Paris – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Sua próxima viagem é para Paris? Descubra quais são os principais pontos turísticos da Cidade Luz, saiba quais lugares conhecer por lá e anote nossas dicas sobre os passeios imperdíveis para fazer em Paris

Não é exagero nenhum dizer que Paris é uma das cidades mais encantadoras do mundo. A capital da França é um destino belo que atrai milhões de turistas de toda parte do mundo. Charmosa, romântica e, ao mesmo tempo, vibrante e divertida, a Cidade Luz é o berço da cultura e da arte e oferece uma infinidade de atrações para todos os gostos.

Desde a icônica Torre Eiffel a lugares emblemáticos, como a Champs-Élysées, há muito o que ver e fazer em Paris. Por isso, a capital francesa está nos planos de viagem de muitos turistas, seja para visitá-la pela primeira vez ou para retornar quantas vezes for possível.

Afinal, não importa o quanto tentemos expressar em palavras o que é Paris, somente estando lá você compreenderá a magnitude da cidade. Um grande centro turístico com atrações para pessoas de todas as idades, a capital da França é, sim, um lugar sensacional.

Considerando tudo isso, o Guia Viajar Melhor preparou este post com tudo o que você precisa saber sobre Paris, desde seus principais pontos turísticos até os lugares e passeios que não podem faltar no seu roteiro de viagem. Confira nossas dicas e prepare-se para curtir dias inesquecíveis por lá.

Pontos turísticos de Paris

São muitos pontos turísticos para conhecer em Paris e, caso deseje passar por todos, provavelmente, precisará de mais de uma viagem à Cidade Luz. A boa notícia é que eles estão espalhados por toda a capital francesa. Então, por onde vá, encontrará monumentos e lugares icônicos de Paris. A seguir, selecionamos os mais famosos para incluir em seu roteiro.

Torre Eiffel

Pontos turísticos de Paris
Pontos turísticos de Paris: Torre Eiffel – Foto: Jad Limcaco/Unsplash

Principal cartão-postal de Paris e um de seus pontos turísticos mais visitados, a Torre Eiffel tem 325 metros de altura e pode ser vista de vários pontos da cidade. Para quem decide conhecê-la por dentro, é possível comprar ingressos para acessar diferentes níveis do monumento, inclusive seu topo. A Torre Eiffel abre todos os dias, porém é preciso adquirir os ingressos com antecedência, dada a alta procura pela atração.

Museu do Louvre

Museu do Louvre, na França
Atrações de Paris: Museu do Louvre – Foto: Matt 86/Pixabay

Outro lugar imperdível da capital da França, o Museu do Louvre é o museu mais famoso e que mais recebe visitantes no mundo. Portanto, este é mais um dos pontos turísticos de Paris que, para visitar, é necessário adquirir o ingresso com antecedência. Seu acervo tem mais de 380 mil objetos, incluindo pinturas modernas, como o quadro de Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. Além disso, abriga relíquias do antigo Egito e outras peças únicas. Ou seja, é um passeio de um dia inteiro para fazer em Paris, sobretudo se gosta de arte e história.

Arco do Triunfo

Pontos turísticos da capital francesa
Pontos turísticos da capital francesa: Arco do Triunfo – Foto: Sung Shin/Unsplash

O Arco do Triunfo, assim como a Torre Eiffel, é um dos cartões-postais de Paris e um dos pontos turísticos mais famosos da capital francesa. Sua inauguração ocorreu em 1836 para homenagear as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, mas atualmente o monumento é ponto de turistas na Cidade Luz. É possível, inclusive, subir no Arco do Triunfo, de onde se tem uma das vistas mais bonitas de Paris.

Museu d’Orsay

Museu d’Orsay
Um dos pontos turísticos de Paris: Museu d’Orsay – Foto: Jean Philippe Fourier/Pixabay

O Museu d’Orsay fica às margens do rio Sena e é um dos museus mais bonitos não só de Paris, mas de toda a França. Assim como o Louvre, ele tem um imenso acervo com importantes obras, entre pinturas e esculturas da arte ocidental, datadas de 1848 a 1914. Lá você poderá conferir peças de artistas como Degas, Van Gogh, Gustave Courbet, Manet, Monet, Delacroix, Matisse, Edvard Munch, Toulouse-Lautrec e outros. 

Catedral de Notre-Dame de Paris

Pontos turísticos de Paris
Pontos turísticos de Paris: Catedral de Notre-Dame – Foto: Talpa/Pixabay

Apesar de a Catedral de Notre-Dame de Paris ter abertura prevista somente para dezembro de 2024, este é um ponto turístico que não pode ficar de fora de nenhum roteiro na capital francesa. A grande construção em estilo gótico tem mais de 700 anos e, desde o incêndio de 2019, está fechada para visitação. Porém, ainda é possível admirar seu exterior e fazer registros fotográficos de sua bela fachada que está terminando de ser reformada. 

Jardim de Luxemburgo

Jardim de Luxemburgo
Visite o Jardim de Luxemburgo – Foto: Yusuf Ak/Unsplash

Um ponto turístico para quem gosta de natureza e belas paisagens, o Jardim de Luxemburgo é o mais bonito de Paris. Ele tem 20 hectares de flores, estátuas e fontes que formam um dos cenários mais lindos da capital francesa. O local foi construído a pedido da rainha Maria de Médici e hoje é mantido pela prefeitura de Paris, sendo um parque público, com entrada gratuita.

Basílica do Sagrado Coração – Sacré Coeur

Pontos turísticos de Paris: Sacré Coeur
Dicas de pontos turísticos de Paris: Sacré Coeur – Foto: www.prod/Unsplash

Localizada no topo de uma colina do bairro de Montmartre, a Basílica do Sagrado Coração – ou Basílica du Sacré Coeur – é mais uma atração imperdível de Paris. A imponente construção data de 1919 e tem estilo romano-bizantino, ocupando um dos pontos mais altos da capital francesa. Além da beleza exterior, a basílica também tem um interior surpreendente e oferece uma vista incrível de Paris, a partir do mirante de seu domo, que tem 83 metros de altura e está 200 metros de altitude acima do rio Sena.

Sainte-Chapelle

Sainte-Chapelle
Belos vitrais de Sainte-Chapelle – Foto: Xuan Nguyen/Unsplash

Por fim, inclua a visita à Sainte-Chapelle em seu roteiro de viagem à Paris. Localizada na Ile de la Cité, esta é uma das mais incríveis igrejas da capital francesa. Você vai se surpreender com seu interior, onde há 15 janelas com 15 metros de altura, compostas por 1113 vitrais que contam a história do Antigo e Novo Testamento. Sainte-Chapelle foi construída em meados do século XIII pelo Rei Luís IX e abrigou relíquias da Paixão de Cristo, entre elas a coroa de espinhos e um pedaço da Santa Cruz.

Lugares para ir em Paris

Além dos principais pontos turísticos de Paris, existem lugares da capital francesa que, devido à sua fama, tornaram-se também paradas obrigatórias para quem visita a turismo. Portanto, ao montar seu roteiro de viagem, considere visitá-los também. 

Champs-Élysées

Lugares para ir em Paris: Champs-Élysées
Lugares para ir em Paris: Champs-Élysées – Foto: NakNakNak/Pixabay

Principal avenida de Paris, a Champs-Élysées abriga várias lojas de luxo e restaurantes famosos, além de bares e cinemas, em seus quase 2 km de extensão. Mas mesmo para quem não vai comprar artigos fashion ou experimentar a alta gastronomia na capital francesa, a famosa avenida é um lugar para se conhecer. A Champs-Élysées vai da Praça Charles de Gaulle, onde fica o Arco do Triunfo,  até a Praça da Concórdia e pode ser acessada pelo metrô de Paris.

Rio Sena

Rio Sena
Passeios de barco no Rio Sena, em Paris – Foto: Pierre Blache/Pixabay

Um dos lugares mais icônicos de Paris, o rio Sena corta a Cidade Luz e permite que os turistas a vejam de outros ângulos a bordo de passeios de barco. A partir dos tours é possível ver diversos pontos turísticos da capital francesa e passar por debaixo de suas famosas pontes, como Pont des Arts, onde os apaixonados penduram cadeados. As margens do rio Sena também são ótimas para caminhadas.

Ópera Garnier

Lugares em Paris: Ópera Garnier
Dicas de lugares em Paris: Ópera Garnier – Foto: Jonathan/Flickr

Um dos lugares mais lindos de Paris, a Ópera Garnier impressiona não só quem gosta de apresentações musicais, mas também quem curte arquitetura. A beleza vem desde sua fachada imponente até os detalhes de seu interior, repleto de passagens secretas que alimentam o mito do fantasma da Ópera até os dias de hoje. Além disso, o local foi palco de apresentações históricas, por isso vale muito a pena visitá-lo.

Marais

Le Marais, um dos lugares para ir em Paris
Marais, um dos lugares para ir em Paris – Foto: Henrik Berger Jorgensen/Flickr

Uma das regiões mais turísticas de Paris, Marais é repleta de atrações famosas, restaurantes, lojas, ruas charmosas, parques e museus. Ou seja, é um lugar para aproveitar os dias na Cidade Luz, seja curtindo um programa cultural, experimentando a excelente gastronomia local ou conhecendo o modo de vida parisiense. Dentre os lugares para visitar em Marais estão o Pompidou e o Museu Picasso.

Cemitério Père Lachaise em Paris

Paris, assim como Buenos Aires, na Argentina, tem um turismo cemiterial incrível. O mais famoso cemitério do planeta, por exemplo, fica na Cidade Luz e recebe mais de dois milhões de turistas por ano. Trata-se do Cemitério Père Lachaise, que foi fundado em 1804 e é o maior de Paris, onde estão sepultadas muitas personalidades, como Allan Kardec, o pintor Delacroix, Honoré de Balzac, Pierre Bourdieu, Max Ernst, Oscar Wilde, entre outros.

Passeios imperdíveis em Paris

Os passeios de barco no rio Sena são famosos em Paris e permitem ver a cidade de perspectivas diferentes. Mas eles não são as únicas opções de tours na capital francesa. Confira mais dicas de passeios para fazer em Paris.

Walking tour em Montmartre

Passeios em Paris: tour em Montmartre
Dicas de passeios em Paris: tour em Montmartre – Foto: Edwin.11/Flickr

Paris é uma grande metrópole com muitos lugares incríveis para conhecer e caminhar por ela é muito agradável. Porém, é preciso ter disposição para visitar seus principais pontos turísticos a pé. Mas há regiões em que este tipo de passeio é mais recomendável, como em Montmartre.

Trata-se de um bairro parisiense boêmio repleto de atrações incríveis, que podem ser conhecidas em walking tours, por exemplo. Os roteiros passam por lugares como a famosa basílica de Sacré Coeur e o Moulin Rouge, região de bares e casas noturnas. Além disso, incluem a famosa Praça da Concórdia e a Ópera Garnier. 

Disney em Paris

Disney Paris
Dicas de passeios: Disney Paris – Foto: Gilbert Sopakuwa/Flickr

Paris também tem Disney e a filial do maior complexo temático do mundo está entre os passeios mais famosos da capital francesa, sobretudo para famílias com crianças. Originalmente chamada de Euro Disney Resort, a Disneyland Paris tem dois parques temáticos: Walt Disney Studios e Disneyland. Eles ficam um ao lado do outro e possuem diversos brinquedos, além de lojas e restaurantes. 

Palácio de Versalhes

Dicas de passeios na capital francesa
Dicas de passeios na capital francesa: Palácio de Versalhes – Foto: Adam Kinnwall/Pixabay

Localizado a cerca de 22 km de Paris, o Palácio de Versalhes é o destino de um dos passeios mais procurados da capital francesa. O ponto turístico é tão famoso que há quem pense que ele faz parte da Cidade Luz. Também conhecido como Castelo de Versalhes, o palácio já foi uma residência real e guarda todo o luxo e requinte dessa época em seus mais de cem cômodos. A visita ao Palácio de Versalhes pode ser feita de maneira autônoma ou com agências de turismo.

Jardins de Versalhes

Jardins de Versalhes
Conheça os lindos Jardins de Versalhes – Foto: Allan Francis/Unsplash

Apesar de fazer parte do complexo do Palácio de Versalhes, os jardins são uma atração à parte que merece ser apreciada com calma. Obra do arquiteto André Le Nôtre, que também fez o Jardim des Tuileries, em Paris, eles têm 90 hectares. Lá você verá diversas espécies de flores e plantas, além de outros edifícios belíssimos, como o Petit Trianon, o Temple de l’Amour e o Museu L’Orangerie. Devido ao seu tamanho, é possível alugar carrinhos para percorrer os Jardins de Versalhes.

Dicas de viagem em Paris

Dicas de viagem em Paris
Dicas de viagem em Paris – Foto: Pete Linforth/Pixabay

Atente-se, agora, às nossas dicas de viagem sobre a documentação necessária para desembarcar em Paris. Primeiramente, turistas brasileiros não precisam de visto para permanecer na França por até 90 dias. Isto vale para o país e outros membros do Acordo Schengen.

Mas é importante ter o passaporte com validade superior a 3 meses em relação à data prevista para a saída do país. Além disso, você deve comprovar a reserva da hospedagem e dos meios financeiros para se manter durante a viagem e apresentar a passagem de volta ao Brasil.

É obrigatória, ainda, a apresentação do seguro-saúde que cubra todas as despesas médicas durante toda a estadia no país. O seguro deve valer em todos os países-membros do acordo. Para ter mais informações sobre a documentação para viajar para a França, consulte o Ministério das Relações Exteriores.

Melhor época para ir a Paris

Melhor época para viajar para a França
Melhor época para viajar para a França – Foto: Lagrange/Pixabay

Ao programar sua ida para Paris, verifique também o clima na Cidade Luz antes de definir a data da viagem, já que influenciará diretamente na sua experiência. Assim como em outros destinos da Europa, a capital francesa tem estações bem definidas, com variações de temperaturas expressivas.

Por exemplo, o verão em Paris vai de junho a agosto e tem temperaturas em torno dos 30ºC, podendo chegar aos 35ºC nos dias mais quentes. Já no inverno parisiense, que vai de dezembro a março, as temperaturas variam de 1ºC a 7ºC, sendo que há chuva e neve. A primavera, que vai de março a maio, e o outono, que vai de setembro a novembro, têm temperaturas entre 10ºC e 20ºC, ou seja, são estações de transição com clima ameno.

A alta temporada em Paris ocorre, justamente, nos meses de verão, quando a luz do sol vai até 21 horas. Mas, além de considerar o clima quente, você deve ter em conta que a Cidade Luz está mais cheia nesta época, que coincide com as férias dos europeus. Por consequência, os preços das hospedagens e passagens aéreas sobem neste período.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima