Piscinas naturais, cenários paradisíacos e um povo para lá de acolhedor tornam as praias de Recife ótimos destinos no Brasil. Saiba quais são as melhores praias da região

Vai viajar para Pernambuco e quer saber quais são as praias de Recife que merecem ser conhecidas? Não se preocupe, fizemos este post especialmente para você. Aqui você vai descobrir quais as melhores praias da região para visitar a partir da capital pernambucana.

Você pode ter certeza de que encontrará lugares belíssimos que vão te fazer querer ficar um pouco mais. Piscinas naturais, praias paradisíacas e um povo para lá de acolhedor fazem do litoral de Pernambuco um dos melhores destinos do Brasil.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas vamos ao que interessa. A seguir, conheça as melhores praias da região de Recife e monte seu roteiro por esse pedacinho mais que especial do litoral nordestino. Preparado para começar? Então, vamos lá.

Saiba quais são as melhores praias de Recife e região

Veja, abaixo, uma lista com as 9 melhores praias para conhecer em Recife e região.

Praia de Boa Viagem

Praias de Pernambuco

Foto: Portal da Copa/ME

Mar de águas mornas e esverdeadas e uma longa faixa de areia com coqueiros são as principais características da Praia de Boa Viagem, a mais famosa de Recife. Ela fica no bairro de mesmo nome, entre as praias do Pina e de Piedade, e tem cerca de oito quilômetros de extensão.

Boa Viagem também é uma das melhores de Recife para quem gosta de praticar esportes. É bem comum ver pessoas praticando exercícios físicos em sua orla. O mar é calmo, ótimo para banho. Protegido por um grande arrecife, durante a maré baixa enche-se de piscinas naturais.

Praia do Pina

Praias de Pernambuco

Foto: Portal da Copa/ME

Continuação da Praia de Boa Viagem, a Praia do Pina é outra porção de areia urbana famosa em Recife. A faixa de areia é longa e tem muitos coqueiros. O mar é verde e calmo, devido à proteção do arrecife, com águas mornas e agradáveis.

A Praia do Pina tem ótima estrutura para receber os turistas, com vários quiosques e barracas ao longo de sua extensão. É uma excelente opção para quem quer curtir o mar com comodidade e um pouco mais de tranquilidade em relação ao movimento de pessoas de Boa Viagem.

Mas, assim como na outra famosa praia, é comum encontrar pessoas praticando exercícios na areia e no mar. As águas calmas são excelentes para a prática de esportes aquáticos.

Praia de Calhetas

Praias de Pernambuco

Foto: Wikimedia Commons

Uma das melhores praias próximas de Recife, Calhetas fica em Santo Agostinho, a 37 km da capital pernambucana. É um dos passeios imperdíveis para fazer a partir de Recife. Seu visual impressiona logo de cara. Cercada por rochas e muita vegetação, a pequena faixa de areia é uma das mais belas praias do Brasil.

Com águas cristalinas, mornas e calmas, Calhetas é perfeita para a prática de snorkeling – mergulho de superfície – ou banhos relaxantes. Além disso, é possível fazer trilhas nos morros ao redor ou descer de tirolesa diretamente no mar. Para completar, a Praia de Calhetas é bem servida por restaurantes e quiosques à beira mar. 

Coroa do Avião

Praias de Pernambuco

Foto: LeRoc / Wikimedia Commons

Coroa do Avião é uma ilhota situada na entrada do canal de Santa Cruz, no município de Igarassu, a cerca de 50 km de Recife. Ela tem 560 metros de extensão e 80 metros de largura e fica bem próxima à costa.

Para chegar na Coroa do Avião, você pode contratar um passeio de barco no cais de Nova Cruz, na praia do Forte Orange ou no cais de Maria Farinha. Ou ainda, durante a maré baixa, quando o mar recua cerca de 1000 metros na Praia da Gavoa, você pode caminhar até a ilhota.

Na Coroa do Avião, você encontrará areias claras, alguns coqueiros, um pouco de vegetação e um mar de águas calmas e cristalinas. Apesar de pequena, a ilhota tem ótima estrutura para receber os turistas, com bares e quiosques.

Porto de Galinhas

praias em Recife

Praias de Pernambuco. Foto: Jobosco / Wikimedia Commons

Uma das mais procuradas do Brasil, a praia de Porto de Galinhas é incrivelmente bela e fica a apenas 62 km de Recife, cerca de 1h20 de viagem. A praia tem águas mornas e cristalinas, piscinas naturais formadas por arrecifes e orla cheia de coqueiros. É perfeita para passeios em família ou para quem quer conhecer mais a região a partir de Recife.

Localizada no distrito de Ipojuca que tem o mesmo nome da praia, Porto de Galinhas oferece várias opções de atividades para os turistas, como passeio de jangada que leva às piscinas naturais, passeio de buggy e  mergulho entre peixes. A vila é bem servida por bares e restaurantes.

Tamandaré

melhores praias de Recife

Foto: ckturistando / Unsplash

Tamandaré é conhecida por suas praias cercadas por coqueiros, excelentes para quem procura um lugar para relaxar e curtir dias de muita tranquilidade. O mar é calmo, com águas mornas e transparentes em tons de azul turquesa.

Localizada no litoral sul de Pernambuco, Tamandaré fica a cerca de 100 km de Recife, em uma viagem de aproximadamente 2 horas. O município abriga a paradisíaca Praia dos Carneiros, famosa por suas piscinas naturais, a Praia de Tamandaré, a Praia da Pedra, a Boca da Praia e a Praia de Campas.

As piscinas naturais são as principais atrações de Tamandaré, procuradas por quem quer mergulhar entre os peixes, e podem ser visitadas a partir das praias de Tamandaré, Campas, Carneiros e Boca da Barra.

Maracaípe

melhores praias de Recife

Foto: FWehby /Wikimedia Commons

Situada no mesmo município que Porto De Galinhas, Ipojuca, Maracaípe é uma das melhores praias da região do Recife. A Praia de Maracaípe fica a 65 km da capital Pernambucana e é uma excelente opção de passeio para quem procura por sossego.

Sua extensa faixa de areia fofa e fina é ideal para sentar e aproveitar a paisagem com muita tranquilidade. Lá não há muita estrutura e o mar tem ondas fortes que atraem, principalmente, surfistas.

Quem vai à Maracaípe pode, ainda, contemplar o encontro do rio com o mar em sua extremidade direita. O Pontal do Maracaípe, como é conhecida essa parte da praia, é um lugar mais reservado, onde só é possível chegar caminhando. Perfeito para quem viaja com crianças, o mar é bem calmo.

Gaibu

melhores praias de Recife

Praias de Pernambuco. Foto: Nathalia Verony / Wikimedia Commons

Assim como Calhetas, a Praia de Gaibu fica em Santo Agostinho, a cerca de 46,1 km de Recife. Refúgio dos recifenses, Gaibu é bastante movimentada aos finais de semana. Portanto, se quiser aproveitar este paraíso com mais tranquilidade, a dica é visitá-la durante a semana.

Com mar mais agitado que as demais praias da região, Gaibu tem algumas piscinas naturais durante a maré baixa. A beleza do lugar impressiona a qualquer um. Além disso, há um mirante onde é possível admirar um pôr do sol belíssimo.

Paiva

melhores praias de Recife

Foto: Divulgação

Outra beleza de Santo Agostinho, a Praia de Paiva é extensa e tranquila. Apesar de ser pouco explorada pelo turismo, é uma excelente opção de passeio para fazer a partir de Recife. A distância entre a capital pernambucana e Paiva é de apenas 28,5 km ou 50 minutos de viagem de carro.

Ela é cercada por uma densa faixa de coqueiros, tem areias douradas e mar azul e calmo. Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais que tornam o banho nesta praia uma experiência incrível. Além disso, é o lugar perfeito para quem gosta de esportes aquáticos.

E, então, já sabe quais praias de Recife vai conhecer em sua viagem para Pernambuco? Quer uma dica? Visite todas elas, você não vai se arrepender. Depois volta para nos contar como foi, não esqueça.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Punta Cana precisa de visto? Documentos e outras dicas

Artigo anterior

Cinco destinos seguros para visitar nos próximos meses

Artigo seguinte

Você pode gostar