Atualizada em:
Planejando uma viagem para a Turquia? Descubra quais são os principais pontos turísticos da Turquia, os lugares que você precisa conhecer e dicas sobre os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem
A rica herança cultural e as paisagens deslumbrantes da Turquia conquistam os turistas que a visitam. O país situado no cruzamento entre a Europa e a Ásia tem uma história que abrange milênios e é um lugar repleto de contrastes, onde a tradição e a modernidade combinam perfeitamente.
Por isso, se você gosta de turismo cultural e histórico, a Turquia é um dos melhores lugares do mundo para visitar. A cultura turca é um mosaico de influências que remontam aos tempos do Império Bizantino e do Império Otomano chegando aos dias atuais. Além disso, a hospitalidade dos turcos é um de seus traços mais marcantes, o que torna a viagem para lá mais interessante.
Ou seja, a Turquia é um destino fantástico para visitar e, se o seu plano é viajar para lá, este post é para você. O Guia Viajar Melhor separou dicas sobre os principais pontos turísticos do país, os lugares que merecem estar nos melhores roteiros de viagem e os passeios imperdíveis para fazer na Turquia. Confira, a seguir!
Principais pontos turísticos da Turquia
A Turquia é, sem dúvida, um dos países mais incríveis do mundo. Um país euro asiático que proporciona diversas experiências aos turistas que o visitam, este é um destino verdadeiramente apaixonante, que preserva suas tradições e culturas milenares. Tanto que os pontos turísticos da Turquia incluem mesquitas cheias de história e significados, além de palácios e ruínas.
Mesquita Azul – Istambul
Uma das construções mais importantes da Turquia e um de seus principais pontos turísticos, a Mesquita Azul é também um símbolo religioso para os muçulmanos. Ela é a maior mesquita da cidade histórica de Istambul e fica no bairro de Sultanahmet. Erguida entre os anos de 1607 e 1616, a imponente construção fica em uma posição estratégica que permite avistá-la de vários pontos da cidade.
Ruínas de Éfeso – Éfeso
Outro ponto turístico imperdível da Turquia, as Ruínas de Éfeso são um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre. Construída por volta de 1.000 a.C. pelos gregos, a antiga cidade de Éfeso teve suas escavações iniciadas há 100 anos e, segundo os arqueólogos, apenas 25% foi redescoberto. Hoje, as ruínas são um dos lugares mais visitados da atual cidade de Éfeso e da Turquia.
Basílica de Santa Sofia – Istambul
A Turquia é repleta de construções históricas e a Basílica de Santa Sofia é uma delas. Ela foi erguida entre os anos de 532 e 537 a pedido do imperador Justiniano e hoje é um patrimônio mundial da UNESCO. A Basílica de Santa Sofia é também um dos pontos turísticos mais famosos de Istambul e um monumento belíssimo da Turquia que atrai milhares de turistas todos os anos.
Palácio de Topkapi – Istambul
O Palácio de Topkapi é uma belíssima construção em estilo medieval que merece estar na lista de lugares para conhecer na Turquia. Ele foi símbolo do Império Otomano, construído entre os séculos 15 e 19, e foi residência dos sultões da época. Hoje é um dos pontos turísticos turcos para quem gosta de apreciar a cultura e tradições locais.
Mosteiro de Sumela – Istambul
Enfim, inclua em seu roteiro de viagem à Turquia também o Mosteiro de Sumela, um dos monumentos mais importantes do país. Trata-se de um local sagrado, principalmente para a religião ortodoxa, construído em 395 d.C. no topo da montanha. Inicialmente, o mosteiro foi erguido para ser também uma igreja para os monges que viviam ali e participavam das escolas de ensinamento religioso. Agora, recebe milhares de visitantes.
Lugares para ir na Turquia
A Turquia foi formada por muitas civilizações que deixaram seus traços na cultura e arquitetura de suas cidades. Por isso, ao viajar para lá considere conhecer mais de uma de suas cidades, não se limitando, por exemplo, à sua capital Ancara. Abaixo, separamos os lugares mais importantes para visitar na Turquia:
Istambul
Istambul é um dos lugares mais visitados da Turquia. E não é para menos, trata-se de uma cidade histórica surpreendente repleta de patrimônios com influências de diversas culturas. Isto porque, ao longo dos anos, a cidade foi a capital de diversos impérios, como o otomano, o bizantino e o romano.
Dentre seus principais pontos turísticos estão a Mesquita Azul, o Palácio de Topkapi e a Basílica de Santa Sofia que mencionamos anteriormente. Além disso, vale a pena incluir em seu roteiro a cisterna Yerebatan, que foi a reserva de água mais importante da cidade na época bizantina, e a famosa ponte do Bósforo, que liga a Europa à Ásia, além do Mercado das Especiarias e o Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo.
Ancara
Capital da Turquia, Ancara é uma cidade cosmopolita super interessante para visitar. Em seu centro, você encontrará o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da república turca, chamado Anitkabir. Além disso, poderá conhecer o Museu das Civilizações da Anatólia, que tem um acervo dedicado aos vestígios de grandes civilizações.
Outro lugar para ir na capital da Turquia, o distrito de Ulus abriga o Museu da Guerra da Independência, antigo edifício do Parlamento Turco. Além disso, Ancara é o paraíso das compras em território turco. Lá você encontrará vários centros comerciais e grandes shoppings centers repletos de lojas de marcas nacionais e internacionais.
Capadócia
Outro lugar imperdível para visitar na Turquia, a Capadócia é uma região espetacular do país. Ela é famosa por sua paisagem única, onde há formações criadas pela erosão da lava e das cinzas pulverizadas pelas montanhas vulcânicas e moldadas pela chuva, vento e gelo durante milhões de anos, conhecidas como chaminés das fadas.
Lá você encontrará também o museu a céu aberto de Goreme com suas seculares igrejas e capelas escavadas nas pedras. Além disso, poderá experimentar o icônico passeio de balão da Capadócia, que permite apreciar as belas paisagens de conto de fadas da região.
Pamukkale
Pamukkale é mais um dos lugares para visitar na Turquia, já que se trata de uma importante região cultural e turística do país. Lá você encontrará os incríveis travertinos brancos de Pamukkale. Além disso, poderá visitar as ruínas da cidade grega vizinha de Hierápolis, fundada pelo segundo rei de Pérgamo em 190 a.C.
Tanto Pamukkale quanto Hierápolis estão na lista do Patrimônio Mundial da Unesco como sítios naturais e arqueológicos. Portanto, são destinos ideais para quem gosta de história e cultura na Turquia.
Passeios imperdíveis na Turquia
Os passeios de balão na Capadócia são, sem dúvida, um dos mais famosos da Turquia e permitem conhecer uma das regiões mais lindas do país. Mas não são os únicos. Confira, a seguir, quais tours incluir em seu roteiro de viagem em território turco.
Cruzeiro no estreito do Bósforo
O estreito do Bósforo separa a cidade de Istambul em duas partes: uma do lado europeu e outra do lado asiático do país. Ele é palco de um dos passeios mais populares da Turquia, o Cruzeiro no estreito do Bósforo. A bordo dos grandes barcos é possível ver a cidade de outro ângulo, além de desfrutar de um serviço de bordo requintado.
Voo de balão na Capadócia
A lista de passeios imperdíveis na Turquia não poderia deixar de fora o icônico voo de balão na Capadócia. Os passeios ocorrem, geralmente, no período da manhã quando há as condições climáticas adequadas para os voos. A bordo dos balões, os turistas podem observar a linda paisagem da Capadócia, com suas formações rochosas únicas.
Piscinas naturais de Pamukkale
Reserve um dia no seu roteiro de viagem na Turquia para visitar as piscinas naturais de Pamukkale. Elas formam um dos cenários mais belos do país e são conhecidas como castelos de algodão. O passeio à região também permite conhecer as ruínas da cidade histórica de Heliópolis e uma outra piscina que, segundo a lenda, foi construída a pedido de Cleópatra, a rainha do Egito.
Dicas de viagem na Turquia
Turistas brasileiros não precisam de visto para viajar à Turquia a turismo, apenas de um passaporte válido por, pelo menos, seis meses. Também é preciso ter as passagens de ida e volta, comprovantes de hospedagem e de recursos econômicos para sua estadia.
Como você pode notar, há muitos pontos turísticos e lugares incríveis para visitar na Turquia, por isso, considere uma viagem de 10 a 15 dias em seu planejamento. Além disso, atente-se às variações do clima na Turquia para escolher a época mais adequada aos seus objetivos de viagem.
Vale destacar que o país tem um território extenso com uma topografia diversificada, com áreas costeiras, montanhas e planícies. Consequentemente, os destinos apresentam diferentes climas. Por isso, uma dica importante é pesquisar especificamente os lugares que irá visitar na Turquia.
De modo geral, a primavera (abril a junho) é uma das melhores épocas para viajar para o país. Neste período, as temperaturas são moderadas e a paisagem fica repleta de flores. Além disso, as cidades turcas costumam receber menos visitantes nessa época do ano, o que favorece conhecer lugares como Istambul e Éfeso.
Já o verão (julho a agosto) é a alta temporada do turismo na Turquia, sobretudo nas regiões costeiras do Mar Egeu e do Mar Mediterrâneo. Com as temperaturas mais quentes, as praias e resorts à beira-mar recebem muitos turistas vindos de várias partes do mundo.
No outono (setembro a outubro) as temperaturas voltam a cair, porém as visitas à Turquia não. Esta também é uma época muito popular para o turismo no país, principalmente nos lugares históricos e nas regiões do interior. O inverno (novembro a março), por sua vez, atrai turistas para as regiões montanhosas, principalmente para as estações de esqui, como Uludağ e Palandöken.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]