Se a sua intenção é passar as próximas férias conhecendo novos lugares e regiões, as viagens de carro podem ser ótimas alternativas para roteiros rápidos no estilo bate e volta, de um dia ou para viagens de fim de semana

São milhares de pessoas que viajam de carro para poder curtir ao máximo as férias ou um final de semana estendido por conta do feriado. Tendo a possibilidade de viajar com o próprio veículo, ganha-se independência e conforto, pois não dependerá de horários de ônibus ou avião, não deverá se preocupar com o peso da bagagem e ainda poderá fazer paradas com total independência.

Localizado na região sul do Brasil, o Estado do Paraná é uma das regiões com melhor qualidade de vida. Se você ainda não conhece ou só costuma visitar Curitiba, a capital, vale a pena organizar uma viagem para conhecer outras regiões. O Estado também é conhecido pela qualidade do seu transporte público, sendo referência em diversos centros urbanos pelo país. Outra coisa que se nota, é sobre a quantidade de pessoas que viajam até essa região em busca de locais para comprar carros baratos em Paraná,  e aproveitam este momento para emendar com uma viagem. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Com um transporte público de qualidade e boa estrutura urbana, as rodovias e estradas do Estado também merecem destaque, conectando diferentes destinos turísticos, permitindo viagens de carro seguras, entrecortando todo o Estado, de Foz do Iguaçu à Ilha do Mel, destinos considerados ícones do Paraná. Se você está planejando fazer uma viagem de carro em um futuro breve, veja algumas dicas e cuidados para levar em conta: 

Cuidados antes de iniciar a viagem

Apesar de ter a possibilidade de não se preocupar com o peso da bagagem, como normalmente as pessoas que viajam em avião devem cuidar, não exagere sobrecarregando o porta-malas, porque isso pode reduzir a eficiência do veículo, além de consumir mais combustível. 

Não coloque malas no banco de trás que possam obstruir a sua visão, e jamais coloque uma mala solta, pois diante de uma freada brusca, tudo pode voar para frente e provocar incômodos durante a viagem ou mesmo um acidente.

Cuidado com os pneus

Lembre-se que um pneu pode estourar ou furar em qualquer momento: uma pedra, um buraco na estrada, sempre existe essa possibilidade tanto nas ruas da cidade quanto nas rodovias. Por isso, preste muita atenção no estado da roda de auxílio (estepe), que deve estar em perfeitas condições para ser utilizada em caso de urgência. 

Por outro lado, deverá checar o ar dos pneus, de acordo com o modelo (isso figura no manual do carro). Um veículo que transporta muita carga (como por exemplo vários passageiros e diversas malas), exige uma pressão maior nos pneus. Tenha cuidado com isso para evitar um acidente.

Respeite as leis de trânsito

As leis são geralmente as mesmas em todos os estados, mas é sempre bom prestar atenção fundamentalmente nos limites de velocidade, que variam tanto dentro quanto fora das grandes cidades e, principalmente, em regiões onde há escolas. 

Em algumas localidades o uso dos faróis é obrigatório durante o dia, portanto é fundamental prestar atenção em todos os cartazes e sinalização, para evitar qualquer tipo de inconveniente durante a viagem.

Descanse antes de sentar ao volante

Segundo estatísticas recentes, 70% dos motoristas confessam ter dirigido sentindo sono e cerca de 50% não realizam paradas durante viagens longas. Essas ações são motivo de graves acidentes, alguns até fatais! 

O melhor é dirigir descansado e fazer paradas durante a viagem: as pernas precisam andar um pouco, ativar a circulação para evitar câimbras ao longo da viagem. 

Cuidados ao viajar com crianças

O motorista deve ter toda a atenção voltada ao trânsito, não deve se distrair controlando as crianças sentadas no banco de trás. Tirar os olhos da estrada para ver o que a meninada está fazendo pode ser bem perigoso! 

As crianças pequenas devem viajar nas cadeirinhas especiais para elas, e as maiores devem viajar usando o cinto de segurança. É bom que cada um leve o seu brinquedo favorito ou alguma coisa com a qual gostem de se divertir, para viajarem felizes e ocupados. 

Se viajar com o seu cachorro de estimação 

Jamais deverá deixar o cachorro solto dentro do carro. Isso representa um perigo para você, para os outros ocupantes do veículo e até para o próprio animal. Ele deverá viajar preso para que, em caso de uma manobra brusca, o animal não fique ferido e nem machuque algum viajante.

Depois de tomar as devidas precauções você e sua família estarão prontos para viajar. Quer dicas de destinos no Paraná? Veja nosso guia de viagem especial sobre o Estado: Dicas de Viagens no Paraná.

Leia também:

» Passeio de trem na Serra do Mar: Curitiba – Morretes
» Essas fotos mostram toda a beleza da Ilha do Mel, no Paraná
» 5 pedacinhos da Europa para conhecer no Paraná
» O que fazer em Curitiba

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Artigo anterior

Rolês pra fazer sozinho na região da Avenida Paulista

Artigo seguinte

Você pode gostar