Toronto – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Procurando dicas de viagem para Toronto? Confira quais são os principais pontos turísticos deste destino do Canadá, os lugares para ir e os passeios imperdíveis de Toronto

Se o que você procura é um lugar vibrante para suas próximas férias no Canadá, Toronto é o destino certo. Moderna, organizada e plural, a maior cidade do país abraça culturas de várias partes do mundo e oferece uma infinidade de atrações para todos os estilos de viajantes.

Com suas largas avenidas e edifícios imponentes, Toronto também conserva prédios de arquitetura vitoriana e áreas verdes agradáveis. Além disso, fica às margens do Lago Ontário, tem muitas opções de restaurantes e recebe festivais o ano inteiro. Ou seja, não importa a época do ano, você sempre encontrará o que fazer em Toronto.

No verão, suas ruas ganham vida, ficando repletas de pessoas para curtir os dias de sol. Já no inverno, quando as temperaturas baixam bastante nesta parte do continente americano, Toronto oferece aos visitantes o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, o PATH, para aproveitar os dias longe do frio.

Para te ajudar a montar um roteiro de viagem bem bacana por Toronto, o Guia Viajar Melhor preparou este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade, lugares para visitar e passeios imperdíveis. Confira, a seguir!

Principais pontos turísticos de Toronto

O roteiro de viagem em Toronto pode variar bastante dependendo da época que você escolher viajar para esta cidade do Canadá, mas existem alguns pontos turísticos que são obrigatórios conhecer ao viajar para lá.

Yonge-Dundas Square

A Yonge-Dundas Square é a praça mais famosa de Toronto e marca o encontro de duas importantes ruas da cidade: a Yonge e a Dundas. A Yonge é considerada a rua mais extensa do mundo e a Dundas é a equivalente da Times Square em Toronto. A praça, por sua vez, sedia eventos e recebe turistas de todas as partes, sobretudo em city tours.

CN Tower

Pontos turísticos de Toronto: CN Tower
Pontos turísticos de Toronto: CN Tower – Foto: Tim/Unsplash

Um dos pontos turísticos mais famosos do Canadá, a CN Tower também é um importante marco de Toronto. Inaugurada em 1976, a torre de comunicação tem 553 metros de altura e, atualmente, é a terceira maior do mundo. Há dois mirantes: o Observation Deck, a 342 metros de altura, e o 360 Restaurant, um restaurante giratório com visão panorâmica da cidade.

Distillery Historic District

Lugares para ir em Toronto
Lugares para ir em Toronto – Foto: Distillery Historic District/Divulgação

Outro ponto turístico imperdível de Toronto, o Distillery District é um bairro histórico da cidade repleto de galpões industriais onde, antes, ficavam edifícios da destilaria Gooderham & Worts. O local passou por uma reformulação, há pouco mais de uma década, passando a abrigar ateliês, galerias de arte, restaurantes, lojas e cervejarias.

Ripley’s Aquarium of Canada

Uma boa pedida, sobretudo para quem viaja a Toronto em família, o Ripley’s Aquarium of Canada tem enormes tanques onde vivem várias espécies marinhas. O aquário de porte médio abriga tubarões, peixes, tartarugas, moluscos, entre outros animais marinhos. Com uma estrutura moderna, o local tem atrações para todas as idades.

Royal Ontario Museum

Royal Ontario Museum, no Canadá
Royal Ontario Museum, no Canadá – Foto: Maksim Sokolov Maxergon/WikimediaCommons

O Royal Ontario Museum é o maior museu de história natural do Canadá e, claro, um dos pontos turísticos imperdíveis de Toronto. Nele, você encontrará algumas das coleções mais importantes e interessantes do país, entre exposições temporárias e permanentes. Por exemplo, a área de fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos e a galeria sobre a arquitetura chinesa e templos chineses. 

Casa Loma

Pontos turísticos de Toronto
Pontos turísticos de Toronto – Foto: Casa Loma/Divulgação

Por fim, temos a Casa Loma, uma construção imponente de Toronto que atrai turistas e moradores locais por sua beleza. O casarão – ou, melhor, castelo – foi construído por Henry Mill Pellatt em 1914, servindo como sua residência por muitos anos. Hoje, o lugar recebe eventos e serve como cenário para fotos. 

Lugares para ir em Toronto

Toronto é a maior cidade do Canadá e também a capital da província de Ontário, ficando em uma região privilegiada por uma natureza exuberante na costa noroeste do Lago Ontário. Por isso, é possível encontrar lugares espetaculares para visitar tanto dentro da cidade quanto em seus arredores.

St Lawrence Market

Lugares para ir em Toronto
Dicas de lugares para ir em Toronto – Foto: Jeff Smith/Unsplash

O St. Lawrence Market é um dos lugares para ir em Toronto se a sua ideia é comer bem. Localizado em Old York, o mercado ocupa um edifício de 1831 e é repleto de barraquinhas que vendem diversos tipos de alimentos, entre pães, massas frescas, carnes, peixes, frios, queijos, doces, frutas, verduras e outras delícias. Ele é considerado um dos melhores mercados do mundo e abriga também vários restaurantes.

Toronto Island Park

Dicas de viagem no Canadá
Dicas de viagem no Canadá – Foto: Sandro Schuh/Unsplash

Um dos parques mais famosos da cidade canadense, Toronto Island Park é formado por ilhas no Lago Ontário nascidas da ação de um furacão que passou pela região e modificou um enorme banco de areia. O local tem muitas árvores e áreas de lazer, ideais para dias ao ar livre, principalmente para quem viaja em família a Toronto.  

Hockey Hall of Fame

Lugares para ir em Toronto
Dicas de lugares para ir em Toronto – Foto: Hockey Hall of Fame/Divulgação

O Hockey Hall of Fame é um museu dedicado ao esporte mais querido pelos canadenses, o hóquei. Ele fica dentro do edifício do Bank of Montreal e tem espaços que contam a história dos principais times do país. Há exposições permanentes e rotativas, que mostram camisas de hóquei de diversos times ao redor do mundo, troféus, além de áreas interativas.

AGO, Galeria de Arte de Ontário

Por último, temos o Art Gallery of Ontario, um museu com mais de 80 mil obras de coleções de arte canadense, europeia, africana e da Oceania. Há, ainda, obras renascentistas e barrocas, com destaque para a coleção de Thomson e da própria arquitetura do museu, que é belíssima. O museu recebe exposições permanentes e temporárias e tem entrada gratuita às quartas-feiras. 

Passeios imperdíveis em Toronto

Uma ótima maneira de conhecer Toronto, os passeios permitem visitar os principais pontos turísticos da cidade, bem como explorar as belezas naturais dessa região do Canadá. Veja quais são os passeios imperdíveis de Toronto:

Free tour em Toronto

Passeios imperdíveis: Free Tour Toronto
Passeios imperdíveis: Free Tour Toronto – Foto: Alora Griffiths/Unsplash

O free tour é uma das melhores formas de conhecer os principais pontos turísticos de Toronto, principalmente na região central da cidade. Há diversos roteiros que permitem explorar vários lugares em caminhadas super interessantes. Um deles, por exemplo, começa no emblemático Gooderham Building, passa pela base da Torre CN, leva à Old Town e termina no Distrito Financeiro de Toronto, onde fica a Yonge-Dundas Square.

Ônibus turístico de Toronto

Você também pode conhecer todos esses pontos turísticos de Toronto a bordo de um ônibus de turismo confortável. Com o ônibus turístico de Toronto, é possível explorar a cidade canadense de uma forma prática, descendo e subindo nos lugares de seu interesse, quantas vezes quiser. Basta comprar o bilhete do ônibus City Sightseeing de Toronto com validade de 24 ou 48 horas.

Cruzeiro de barco longo em Toronto

Passeios de barco no Lago Ontário
Passeios de barco no Lago Ontário – Foto: Teunard Droog/Unsplash

Toronto fica às margens do Lago Ontário, onde é realizado um passeio imperdível de barco. Você pode embarcar em um cruzeiro a bordo de um navio – uma escuna de três mastros da década de 1930 – e apreciar uma vista espetacular da cidade e de seu entorno. Durante o trajeto, desfrute de bebidas e petiscos a bordo.

Excursão pelas Cataratas do Niágara

Cataratas do Niágara
Passeio às Cataratas do Niágara – Foto: Chris Mcintosh/Unsplash

Localizadas a 140 km de Toronto, as Cataratas do Niágara são um dos lugares para conhecer em passeios que partem da cidade. As excursões levam os turistas até as imponentes quedas d’água no Rio Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e Canadá. As cataratas canadenses são as maiores do parque e podem ser vistas bem de perto por quem as visita vindo de Toronto.

Dicas de viagem em Toronto

Viagem à Toronto: dicas e informações
Viagem à Toronto: dicas e informações – Foto: Mwangi Gatheca/Unsplash

Para viajar a Toronto, fique atento à documentação necessária para ingresso no Canadá, bem como a necessidade de visto para turistas brasileiros. Confira um passo a passo sobre como tirar o visto canadense neste post. 

Saiba, desde já, que se você tem visto para os Estados Unidos poderá viajar para o Canadá apenas com uma autorização eletrônica obtida pela internet, o eTa. Além disso, caso viaje ao Canadá passando por um outro país, deverá se atentar também às regras de imigaração local de conexão. Por exemplo, fazendo conexão nos EUA, você precisará também do visto estadunidense.

Toronto é a capital de Ontário, uma província de origem inglesa. Por isso, a língua predominante na cidade é o inglês, mas também fala-se francês, uma das línguas oficiais do Canadá. Também é possível se comunicar em espanhol, pois há muitos imigrantes de origem latina do país.

Ao preparar sua mala para visitar Toronto, fique atento ao clima da estação em que viajará. Durante o verão, faz bastante calor nesta região do Canadá, enquanto no inverno as temperaturas caem consideravelmente. Porém, independente da época, leve pelo menos um casaco na bagagem, já que, mesmo no verão, as noites costumam ser frias em Toronto. Leve também calçados confortáveis, principalmente se optar por fazer o free tour no centro da cidade.

Vale a pena comprar os ingressos dos pontos turísticos com antecedência ou, então, adquirir o Toronto City Pass, um combo que dá direito a entrada em cinco atrações (CN Tower, Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Centre). Com ele, você economiza no valor das entradas, que saem mais baratas do que se compradas separadamente.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima