Atualizada em:
Viagem no Marrocos: confira rota percorrendo do sul ao norte do país, em um roteiro de 15 dias passando por 9 cidades do destino mais exótico da África! Confira um itinerário completo
Cidades medievais, paisagens desérticas, sabores peculiares e diferentes sensações são os ingredientes perfeitos para uma viagem por algum destino fora do comum. Visitar o Marrocos é se surpreender em cada detalhe, em cada descoberta. Depois de passar por diferentes cidades marroquinas é fácil perceber a diversidade e a beleza de um dos países mais exóticos e surpreendentes do mundo.
Localizado no Norte da África, o Marrocos oferece uma ótima oferta turística de estrutura hoteleira para os visitantes mais exigentes que desembarcam no destino. Todas as principais rotas turísticas do Marrocos são bem fartas de incríveis opções de hotéis e comércio.
São diversos itinerários bem elaborados que podem ser explorados no Marrocos: a Rota dos 1000 Kasbahs abriga inúmeras de construções centenárias que mostram a impressionante arquitetura marroquina, no Norte, as cidades portuárias de Rabat e Tânger recebem milhares de jovens devido a proximidade com a Europa, já a fascinante Rota das Cidades Imperais apresenta todo o luxo e beleza das principais cidades do Marrocos.
Você sabia que o Marrocos é um dos países do Norte de África com maior número de locais classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO? Medinas, complexos arqueológicos, construções e paisagens impressionantes são apenas algumas das paradas interessantes que separamos neste roteiro de viagem no Marrocos.
Também já falamos antes sobre dois tipos de roteiros imperdíveis para fazer no Marrocos: uma rota na Região Sul e outro na Região Norte do país. Se você possui mais dias na sua agenda ou simplesmente deseja conferir mais a fundo a cultura e curiosidades do cotidiano marroquino, confira as melhores dicas de turismo no Marrocos em roteiro de 15 dias pelo país.
Roteiro de 15 dias no Marrocos: itinerário completo
Casablanca
Capital econômica do país, Casablanca é utilizada por muitos brasileiros como porta de entrada para o destino, podendo ser uma ótima base para começar seu itinerário pelo Marrocos.
A cidade litorânea possui diversas opções de atrações turísticas como mesquitas, praças, shoppings e uma área cercada por galerias com lojas de grifes ótimas para fazer compras. Não deixe de conferir o pequeno souk de Casablanca para ter uma ideia do que está por vir no próximos dias do seu itinerário de viagem no Marrocos.
Melhores atrações de Casablanca:
- Mesquita Hassan II
- Catedral do Sagrado Coração Casablanca
- Place Mohammed V
- Parc Sindibad
- La Corniche
- Souk
- Praia Aïn Diab
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Kenzi Tower Hotel
Restaurantes: Rick Café / Sens Kenzi Tower
Deserto do Saara
A viagem em direção ao maior deserto do mundo deverá ser feita em no mínimo 2 dias: 1 para chegar em Erfoud e outro para cruzar uma parte do deserto até as Dunas de Erg Chebbi, conhecidas por serem as maiores do Saara. A experiência inesquecível começa na cidade de Erfoud, seguindo para a cidade de Boulmane, com direito a parada no meio das dunas para uma noite sob as estrelas.
Nessa etapa do itinerário de 15 dias no Marrocos contamos com o suporte do Grupo Xaluca, que além de oferecer hospedagens incríveis nessa área do país, conta com uma equipe especializada em mostrar as curiosidades do Deserto do Saara e auxilia os viajantes com transfers privativos na rota entre as cidades de Errachidia e Marraquexe.
Melhores atrações do Deserto do Saara:
- Cidade de Erfoud
- Dunas de Erg Chebbi
- Comunidades nômades
- Aldeia abandonada de Merdani
- Aldeia Kahmlia
- Cidade de Rissani
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Auberge La Belle Étoile
Boumalne Dades
Após deixar o Deserto do Saara para trás escolha um destino próximo para pernoitar. Boumalne é uma cidade pequena, mas não deixa de ser curiosa e intrigante. Cheia de construções de adobe, Boumalne Dades parece ter saído de uma paisagem bíblica.
O local também é rodeado de atrações populares como algumas cidades que fazem parte do roteiro turístico “Estrada das Mil Kasbahs” e o Vale de Todra, onde estão as Gargantas de Todra, um gigantesco desfiladeiro que se tornou uma meca para os amantes de caminhadas e escaladas.
Melhores atrações de Boumalne Dades:
- Gargantas de Todra
- Tingir
Quanto tempo ficar: 1 dia
Onde se hospedar: Hotel Xaluca Dades
Restaurantes: Chez Pierre / Restaurante Hotel Xaluca Dades
Ouarzazate
Conhecida como “Hollywood Marroquina”, a cidade já serviu como palco de diversos filmes e séries como Game of Thrones, Gladiador Asterix e Obelix e Babel.
Ouarzazate possui um charmoso centro e construções impressionantes como a Kasbah Taourirt, um espaço que serve como museu e apresenta um belo exemplo da antiga arquitetura do sul do Marrocos. Além disso, o destino é uma ótima base para conhecer uma das atrações mais impressionantes do Marrocos: a cidade murada de Aït Ben Haddou. A cidade também é a base para os viajantes que buscam conhecer os encantos e mistérios do itinerário dedicado a Rota das 1000 Kasbahs.
Melhores atrações de Ouarzazate:
- Kasbah of Tifoultoute
- Kasbah Taourirt
- Museu do Cinema
- Aït Ben Haddou
- CLA Studios
Quanto tempo ficar: 1 dia
Onde se hospedar: Hotel Le Berbère Palace
Restaurantes: Le Jardin des Aromes / Ksar El Kabbaba
Marrakech
Marrakech é sem dúvidas uma das cidades mais alucinantes do país e é um prato cheio para curiosos que adoram visitar lugares excêntricos. A “Cidade Vermelha” é um dos pontos altos deste itinerário no Marrocos e possui construções centenárias imponentes.
Sua medina abriga um verdadeiro labirinto com centenas de ruas, becos e ruelas, que abrigam 18 souks, madrassas, riads e inúmeras atrações imperdíveis de Marrakech. O destino é considerado um dos polos culturais do país, demonstrando um lado cosmopolita diferente de todas as outras cidades do Marrocos.
Melhores atrações em Marrakech:
- Medina de Marrakech
- Mesquita Ben Youssef
- Jardim Majorelle
- Palácio da Bahia
- Túmulos Saadianos
- Museu Yves Saint Laurent
- Medina de Marrakech
- Bab Agnaou
- Praça Jemaa el-Fna
- Mesquita Koutoubia
- Madrassa Ben Youssef
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Four Seasons Resort Marrakech
Restaurantes: Dar Chef / Restaurante du Red House / Dar Zellij
Fez
A próxima parada da rota pelo Marrocos é a cidade imperial de Fez. Um verdadeiro museu ao ar livre, a cidade concentra mais de 10 mil edifícios históricos dentro de sua medina, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Fez reúne inúmeros hotéis e restaurantes deslumbrantes, atendendo todos os turistas que buscam realizar um roteiro de luxo no Marrocos.
Melhores atrações em Fez:
- Medina de Fez
- Madrassa Al-ttarine
- Choura Tannery
- Bab Boujloud
- Palácio Real de Fez
- Madrasa Bou Inania
- Quarteirão Judeu
- Universidade Al Quaraouiyine
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Riad Maison Bleue
Restaurantes: Riad Maison Bleue
Chefchaouen
Conhecida como “Blue Pearl” ou a Pérola Azul do Marrocos, a cidade de Chefchaouen está em meio às montanhas de Riff e tem uma característica única de manter duas construções em tonalidades de azul.
Essa é considerada uma das cidades mais bonitas do Marrocos e você vai concordar depois de fazer um passeio pela medina da cidade. A dica é começar a rota na Praça Uta Al-Hamman e caminhar pelo incrível labirinto azul sem medo de se perder.
Melhores atrações em Chefchaouen:
- Kasbah
- Medina de Chefchaouen
- Praça Uta Al-Hamman
- Mesquita Espanhola
- Praça Bab El-Sor
- Hammam
- Cascatas d’Akchour
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Dar Ba Sidi & Spa / Lina Ryad / Hotel Parador
Restaurantes: Dardara / Assaada / Cafe Clock Chefchaouen
Tétouan
Um pedacinho da Espanha em território marroquino: essa é a melhor forma de descrever a magnífica Tétouan. Com arquitetura andaluza, as construções de Tétouan seguem um padrão de cor branca que se destacam entre as montanhas que cercam a cidade.
Esse é um ótimo ponto da rota para fotografar e caminhar durante longos períodos com calma e atenção.
Melhores atrações Tétouan:
- Medina de Tétouan
- Praça Hassan II
- Museu Etnográfico
- Mellah
- Palácio Real
Quanto tempo ficar: 1 dia
Onde se hospedar: Riad Blanco
Restaurantes: Riad Blanco
Tânger
A cidade portuária de Tânger fecha com chave de ouro a nossa rota no Marrocos.
Dividida com a Espanha pelo Canal de Gibraltar, a cidade portuária é cercada por atrações históricas e naturais e também pode ser o ponto de entrada da sua viagem, caso esteja visitando o Marrocos depois de uma viagem pela Europa, muitas pessoas escolhem esses destinos como um itinerário integrado, já que estão bem próximos um do outro.
Melhores atrações em Tânger:
- Cabo Espartel
- Medina de Tânger
- Gruta de Hércules
- Hotel COntinental
Quanto tempo ficar: 2 dias
Onde se hospedar: Palais Zahia
Restaurantes: Palais Zahia / Rif Kebdani / Morocco Club
Como ir para Marrocos saindo do Brasil
Para voos diretos saindo do Brasil, a companhia marroquina Royal Air Maroc oferece embarques semanais com saídas de São Paulo ou Rio de Janeiro, com uma duração estimada de 10 horas partindo da Cidade de São Paulo e de 11 horas partindo da capital do Rio.
Qual moeda levar para Marrocos?
O mais recomendado é levar moedas em dólar para fazer sua rota no Marrocos, pois tem mais aceitação. Após chegar no Marrocos você pode trocar as moedas por Dirham marroquino ou utilizar dólar nos principais lugares turísticos.
Os hotéis também costumam oferecer o serviço de câmbio para hóspedes. Nos comércios em geral, eles não diferenciam euro de dólar, sendo a mesma cotação para eles. Então o mais recomendado é levar dólar em virtude da variação do câmbio.
Brasileiros precisam de visto para entrar no Marrocos?
Brasileiros não precisam tirar visto com antecedência para entrar no Marrocos. Entretanto, é necessário um passaporte em bom estado e dentro do prazo de validade (10 anos).
O visto de turismo para brasileiros é feito na entrada do país e tem o prazo de permanência de 90 dias.
* Essa viagem no Marrocos foi feita a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em conjunto com a GTA – Global Travel Assistance que cedeu o seguro viagem para o colunista do Guia Viajar Melhor durante o itinerário Marrocos.
Leia também:
» Roteiro no Marrocos: conhecendo o sul do país
» O que saber antes de ir para o Marrocos: como ir e outras dicas
» 10 cidades bonitas para visitar no Marrocos
» Como é voar na primeira classe do Dreamliner 787 da Royal Air Maroc
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]