Arquitetura, cultura e muitas belezas: saiba o que fazer em Brasília e aproveite todas as atrações

O deleite para os amantes da arquitetura, Brasília reúne uma série de prédios e monumentos que demonstram a sua grandiosidade, que vai além do cenário político. É quase uma exposição a céu aberto, com construções e obras modernistas de renomados artistas, como Oscar Niemeyer, que ajudou a construir muitos desses tesouros, e não à toa, Brasília foi considerada pela Unesco um patrimônio da humanidade e é a capital do Brasil. 

Atrações em Brasília

Brasília

Foto: MTur/Divulgação

Ela foi planejada nos anos 60 pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek que decidiu construí-la, o que explica toda a sua organização: largas avenidas, imensos canteiros e jardins. Uma viagem ao Distrito Federal pode ser muito rápida, se o objetivo for apreciar apenas a arquitetura dos lugares, mas muito longa para quem deseja ir a fundo em cada pedacinho desse cenário majestoso e conhecer não só o exterior, mas suas histórias e inspirações. Uma coisa é certa, nesse passeio fotos impressionantes estão garantidas. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O roteiro clássico para quem visita a capital pela primeira vez é explorar o Eixo Monumental, composto pelo Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK. Para quem gosta de política e quer ver todos esses espaços de perto, vale incluir na lista Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça, Supremo Tribunal Federal e o Palácio da Alvorada e muitos outros pontos turísticos. 

Fugindo da capital, há outras cidades que merecem ser lembradas, afinal Brasília está na região centro oeste do país, onde há uma forte predominância do cerrado, cuja diversidade de paisagens e espécies de animais silvestres é impressionante. Uma amostra dessa natureza pode ser vista na cidade de Formosa, a 60 km da capital. É perfeita para quem busca banhos refrescantes em cachoeiras, grutas, mirantes, trilhas e até mesmo sítios arqueológicos. 

Um pouco distante, a 130 km está o Salto Corumbá que é um parque perfeito para quem gosta de aventuras, que oferece atividades ao ar livre, muito procurado por famílias que viajam com crianças. Para quem gosta de misticismo e procura um clima mais energético, Cristalina não pode ficar de fora! Ela possui a maior reserva de cristais do mundo e algumas atrações bem interessantes para quem gosta de cenários peculiares, 

 Quem procura um passeio relaxante, precisa conhecer Pirenópolis, a 150 km da capital. É uma cidade muito agradável com ruas de pedras, casarões coloniais, com uma boa estrutura de pousadas e restaurantes para passar um final de semana. E claro, cachoeiras, afinal é o que não falta. 

Apesar de não estar localizado em Brasília, um outro ponto turístico que está ganhando cada vez mais força entre os turistas, é a Chapada dos Veadeiros, na vizinha Goiás. Porém, a maioria dos turistas que vêm de outros estados acaba desembarcando no aeroporto de Brasília, pois é o mais próximo, situado a 233km. É um complexo enorme, em que o 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece as principais atrações de lindas paisagens do cerrado e cachoeiras de água cristalina. É uma viagem que exige bastante disposição, pois em muitos pontos só é possível chegar via trilha, encarando subidas bem íngremes em alguns pontos.

Brasília

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar