Conheça os desertos mais impressionantes da América do Sul: um giro pelas paisagens mais exóticas e bucólicas do nosso continente

Quando pensamos em desertos, as dunas do Saara e as vastas extensões de areias da Arábia aparecem na nossa mente e já podemos ver os camelos e dromedários andando pela superfície quente. Mas não é preciso ir tão longe, até o continente africano ou Oriente Médio, para conhecer as maravilhas que o clima desértico pode proporcionar. 

Bem mais perto, aqui mesmo no Brasil e nos demais países sul americanos, desertos sensacionais esperam os visitantes. Assim, separamos uma lista com os desertos mais espetaculares da América do Sul.

Descubra esse ambiente hostil e lindo sem a necessidade de atravessar o Atlântico.  

Salar de Uyuni

Desertos na América do Sul

Foto: Wikimedia Commons

Localizado na Bolívia, o Salar de Uyuni é o cenário para algumas das fotos mais lindas já tiradas. O lugar é nada mais do que o maior mar de sal do mundo, com 10 mil quilômetros quadrados, a cerca de 3500 metros de altitude. Além de ser um importante pólo turístico para região, também é uma fonte de minerais como lítio, magnésio, potássio e sódio, muito sódio. 

A 600 km de La Paz, visitantes terão uma experiência única seja durante o inverno, quando a imensidão branca de sal ameaça cegar os olhos, ou no verão, quando degelo e chuvas formam uma lâmina que reflete um céu sem fim.

Deserto do Atacama 

Desertos na América do Sul

Foto: Needpix

Localizado no Chile, às portas do pequeno vilarejo de San Pedro de Atacama, está o deserto mais árido do mundo. O Deserto do Atacama conta com partes que ficam sem chuva a milhares de anos e as temperaturas variam entre 25º e 32º C em qualquer época do ano. Por isso, lembre-se de levar consigo um colírio para os olhos e hidratantes para o corpo e lábios.

Os principais atrativos do Atacama são as paisagens de tirar o fôlego. Entre os elementos naturais no lugar estão montanhas e trilhas perfeitas para trekking, vulcões e gêiseres e termas de águas quentes por conta da atividade vulcânica.

Diversas lagoas também podem ser encontradas durante as caminhadas pelo Atacama. A mais popular delas é a Laguna Cejar, conhecida como o mar morto da América do Sul por ter uma concentração de sal tão alta que não é possível afundar na água.

Aos amantes de astronomia, pela grande distância com grandes cidades, não há poluição visual, possibilitando observar o céu e se maravilhar com milhões de estrelas no céu noturno. 

Lençóis Maranhenses

Desertos na América do Sul

Foto: Fred Schinke / Flickr

Em terras nacionais, os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, agrada aqueles turistas que buscam o clima tropical, dunas e lindos locais para banho. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com área total de 156,5 mil hectares. A área encanta pelas dunas de areia formadas pela ação dos ventos e as grandes lagoas resultado do acúmulo de água das chuvas.

Uma das principais maneiras de acesso ao Parque é pelo município de Barreirinhas, a 250 km de distância da capital maranhense. Com boa estrutura turística, a cidade é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças, que leva o nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça próximo a suas margens. 

Huacachina

Foto: Clotina / Flickr

Huacachina é uma vila no sudoeste do Peru, construída em torno de um pequeno oásis cercado por dunas de areia.

No meio do deserto peruano de Ica, Huacachina é conhecido como o único oásis da América. O local conta com uma paisagem digna das minhas lindas miragens, mas esse não sumirá assim que você entrar no vilarejo para aproveitar as sombras das árvores. Apesar de pequena, a vila tem boa estrutura turística e promete ser um passeio inesquecível. 

Salinas Grandes

Desertos na América do Sul

Desertos na América do Sul. Foto: Kevin Jones / Wikimedia Commons

Localizadas na parte noroeste da Argentina, as Salinas Grandes compõe mais um deserto de sal espetacular da América do Sul. A uma altitude média de 3450 metros acima do nível do mar, o deserto abrange uma área de 212 km² de branco a perder de vista. Prepare a câmera, o destino pode proporcionar fotos lindas, principalmente desde o mirante. 

Leia também:

» Viaje para Marrakech e tenha um dia mágico no deserto
» Amangiri o incrível hotel construído no meio do deserto de Utah
» Melhor época para ir ao Deserto do Atacama
» Chile em 360º: explore o Deserto do Atacama e Torres del Paine pelo celular 

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Casados há 52 anos, idosos vencem o coronavírus e abraço de reencontro viraliza

Artigo anterior

Roteiro de 4 dias em Praga

Artigo seguinte

Você pode gostar