Punta Cana ou Cancún? Esta é uma pergunta bem comum para quem está planejando conhecer o Caribe. Esses dois destinos são incríveis e, apesar de parecer complicado escolher entre eles, a decisão pode ser tomada facilmente se o objetivo da viagem for claro.

Explico: se a ideia é relaxar à beira-mar cheio de conforto e exclusividade, Punta Cana é o lugar ideal, mas se procura por agito o ano todo e quer aproveitar cidades um pouco maiores, Cancún pode ser o mais recomendado. 

Em relação ao custo da viagem e distância, ambos se assemelham. Em Punta Cana tem a vantagem de oferecer, em sua grande maioria, hospedagens em resorts com sistema all inclusive, que possibilitam um controle maior do que será gasto. Muito visitado por famílias e casais que querem realmente descansar. Por outro lado, em Cancún você terá mais liberdade de escolha nas hospedagens, além de roteiros mais despretensiosos, como uma cidade maior costuma proporcionar. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Há, ainda, outros fatores que influenciam na escolha destes dois destinos do Caribe. Mas duas coisas são certas: em ambos você encontrará o maravilhoso mar de águas cristalinas, com tons de verde esmeralda e azul turquesa, e praias paradisíacas que farão sua viagem valer muito a pena. Mas, se você tem dúvidas sobre se deve escolher Punta Cana ou Cancún, vamos te ajudar com algumas dicas sobre cada um destes lugares incríveis.

Por que viajar para Punta Cana?

Punta Cana é conhecida por suas praias paradisíacas e resorts luxuosos. É o lugar perfeito para quem procura por tranquilidade para curtir os dias à beira-mar, sem se preocupar com mais nada, tanto que seus hotéis têm infraestrutura completa de lazer e diversão. Além disso, a maior parte das hospedagens tem sistema all inclusive, o que permite que os viajantes possam aproveitar bem os dias por lá.

Situada a leste da República Dominicana, Punta Cana tem uma rede hoteleira bem diversificada e quem viaja para lá, geralmente, passa a maior parte do tempo dentro dos resorts, seja curtindo suas atividades recreativas ou nas areias das belas praias de Punta Cana onde estão localizados. Há passeios diferentes para conhecer, como visitar as ilhas cinematográficas do Caribe como a Isla Saona, ou mesmo fora das praias, mergulhando nos cenotes de águas absurdamente azuis do Scape Park, um parque aquático com atrações naturais dentro do complexo.

Punta Cana ou Cancún

Punta Cana ou Cancún? Foto da Isla Saona, no Caribe dominicano. Foto: Gustavo Albano

Por que viajar para Cancún?

Cancún é um dos principais destinos internacionais, principalmente quando o objetivo é aproveitar o maravilhoso Mar do Caribe. Localizada no México, a cidade tem praias paradisíacas, uma ampla rede hoteleira, centros de compras, muitos locais para se divertir, sobretudo à noite, e opções de passeios para outros pólos de turismo, como a região da Riviera Maia, Playa del Carmen e as belas ilhas de Cozumel e Isla Mujeres.

Cercado de belezas naturais assim como Punta Cana, Cancún pode ser considerado um destino para quem gosta de sair e ir além dos resorts, conhecer lugares novos e curtir o agito noturno, com destaque para a boate Congo Bongo e o restaurante La Parrilla. 

Além das atrações históricas e agito, Cancún também oferece uma grande gama de hotéis e resorts renomados, como unidades do Grand Palladium Costa Mujeres, em Costa Mujeres e o TRS Yucatan Hotel, na Riviera Maya. 

Cancun ou Punta Cana

TRS Coral Hotel Costa Mujeres, em Cancún – Foto: Divulgação

Punta Cana ou Cancún: dicas práticas

Agora que você já sabe o que encontrar em cada um destes destinos do Caribe, vamos te dar dicas práticas sobre cada um deles, em uma espécie de check-list de particularidades desses locais. Desse modo, ficará mais fácil definir se Punta Cana ou Cancún atende melhor ao seu objetivo de viagem.

Belezas naturais

Esse é um dos quesitos que pesa a favor de ambos destinos. Isso porque tanto Punta Cana como Cancún são repletos de praias paradisíacas e cenários que atraem os olhares de todo o mundo. As belezas naturais são inúmeras e, se depender disso para escolher entre um deles, é provável que você queira conhecer os dois lugares.

O mar do Caribe que banha esses destinos é, em grande parte, calmo, com águas cristalinas que vão do verde esmeralda ao azul turquesa, perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como snorkel, canoagem e mergulhos. As praias têm areias brancas e são cercadas por muitos coqueiros, que as deixam com um visual paradisíaco.

Dicas de viagens em Punta Cana

Chegando na ilha mais famosa de Punta Cana. Foto: Gustavo Albano

Custo de viagem em Punta Cana e Cancún

Em relação ao custo, o fato das hospedagens em Punta Cana trabalharem, em sua maioria, com o sistema all inclusive, permite que os viajantes tenham maior controle sobre o que será gasto durante a viagem, o que é uma vantagem para quem precisa estar atento ao orçamento. Entretanto, caso você queira saber mais, temos um artigo exclusivo sobre quanto custa viajar para Punta Cana, onde detalhamos esses gastos.

Em Cancún, por sua vez, além da hospedagem, o viajante deve considerar os gastos que terá com as refeições, diversão e passeios. E, a depender do perfil do turista, isso pode encarecer – e muito –  a viagem para este destino do Caribe.

onde fazer compras em cancún

Vista área de Cancún, a grande pérola do litoral mexicano. Foto: Gerson Repreza / Unsplash

Documentação

Não é necessário visto para visitar Punta Cana ou Cancún. Ambos destinos exigem, no entanto, passaporte válido. Em Cancún e em Punta Cana, pode ser requerida a apresentação de alguns documentos que comprovem o objetivo da viagem, como passagem aérea, reserva de hospedagem e condições financeiras para se manter no país. 

Voos para o México e Punta Cana

Quando o assunto é facilidade em seguir para o destino, Punta Cana tem voos de São Paulo para Punta Cana, com uma escala em Caracas, operados pela GOL, assim como é possível viajar para lá com a Copa Airlines, com escala no Panamá. Avianca e LATAM também oferecem esses voos dependendo da época do ano. A viagem para Cancún, por sua vez, tem pelo menos uma conexão e é feita pela Avianca, Copa Airlines, LATAM e Aeroméxico.

Infraestrutura

Já no quesito infraestrutura de destino, Cancún pode ser considerada mais moderna, com melhor oferta de serviços locais, tanto à beira-mar como nos centros e lojas. Lá você encontrará muitos quiosques e barracas nas praias, além de lojas, shoppings centers, farmácias, restaurantes, bares e danceterias. Em Punta Cana, toda infraestrutura pode variar da sua hospedagem, podendo ser algo luxuoso, cheio de mimos e serviços diversos inclusos nos resorts, com restaurantes sofisticados, SPA, piscinas e todo o conforto necessário para você se preocupar apenas em relaxar. Sendo assim, vai do seu perfil de viagem e qual é o objetivo das suas férias.

Resorts em Punta Cana - Grand Palladium

Grand Palladium Bávaro, resort all inclusive em Punta Cana. Foto: Divulgação

Lazer e diversão noturna

Assim como no quesito anterior, Cancún oferece mais opções de lazer e diversão noturna. A partir da cidade mexicana é possível conhecer outros paraísos desta região do Caribe, além disso, há muitos bares, restaurantes e danceterias que garantem uma vida noturna bem badalada. 

Em Punta Cana, toda diversão ocorre dentro dos resorts, seja com brincadeiras aquáticas, práticas esportivas e shows de danças e música. Dependendo da época do ano, a alta temporada deixa Punta Cana bem agitada. Durante as férias de fim de ano e Réveillon, por exemplo, quando muitos estrangeiros visitam este pedaço do Caribe em peso para fugir do inverno.

Viagem com crianças

Se você vai viajar com crianças, existem algumas particularidades que devem ser consideradas ao escolher entre Punta Cana e Cancún. A infraestrutura dos resorts de Punta Cana é completa, sobretudo relacionada às atividades recreativas para crianças, inclusive com monitores que proporcionam dias de muita diversão para os pequenos. 

Por isso, se você quer relaxar enquanto as crianças se divertem, Punta Cana é o lugar ideal. Mas, se o objetivo é, justamente, aproveitar cada minuto para se divertir com seus filhos, Cancún tem uma variedade maior de passeios, inclusive de aventura, para você curtir com as crianças.

Viagem a dois

Tanto Punta Cana quanto Cancún são ótimos destinos do Caribe para viajar a dois. E, para escolher entre eles, é preciso que você considere o objetivo da viagem. Se ambos querem relaxar e aproveitar os momentos a dois com bastante tranquilidade, Punta Cana é o destino certo. Por outro lado, se você e seu amor gostam de explorar lugares novos e curtir a noite, vale a pena viajar para Cancún.

Rivieira Maya, em Cancún, reúne praias e sítios arqueológicos

Rivieira Maya, em Cancún, reúne praias e sítios arqueológicos. Foto: Tommaso lizzul / Shutterstock

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


30 pontos turísticos mais conhecidos do mundo em fotos!

Artigo anterior

Grand Palladium Punta Cana: all inclusive no Caribe

Artigo seguinte

Você pode gostar