Atualizada em:
Melhores atrações em Capitólio: confira nossas dicas do que visitar e onde se hospedar e programe sua viagem para Capitólio
Se você procura uma viagem simples e ao mesmo tempo diferente dos destinos padrões, a solução pode ser se voltar a algumas localidades que estão fora do radar da grande maioria turística. Um exemplo disso é a pitoresca e bucólica cidade de Capitólio, no estado de Minas Gerais.
Quer saber por quê? Vamos te revelar o segredo…
Capitólio é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais, com cerca de 8.663 pessoas (censo de 2020) vivendo em uma área total de 522 km2.
O slogan da cidade é “Rainha dos Lagos”, em referência à sua proximidade com o lago da Represa de Furnas. Com a inundação do lago, parte da cidade velha de Capitólio ficou submersa. Quando a água desce mais de 10 metros avista-se a antiga igreja das ruínas se estiver na cidade de Guapé.
Três principais destinos do Sudoeste mostram que a cidade está relativamente próxima: São Paulo (439,3 km, cerca de seis horas), Rio de Janeiro (658,4 km, cerca de 9 horas e meia) e Belo Horizonte (288,5 km, quase quatro horas e meia).
Uma viagem a Capitólio envolve visitas a lugares inusitados como o Lago de Furnas, criado pela barragem de Furnas, conhecido como o “Mar de Minas“; passear pela chamada Praia Artificial de Capitólio, nos limites da cidade, onde acontecem as festas de carnaval; banhar-se na Cachoeira Lagoa Azul, com águas claras e piscinas naturais; ou explorar o Morro do Chapéu, cujo topo possui um planalto com vegetação tropical e nascentes de água que formam cascatas à medida que descem as encostas.
Venha conosco conferir alguns dos destaques que ainda tornam a região uma atração essencial para aqueles que apreciam ótimos momentos de contato com a natureza.
Turismo em Capitólio: 9 atrações imperdíveis
Paisagens arrebatadoras são características em muitas cidades brasileiras, mas aqui o destaque acontece por se tratar de uma localização bucólica que caracteriza o turismo em Capitólio como um dos que mais promove o contato com a sustentabilidade.
Lago de Furnas
O reservatório formado pela usina de mesmo nome é denominado Lago de Furnas, ou como é conhecido coloquialmente, “Mar de Minas” e banha 34 cidades do estado. Em seu nível operacional máximo abrange uma área de aproximadamente 1.440 quilômetros quadrados e se estende por dois braços principais, o primeiro a leste da barragem, 240 km ao longo do Rio Grande, e o outro ao sul, 170 km ao longo do Sapuque.
Para a construção do reservatório, grandes extensões de terra fértil tiveram que ser submersas, o que exigiu a evacuação dos locais. Como resultado, o negócio tornou-se impopular desde que a fábrica foi construída, na verdade prestando um desserviço a quem vive da agricultura. No entanto, sua criação também facilitou o surgimento de novas paisagens que poderiam ser usadas para recreação. Desta forma, o desenvolvimento do turismo ao redor do local tornou-se importante e pôde compensar a perda inicial. Mais de 260 empreendimentos turísticos foram estabelecidos ao redor do reservatório, incluindo hotéis, pousadas e clubes de vela.
Os 34 municípios atingidos pela barragem formaram a Associação Municipal do Lago de Furnas (ALAGO), que visa promover a atividade turística e o desenvolvimento de toda a região, explorando as potencialidades do lago, ao mesmo tempo que procura proteger o meio ambiente, alertando para a poluição dos fertilizantes e agrotóxicos, além do lançamento de esgoto não tratado, desmatamento do entorno e descarte de lixo.
Paraíso Perdido
Localizado entre o Lago de Furnas e a Serra da Canastra, no município de São Joao Batista do Glória, região Sudoeste do estado de Minas Gerais. É um magnífico complexo de piscinas naturais de várias cores e cachoeiras de águas cristalinas que vem das serras onde são totalmente preservadas. É composto por várias piscinas, de vários tamanhos, algumas rasas, outras com vários metros de profundidade, além de lindas cachoeiras.
A área é particular e foi comprada com o único objetivo de ser preservada. Numa pequena parte há um camping para que os amantes da natureza aproveitem as belezas naturais. Há também cinco Barracas de Alvenarias, similares a um chalé suíço, com duas camas de solteiro (podendo ser adicionado um colchonete para uma terceira pessoa), luz elétrica e tomada para pequenos equipamentos como celulares. Para poder usar essas barracas é necessário levar roupa de cama, travesseiros e cobertas.
No limite do camping há placas de sinalização que orientam os que desejam visitar os ribeirões sobre os cuidados necessários para garantir a segurança e a preservação da natureza. NO chão há pequenas pegadas vermelhas que sugerem por onde passar com mais segurança. Leve sempre sapatilhas, sandálias pappete e tênis de solados antiaderentes para que que possam molhar e mesmo assim possibilitar andar nas pedras secas sem o risco de escorregões.
Cachoeira Fecho da Serra
Uma das mais belas da região, possui o maior volume de água do município. Uma queda de 30 metros e um poço grande que propicia lugar para banho marcam a paisagem, rodeada pelo vale do Fecho da Serra, que possui paredões de mais de 100 metros, além de muitas nascentes de água límpida.
A estrada que dá acesso é de terra, com trechos muito íngremes, portanto prepare-se e fique atento para não ocorrer nenhum acidente. Se você está de carro é possível parar a cerca de 300 metros e andar em trilha tranquila até o local do banho em si. Se for pelo lado direito do rio é possível chegar ao local e se posicionar atrás da queda, desde que se tenha bastante cuidado, pois as pedras são muito escorregadias.
E o que é melhor: não há taxa de entrada!
Cachoeira da Lagoa Azul
O turismo em Capitólio não é completo sem uma parada para apreciação das duas quedas d’água dessa cachoeira, um convite a um relaxante banho. Dependendo do sol no dia da visita, a queda ganha tons de verde e o poço é ideal para um mergulho bem tranquilo.
O acesso é a partir do Lago de Furnas. Está com tempo? Experimente subir a cachoeira até a queda mais alta, passando por um percurso que demora apenas cinco minutos. Lá uma pequena lagoa oferece um banho relaxante. Para quem está no Lago o acesso à parte baixa é livre, mas para chegar à parte superior é necessário desembolsar quarenta reais, pagos à parte e não incluídos nos passeios.
Mirante dos Canyons
Uma das atrações mais visitadas e emblemáticas da cidade, é de lá que se é possível localizar e identificar aquele cantinho do Largo de Furnas ideal para você passar o dia sem ser incomodado pelas multidões de visitantes. Fica na estrada MG-050, Km 315, entre a Cachoeira Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque.
A visita é cobrada e inclui: mirante central, portaria 1; mirante dos apaixonados, portaria 3; e a Cachoeira do Mirante dos Canyons, portaria 2. Ainda no estacionamento você verá o mirante central, onde pagará cerca de R$ 20,00. A seguir vem o mirante dos apaixonados, onde poderá ver um encontro das águas que forma um coração. Por fim desça uma pequena trilha até o poço da cachoeira,
Ah, e não esqueça de perguntar a localização para a famosa “pedra da foto”, um ponto padrão com uma vista incrível usado para posar em fotos de grupo, familiares ou simplesmente para registrar o cenário. É mesmo de tirar o fôlego!
Cachoeira Dicadinha
Fica em frente ao Mirante dos Canyons. A entrada custa vinte reais e é percorrida pro uma pequena trilha que leva o turista a esta cachoeira com níveis em um desfiladeiro, ótima para nadar e tirar fotos.
Cachoeira da Capivara
O Complexo da Cachoeira da Capivara e da Pedra Ancorada são alguns dos pontos turísticos mais procurados por possuir trilhas espetaculares com mais de 40 piscinas naturais pelo caminho. a Cachoeira da Capivara pode ser acessada por meio de uma trilha de 900 metros inserida num cenário deslumbrante e que fica às margens de um ribeirão.
É a cachoeira com a estrutura mais completa da cidade, com loja de conveniência, banheiros, estacionamento e um restaurante com comida típica mineira. Seu trajeto passa pelas margens do rio e permite diversas paradas para banho.
A caminhada até o local exige um pouco de habilidade na hora de saltar pedras e atravessar o rio de um lado para o outro. Apesar de haver pontes de madeira que auxiliam a passagem, é bom ter cuidado para não perder o equilíbrio e tomar um banho surpresa.
Pedreira Lago Azul
Apesar do nome o lugar não é uma cachoeira ou uma obra natural. São os restos de uma antiga área de extração mineral. Lá a água que brotou do subsolo engoliu as pedras.
