De norte a sul, a Bahia oferece paisagens paradisíacas, cultura, alegria e atrações incríveis aos turistas

O sol, a praia, o acarajé, um povo alegre e uma explosão de cultura, como definir a Bahia em tão poucas palavras? Descrever o lugar que deu origem ao Brasil é uma baita responsabilidade, mas uma coisa é certa, de norte a sul, esse estado oferece muitas atrações, ricas em belezas, sabores, axé e um calor humano que só os baianos são capazes de proporcionar. 

Atrações na Bahia

Bahia

Foto: MTur/Divulgação

Além de ter uma grande importância para a história do país, é um dos estados mais representativos no quesito turismo. Em seu território há 13 zonas turísticas que atendem diferentes motivações e fica até difícil pensar nesta lista. Porém, se tem um lugar que é a cara da versatilidade baiana, é sua capital, Salvador. É aquele destino para quem gosta de passar o dia na praia, mas também é perfeito para os apreciadores de museus, monumentos e construções históricas. Entre os lugares que não podem ficar de fora de nenhum roteiro estão o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Basílica Nossa Senhora do Bonfim, Pelourinho e tantos outros. E claro, experimentar as delícias nas barraquinhas que lotam as ruas do centro é a melhor forma de começar essa experiência: sentindo o verdadeiro gosto soteropolitano. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Muitos dizem que a Bahia é um lugar abençoado pelas suas riquezas naturais pelo clima, pois é Verão praticamente o ano inteiro, talvez por isso seja um lugar onde a tristeza não faz morada. Quando o assunto é festa, os baianos tiram de letra, mas tem um lugar que merece destaque: Porto Seguro. Localizado no Sul do estado, a 700 km de Salvador, é a cidade que lidera a lista de animação, oferecendo aos turistas as melhores e maiores estruturas de barracas nas orlas das praias, regadas sempre a muita dança, música, shows e drinks. Para quem gosta de badalação 24h por dia, não tem destino melhor. Sem contar que Porto Seguro também é o ponto de partida para muitos que desejam ir para Arraial d’Ajuda, Trancoso e até Caraíva. 

Agora, quando o assunto é beleza natural há muitas opções, como Morro de São Paulo, que a cada dia vem atraindo mais turistas, devido a sua proximidade da capital, são apenas 60 km que podem ser feitos via catamarã até a entrada do paraíso. É uma ilha pequena, com praias incríveis e uma boa estrutura hoteleira e de restaurantes, para quem deseja passar alguns dias de puro descanso.

Outro lugar que vem ganhando força é a Península de Maraú, localizada ao Sul de Salvador, a 270 km. A viagem é mais longa, porém a recompensa vale cada minuto, pois na chegada os turistas se deparam com praias de beleza quase intocada, com piscinas naturais, coqueiros e um clima de paz. Ainda na região Sul há outros lugares muito populares entre os viajantes, como Ilheus e Itacaré que também são impressionantes. 

E, é claro, que não podia faltar a Chapada da Diamantina, pois não é só de praia que o baiano vive. A meca do ecoturismo baiano, que guarda cachoeiras, grutas, mirantes, pedras, poços, flutuação, escalada, trilhas e muito mais, o tédio passa bem longe. Os cenários e as vistas são fabulosas, é uma daquelas experiências que todo aventureiro precisa fazer uma vez na vida.

Deu para perceber que a Bahia é realmente uma terra privilegiada, que não deixa ninguém para trás. Tranquilamente, qualquer turista consegue passar um mês nesse paraíso do nordeste brasileiro sem conhecer nem um terço de tudo que ele pode oferecer. 

Bahia

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar