Atualizada em:
Planeja viajar para São Luís? Descubra quais são os principais pontos turísticos da capital do Maranhão e confira nossas dicas sobre as praias, lugares e passeios para incluir em seu roteiro de viagem em São Luís
São Luís é mais do que a porta de entrada para os destinos de ecoturismo famosos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, por exemplo. A capital do estado é um lugar incrível, repleto de construções históricas e belas praias, que vale a pena conhecer.
Construída sob influência de portugueses, espanhóis, holandeses e franceses, São Luís tem um centro histórico preservado, com mais de 4 mil casarões de séculos passados em um emaranhado de ruas estreitas. As construções históricas contrastam com os prédios modernos, shoppings e restaurantes sofisticados da parte nova da capital maranhense.
A capital do Maranhão tem, ainda, mais de 30 quilômetros de litoral, com praias de águas mornas e brisa constante. E, como mencionamos, é a principal porta de entrada para quem quer visitar as belezas naturais do estado, que abriga verdadeiros paraísos do ecoturismo, incluindo o Delta do Parnaíba.
Portanto, São Luís é um dos lugares que vale a pena incluir em seus planos de viagem. Neste guia, vamos te ajudar a saber exatamente o que fazer por lá, com dicas sobre os pontos turísticos da capital maranhense, as melhores praias da cidade e passeios para incluir no roteiro. Confira, a seguir!
Principais pontos turísticos de São Luís
O centro histórico de São Luís abriga a maior parte de seus pontos turísticos e é difícil imaginar uma viagem à cidade sem passar por ele. Lá estão os famosos casarões cobertos com azulejos portugueses que estampam os cartões-postais da capital do Maranhão, além de monumentos importantes da cidade. Por isso, a melhor forma de falar dos atrativos de São Luís é começar, justamente, por ele.
Centro Histórico de São Luís
Mais de 4 mil construções históricas tornam São Luís uma das mais importantes capitais do Brasil quando o assunto é a preservação da memória através da arquitetura. E o centro histórico da capital do Maranhão é um dos complexos arquitetônicos mais incríveis do país, com casarões coloniais que contam uma história de mais de 400 anos.
E a boa notícia é que a maior parte das construções do centro histórico são turísticas, permitindo a quem visita São Luís conhecer mais de sua cultura através das edificações. Nelas funcionam museus, centros culturais, repartições públicas, hospedagens e comércios com atividades fundamentais para a cidade. Por isso, ao viajar para a capital maranhense, não deixe de visitar seu belo centro histórico.
Palácio dos Leões
Uma das construções históricas mais importantes da cidade, o Palácio dos Leões remonta à fundação de São Luís, em 1612. Ele fica onde os franceses construíram a primeira fortificação do então futuro núcleo urbano da cidade. Hoje, o palácio é a sede do Governo do Estado do Maranhão e residência oficial do Governador.
A construção tem uma fachada principal em arquitetura neoclássica, de dois pavimentos e formato retangular. Em sua entrada há duas esculturas de leões em bronze. Nos fundos, há um jardim de palmeiras com vista para a baía de São Marcos. Em seu interior, as salas e corredores guardam a história de São Luís, que pode ser conhecida através de visitas guiadas.
Igreja da Sé
Outro ponto turístico do centro histórico de São Luís, a Catedral da Sé fica na Praça Pedro II. Também conhecida como Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a igreja é um exemplar único da arquitetura do Brasil Colônia, que guarda traços importantes de sua edificação original, de 1622, apesar de suas várias reformas.
Parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja da Sé é um lugar belíssimo para visitar em São Luís. Um de seus destaques é o altar-mor, que é do século XVIII, um verdadeiro tesouro da arte barroca brasileira.
Teatro Arthur Azevedo
Mais do que um edifício histórico, o Teatro Arthur Azevedo é um centro ativo de cultura em São Luís, com uma ampla programação de apresentações. Lá você pode assistir desde concertos clássicos até peças de teatro modernas. Além disso, pode contemplar sua bela arquitetura neoclássica, que o faz uma das construções mais lindas de São Luís.
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão oferece aos turistas a oportunidade de contemplar como eram as residências da elite maranhense do século XIX e primeira metade do século XX. Isto porque seu acervo é composto, justamente, pela réplica de uma típica casa desta época.
Mas não é só isso. Este é também um ponto turístico do centro histórico de São Luís e, como tal, tem um valor arquitetônico importante para a cidade. O museu fica em um edifício de dois pavimentos e um mirante em formato de U, que é um dos mais belos exemplos de solares da capital do Maranhão.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Única igreja de São Luís em estilo neogótico, a Igreja dos Remédios chama a atenção por sua construção: há apenas uma torre sineira ao centro e sua base é quadrangular, com duas aberturas em cada lado. Outro detalhe interessante é que no topo da torre há uma pirâmide octogonal com uma cruz de ferro.
É um dos pontos turísticos para visitar em São Luís não só pela beleza de sua fachada, mas também pelo interior. A igreja tem três altares, sendo o principal em mármore, e vitrais alemães, do século XX. Além disso, nela ocorre anualmente um festejo em homenagem a Nossa Senhora do Remédios, considerada a padroeira dos comerciantes.
Melhores praias de São Luís
É comum, ao falarmos sobre São Luís, sobressair a cena cultural da cidade. Afinal, a capital do Maranhão é, realmente, uma das melhores cidades do Nordeste para quem gosta de cultura e história. Mas o que muitos não sabem é que, também como uma boa capital nordestina, São Luís tem ótimas praias, como demonstraremos, a seguir.
Praia do Calhau
A Avenida Litorânea concentra boa parte das praias de São Luís e uma das principais delas é a Praia do Calhau. Com ótima infraestrutura turística, a praia tem em seu entorno hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Além disso, há um parquinho no calçadão da Litorânea em frente à Praia do Calhau, sendo uma ótima opção para quem viaja com crianças.
Praia São Marcos
Também na Avenida Litorânea, a Praia São Marcos tem dunas cobertas por vegetação nativa e coqueiros próximos ao calçadão, que formam um cenário muito bonito. Ela é o point dos jovens em São Luís, tanto de dia quanto à noite. Os ventos fortes favorecem a prática do kitesurf nesta praia da capital maranhense. Além disso, os vários bares garantem o agito à noite em seus arredores.
Praia do Olho d’Água
A Praia do Olho d’Água é diferente das demais: tem um visual rústico e menos infraestrutura turística. Ainda assim, é uma das praias de São Luís com maior movimento de turistas e moradores locais. O ambiente é perfeito para a prática de esportes à vela, graças aos ventos fortes que sopram ali, sobretudo entre os meses de julho e dezembro.
Praia do Caolho
A Praia do Caolho segue o padrão da maior parte das praias de São Luís: tem ótima infraestrutura na areia e em seu entorno. Há vários quiosques e bares, assim como aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Para completar, a praia tem uma grande faixa de areia cercada por mata nativa, o que a torna um ambiente agradável para passar o dia. Além disso, tem as condições ideais para a prática de esportes náuticos, como o kitesurf.
Praia da Ponta d’Areia
Uma das praias mais bonitas de São Luís, a Praia da Ponta d’Água fica em uma região bastante urbanizada da cidade e é um refúgio para os moradores. Em sua faixa de areia, praticam-se diversas atividades esportivas, como futebol e vôlei de areia. Além disso, a praia abriga o Espigão Costeiro, cartão-postal da cidade, um complexo de bares e restaurantes e uma marina, de onde partem passeios de barco pelo litoral maranhense.
Praia do Meio
Apesar de não estar em São Luís, mas em São José de Ribamar, a Praia do Meio é uma das praias para incluir no roteiro de viagem à capital maranhense. Ela fica a apenas 25 km de distância, tem águas perfeitas para banhos de mar e uma boa estrutura turística, com vários quiosques, bares e restaurantes. Uma curiosidade desta praia é que é possível estacionar o carro na areia, exatamente no local onde se vai passar o dia.
Praia do Amor
Outra praia fora de São Luís para considerar em seu roteiro, a Praia do Amor fica na Região Itaqui-Bacanga, em uma área de reserva da Marinha. Para acessá-la é preciso deixar o carro no portão de entrada e caminhar cerca de 1 km até a praia.
A Praia do Amor é o lugar ideal para quem quer curtir o mar em São Luís com tranquilidade e em contato direto com a natureza. O acesso, porém, é permitido apenas das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados.
Lugares para ir em São Luís
Os atrativos de São Luís vão muito além do centro histórico e das praias de seu litoral, oferecendo aos visitantes uma ampla diversidade de lugares para conhecer. Por isso, ao planejar sua viagem para lá, considere, ao menos, passar 5 dias na capital do Maranhão para ter uma experiência completa.
Lagoa da Jansen
A Lagoa da Jansen é um lugar de descanso e lazer em São Luís que conquista não só os moradores como também aqueles que visitam a cidade. Nossa dica é que você reserve um tempo em roteiro para curtir esse cantinho especial da capital do Maranhão. Lá há trilhas para caminhadas, quadras poliesportivas e uma bela lagoa, onde pode-se fazer passeios de pedalinho ao pôr do sol, por exemplo.
Shopping da Ilha
Se ao viajar você não abre mão de fazer umas comprinhas, o Shopping da Ilha é um dos melhores lugares para visitar em São Luís. Ele é um dos melhores da capital do Maranhão e tem uma ampla variedade de lojas de marcas nacionais e internacionais. E mais: o shopping oferece diversas opções de alimentação e entretenimento, como salas de cinema, por exemplo.
Espigão Costeiro
Situado na Praia da Ponta D’Areia, ao lado do Forte de Santo Antônio, o Espigão Costeiro é mais um dos lugares imperdíveis de São Luís. O local foi construído com o objetivo de barrar a erosão causada pela força da maré, mas tornou-se um dos pontos turísticos famosos da cidade. O espigão tem 572 metros de extensão e 8 metros de altura, e é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol em São Luís.
Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão
Um lugar super interessante para visitar em São Luís, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA) tem três exposições temáticas dedicadas à preservação do acervo patrimonial maranhense. O foco do local são os recursos e bens arqueológicos, paleontológicos e a cultura material e tradições dos povos indígenas no Maranhão. Ele funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h. A visita é gratuita.
Feirinha São Luís
Mais do que um lugar de compras, a Feirinha São Luís oferece aos visitantes uma imersão na cultura e na arte da capital do Maranhão. Ela reúne em um único local a venda de artesanatos, artes plásticas e literárias, produtos agroecológicos, além de opções gastronômicas e apresentações culturais e de artistas locais. A Feirinha São Luís acontece aos domingos, das 9h às 15h em três pontos do centro histórico.
O que fazer em São Luís: passeios
Os passeios ajudam a explorar os pontos turísticos e lugares mais interessantes de São Luís, otimizando o tempo da viagem em roteiros organizados. Além disso, permitem seguir, a partir da capital maranhense, para outros destinos incríveis do estado.
Passeio pelo centro histórico de São Luís
O centro histórico de São Luís tem mais de 4 mil construções centenárias e, apesar de ser possível conhecê-las de forma autônoma, com o passeio guiado fica bem mais fácil. O tour leva os turistas pelas ruas coloniais estreitas da capital maranhense, mostrando seus principais pontos turísticos e contando a história de cada um deles.
Roteiro histórico e gastronômico em São Luís
Uma outra opção de passeio na capital maranhense, o roteiro histórico e gastronômico em São Luís permite conhecer não só a história, mas também os sabores locais. O tour é feito com o acompanhamento de um guia de turismo e grupos musicais. Além disso, inclui momentos de degustação de alimentos da culinária regional, como o arroz de cuxá, quebra-queixo, sorvete de coco e sucos de frutas regionais, como cupuaçu e bacuri.
Passeio aos Lençóis Maranhenses a partir de São Luís
Um dos paraísos do Maranhão para conhecer a partir de São Luís, os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos mais famosos do Brasil. Os passeios que partem da capital maranhense permitem fazer uma visita rápida à região ou, então, de alguns dias. Para quem prefere apenas o bate e volta saindo de São Luís, o roteiro permite visitar as dunas dos Lençóis e suas lagoas de águas cristalinas, retornando à capital maranhense ao entardecer.
Dicas de viagem em São Luís
O Aeroporto Internacional de São Luís recebe voos de várias cidades do Brasil e do mundo, sendo a principal porta de entrada para quem viaja ao Maranhão. Para quem parte de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Imperatriz, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina, há voos diretos para São Luís. Já quem vem de outros destinos, é necessário fazer conexão para viajar à capital maranhense.
A distância do aeroporto para o pólo de hotéis em São Luís, que fica na Ponta D’Areia, é de cerca de 17 km. É possível percorrê-la de táxi, transfer, Uber, ônibus ou carro aluguel. Porém, a decisão de alugar um carro dependerá muito da sua programação na capital maranhense.
Caso seu roteiro tenha foco no centro histórico e nas praias, pode ser melhor transitar de táxi ou Uber. Mas se pretende visitar outros destinos próximos, como Alcântara, Raposa e os Lençóis Maranhenses, pode compensar alugar um carro.
São Luís fica em uma ilha e tem apenas um acesso ao continente, por ponte, pela BR-135. Sendo assim, inevitavelmente, quem viaja de carro para lá passa por este local. Mas quem vem de Belém e do noroeste do Maranhão tem a opção de travessia em balsa através da rodovia MA-106 pelo porto de Cujupe, que encurta o caminho em 270 km.
Melhor época para viajar a São Luís
Uma dica importante ao planejar a viagem à São Luís é se atentar à época de chuvas na capital do Maranhão. Isto porque, apesar de o verão ser a alta temporada por lá e, consequentemente, a época em que mais pessoas visitam a cidade, é também quando há maior probabilidade de chuvas, sobretudo entre janeiro e maio.
Já entre junho e setembro o tempo fica firme em São Luís, com pouca ou nenhuma chuva. Ou seja, ideal para curtir o mar e os passeios ao ar livre. Além disso, em junho e julho acontecem as principais festividades da capital do Maranhão, como São João e Bumba-Meu-Boi.
Além disso, entre junho e agosto é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, se você está pensando em combinar a viagem a São Luís com o destino. Neste período, as lagoas ainda estão cheias e não chove mais.
As melhores festas (São João e Bumba-Meu-Boi) acontecem nos meses de junho e julho. Para aproveitar também os Lençóis Maranhenses, vá entre junho e agosto, quando normalmente as lagoas ainda estão cheias e já não chove mais.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]