O visual da Pedreira Lagoa Azul é perfeito para o banho, quase sempre com água límpida e um azul intenso. Não há, porém, nenhuma informação confiável sobre a qualidade da água da pedreira e a adequação do local para banho. Há relatos de que a água ficou verde e perdeu sua aparência clara habitual durante as temporadas de pico e multidões de turistas. Vale a pena encontrar uma maneira de discutir com algum especialista (ou memso com sua agência de viagens) quais as condições do local.
Trilha do Morro do Chapéu
Essa trilha leva a um dos pontos mais altos da cidade, onde se chega a 1.293 metros de altitude. Lá é possível se ter uma vista da cidade e também de outras vizinhanças como Guapé, Piumhí, São José da Barra e Alpinópolis.
A grande atração durante o percurso é a diversidade da fauna e da flora. Inclusive há possibilidades de encontrar animais silvestres no caminho. Mas para alcançar o topo deve-se fazer uma trilha, que pode ser percorrida de carro, moto, bicicleta e até caminhando.
O trajeto também mostra lajeados, chapadões e muralhas de pedras construídas no início do século passado pelo artista Nestor Caetano. Uma vez no topo, visite a Capela com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados.
Pousada em Capitólio: veja onde se hospedar
Cansado do passeio? Hora de dar uma parada e repousar o bom e velho esqueleto. Escolher um bom lugar para passar a noite é tão importante quanto os passeios durante o dia, por isso fomos em busca das melhores opções para pousada em Capitólio. Eis o que encontramos.
Rancho Coração Aberto
Localizado numa enseada particular, às margens do Mar de Minas, opera desde 2018 como Private Resort, onde é possível desfrutar da privacidade de uma casa e dos privilégios dos serviços de um resort privado. Há ainda alguns serviços como banho no lago, stand up paddle, píer para banho de sol e contemplação da natureza, sauna de frente para o lago, tenda de massagens de frente para o lago, piscina com borda infinita para o lago, redário e uma linda praia particular com uma vista incrível.
- Endereço: Estr. do Dique, s/n, Capitólio, MG.
- Reserve aqui
Hotel Escarpas do Lago
O balneário é composto por mais de 800 casas, todas com ruas pavimentadas e iluminadas, água tratada, vigilância 24h, mais de 2600 metros quadrados de praças e área de lazer, 200 mil metros quadrados de área verde e preservada, sendo considerado um dos melhores da América Latina, ocupando uma área total de mais de 1.400 quilômetros quadrados. O hotel em si tem localização privilegiada, com acomodações espaçosas e confortáveis feitas sob medida para turmas, grupos familiares e eventos corporativos.
- Endereço: Rua das Caravelas, 25 – Escarpas do Lago, Capitólio, MG.
- Reserve aqui
Hotel Chalé Capitólio
Situado em uma das mais exuberantes paisagens mineiras, repleta de montanhas, matas, e de frente para o Rio Piumhi, combina atendimento personalizado, conforto, tranquilidade e diversão. Fica a cinco km de Capitólio, ao lado do Chalé do Queijo. O estabelecimento possui ainda piscina borda infinita, bangalôs para descanso, piscina funda e infantil com escorregador, área para pesca, restaurante e serviço de bar e parquinho infantil.
- Endereço: Rodovia MG 050, KM 282, Fazenda Tropeiros, Zona Rural, Capitólio, MG.
- Reserve aqui
Pousada Solar Dona Dora
Solar às margens do Lago de Furnas de frente para a Ilha do Funil. Fica a apenas 12 km do centro de Capitólio, indo por uma estrada de cascalho, passando pelo Dique de contenção que divide as bacias hidrográficas do Rio São Francisco (Rio Piumhi) e do Rio Grande. É vizinho de um dos mais tradicionais condomínios de ranchos residenciais, próximo ao famoso restaurante Kanto da Ilha e Cervejaria Scarpas. Com o nome anterior de Rancho Vóvó Dora, passou em 2016 por uma reestruturação, transformado-se na pousada de hoje.
- Endereço: Estrada do Dique/Ilha km 13, s/n, Zona Rural, Capitólio, MG.
- Reserve aqui
Pousada Viver Capitólio
Composta por 13 confortáveis apartamentos equipados com facilidades como ar condicionado, cama queen size, tv a cabo (smartv), frigobar e WI-FI. Instalada em um área ampla, oferece infraestrutura completa, com piscina, sauna, sala de TV, lounge compartilhado, jogos de tabuleiro e estacionamento privativo. Local ideal para o descanso após desfrutar dos passeios pelas diversas belezas naturais da região.
- Endereço: R. Clotilde Hortêncio Ramos, 565 – Águas das Vertentes, Capitólio,MG.
- Reserve aqui
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]