da grande concentração de calcário encontrado no fundo das piscinas naturais.

É possível realizar uma flutuação pela gruta, mas também há outras atividades no espaço, como tirolesa, caiaque e pedalinho, realizadas em um rio de águas claras e diversos peixinhos.

Ruínas de Xique-Xique de Igatu

Foto: Abrigo Xique-Xique

Poucas pessoas sabem, mas a Chapada da Diamantina reserva ruínas de um antigo vilarejo de pedras, resquício da época onde a mineração atraía muitas pessoas à região.

Apelidada de “Machu Picchu da Chapada”, a antiga Xique-Xique, distrito de Andaraí, pode ser acessada por uma pequena estrada de pedras, que revela paisagens deslumbrantes. Apesar de irregular, vale a pena seguir pela estradinha e se impressionar com as ruínas da antiga cidade abandonada.

Gruta da Lapa Doce

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: Rafael Sgari/ Wikimedia Commons

Se você ama cavernas, deve programar uma visita até a Gruta da Lapa Doce. Parte de com complexo com diversas cavernas, o espaço abriga muitas belezas subterrâneas, como formações de estalagmites e estalactites, além de pinturas rupestres.

O acesso é bem tranquilo, realizado por uma trilha com aproximadamente dez minutos de caminhada e, posteriormente, por uma escada. Se você não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, deve incluir este passeio em seu roteiro.

Cachoeira da Fumacinha

Foto: Rafael Rabello de Barros/ Wikimedia Commons

Não se deixe levar pelo nome no diminutivo: a “fumacinha” é outra cachoeira cuja imponência impressiona. Para alcançá-la, no entanto, é necessário percorrer uma das trilhas mais difíceis da Chapada da Dimantina, com duração de cinco horas.

Mas tudo é compensado quando se chega ao local: a imensa queda d’água, cercada por imensos paredões rochosos que a envolvem, possui mais de 150 metros de altura. Se você ainda não decidiu o que fazer na Chapada da Diamantina e curte aventura, este é um passeio imperdível.

Pantanal de Marimbus

Foto: Lilian Leyve/ Wikimedia Commons

A Chapada da Diamantina é mesmo um lugar surpreendente. Você sabia que, em pleno cerrado baiano, existe um mini pantanal? O Pantanal Marimbus é uma região alagada, repleto de belezas naturais.

Pelo percurso nas lagoas, realizado em canoas canadenses, é possível observar diversas plantas, como vitórias régias, além de pássaros e outros animais que habitam o lugar. Com belas montanhas no horizonte, este é um dos passeios mais surpreendentes para fazer na região.

Poço Encantado

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: Guilherme Silva Julian/ Wikimedia Commons

Assim como o Poço Azul, o Poço Encantado mantém águas incrivelmente azuis no fundo de uma gruta. Com mais de 60 metros de profundidade, neste local a flutuação não é permitida.

No entanto, é incrível poder observar a imensidão tomada por pequenos raios solares que entram pelo topo da caverna. Pela proximidade, vale a pena combinar as duas atrações no mesmo dia.

Cemitério Bizantino de Mucugê

Foto: Chico Ferreira/ Flickr

Um cemitério pode parecer um passeio estranho quando você não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina. Mas acredite: este aqui pode ser considerado uma obra arquitetônica com grande valor histórico.

Com lápides brancas, que imitam pequenas igrejas góticas, o Cemitério de Mucugê  é o único considerado bizantino do Brasil. O local teve sua origem no início do século 19, quando uma epidemia de cólera e varíola atingiu a região.

Vale do Pati

Foto: Julianagiacomini/ Wikimedia Commons

Se você ama trekkings e não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, este é um passeio imperdível. No entanto, para realizá-lo é necessário tempo – e, claro, disposição. Há opções de trajetos que passam pelo vale que variam de três a cinco dias, com uma média de 20 quilômetros de caminhada por dia

Pelo caminho remoto, há inúmeras paisagens, cachoeiras e os pequenos vilarejos onde é possível se hospedar e se alimentar. Realizar a travessia do Vale do Pati é um experiência única.

Museu Vivo do Garimpo

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: Portoquá/ Wikimedia Commons

Quem não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina, mas aprecia muito história e cultura brasileira, deve programar uma visita ao Museu Vivo do Garimpo. O lugar explica aos visitantes o papel do garimpo da região, que movimentou a economia local até o final dos anos 60.

No museu, é possível conferir um acervo com diversas peças que era utilizadas neste ofício, como ferramentas. Além disso, há alguns exemplares de diamantes, painéis explicativos sobre os processos de lapidação, entre outras informações relevantes.

Poço do Diabo

Foto: Leonardobatista/ Wikimedia Commons

Quer um lugar com fácil acesso para se refrescar em águas geladas da Chapada da Diamantina? O Poço do Diabo é formado pelo Rio Mucugezinho, que atravessa a região, e fica às margens da rodovia BR 242.

Assim, para quem deseja um local menos remoto e mais “turístico”, o lugar pode ser acessado facilmente por uma pequena trilha, além de contar com restaurante e lojinhas de artesanato.

Gruta da Torrinha

O que fazer na Chapada da Diamantina atrações para conhecer

Foto: Dimitry B./ Wikimedia Commons

A Gruta da Torrinha também está entre as atrações para quem não sabe o que fazer na Chapada da Diamantina. Com diversas formações rochosas, entre estalactites e estalagmites, oferece três opções de trajetos.

Portanto, quem opta por percorrer todos eles, terá mais de duas horas de pura contemplação das mais variadas formas geológicas subterrâneas. No entanto, para quem não tem tanto tempo, há como escolher um percurso mais rápido.

Leia também:

» Fernando de Noronha tem infectados curados e zera casos de coronavírus
» Vinícola chilena Concha y Toro oferece curso online gratuito
» Contos de fada: explore os castelos mais lindos da Europa pela internet
» Fechado por coronavírus, maior jardim de tulipas do mundo oferece tour online

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Grécia quer abrir hotéis em julho – veja o que os viajantes podem esperar

Artigo anterior

Walt Disney World muda data de reservas para julho

Artigo seguinte

Você pode gostar