Atualizada em:
Do arroz com feijão ao churrasco: nossos leitores nos ajudaram a eleger os melhores pratos típicos do Brasil e quais estados são perfeitos para embarcar em uma viagem gastronômica. Confira!
A rica gastronomia brasileira é recheada de pratos irresistíveis, que conquistam pela variedade de ingredientes e originalidade de suas composições. Não por menos, a culinária ocupa um lugar especial em todo planejamento de viagem. Afinal, é uma das melhores formas de conhecer a cultura local e, ainda, experimentar novos sabores. Em cada região do Brasil é possível encontrar elementos diferentes que tornam seus pratos únicos.
Mas, em meio a imensa diversidade da culinária brasileira, é possível eleger um prato típico como o melhor? Nos propomos a esse desafio e convidamos nossos leitores para nos ajudar nessa missão. Em nosso grupo de viagens do Facebook, fizemos uma pesquisa informal sobre a preferência dos viajantes. No total 2.155 pessoas responderam à enquete feita no final de 2023 e indicaram seus pratos brasileiros favoritos.
A partir destes dados, pudemos montar um ranking com o TOP 10 dos melhores pratos típicos do Brasil. As respostas permitiram, ainda, indicar o TOP 3 de destinos brasileiros para viagens gastronômicas. Confira, a seguir, quais são as delícias para provar em suas expedições pelo nosso país e onde encontrar cada uma delas. Prepare-se, esse post vai te dar água na boca!
1º lugar: Feijoada, o melhor prato típico do Brasil
Com 568 votos, a feijoada foi o prato típico mais indicado por nossos leitores como o melhor do Brasil. A combinação de feijão preto e carnes de porco é sucesso nos restaurantes de todo o país e, geralmente, vem acompanhada por arroz, farofa, couve e torresmo. O sabor irresistível do prato fez com que ele superasse com folga as outras opções dadas aos leitores do Guia Viajar Melhor.
2º lugar: Churrasco
O típico prato do Rio Grande do Sul que ganhou lugar na mesa de todos os brasileiros ocupou a segunda posição em nosso ranking. O churrasco foi apontado por 379 viajantes como um dos melhores sabores da culinária brasileira. Sua origem data do século XIX, quando os imigrantes europeus chegaram ao sul do Brasil e usavam fogueiras para assar as carnes em espetos. Hoje em dia, o prato é tão famoso que conta com restaurantes especializados em seu preparo: as churrascarias.
3º lugar: Arroz e feijão
A tradicional combinação presente na mesa dos brasileiros todos os dias não poderia ficar de fora do nosso ranking. O arroz e feijão ganhou 312 votos e ganhou o título de terceiro melhor prato típico do Brasil. Com ou sem acompanhamento, a mistura conquista também o paladar dos turistas estrangeiros que visitam o país. Seja com feijão carioca ou preto, o prato vai bem com bife acebolado, ovo frito, frango assado, dentre outras combinações.
4º lugar: Moqueca
Tradicionalmente servida nos restaurantes da Bahia, a moqueca ganhou o paladar dos brasileiros e surpreende quem vem de fora em busca de novos sabores. Não é de se surpreender que apareça na quarta posição do ranking de melhor prato típico do Brasil, com 106 votos. Trata-se de um ensopado feito com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco, óleo de dendê e suco de limão. Há, ainda, a moqueca capixaba, que é feita sem leite de coco e dendê e é servida com arroz e pirão.
5º lugar: Feijão tropeiro
A quinta posição do ranking ficou com o feijão tropeiro, com 69 votos. O prato típico associado às culinárias de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, hoje em dia faz parte do menu de restaurantes de todo o Brasil. Ele é feito com feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça, couve e ovo, e leva temperos como alho e cebola. O nome é uma referência aos tropeiros, condutores de tropas de cavalos que transportavam mercadoria entre as cidades no período colonial.
6º lugar: Baião de Dois
Um prato típico da região Nordeste, o Baião de Dois teve 59 votos de nossos leitores e ficou com a sexta posição do ranking. O nome remete à dança nordestina baião, que ganhou popularidade com a música “Baião de Dois”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga. A receita leva bacon, feijão-de-corda, arroz, queijo coalho, manteiga, cebola, alho, pimentão, cebolinha e manteiga. O prato tradicional do Nordeste também faz sucesso em restaurantes do Norte e pode ser encontrado em outros lugares do Brasil.
7º lugar: Acarajé
O famoso prato típico da culinária baiana não podia ficar de fora do nosso ranking. O acarajé recebeu 52 indicações dos nossos leitores e ficou em sétimo lugar. Trata-se de uma iguaria feita com um bolinho de feijão-fradinho artesanal, temperado com cebola e sal. Ele é frito em azeite de dendê e recheado com vatapá, vinagrete e camarão seco. A receita chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos e ganhou popularidade, sobretudo, na Bahia. Agora, é um dos principais pratos típicos brasileiros.
8º lugar: Tacacá
O prato que ganhou mais fama recentemente com a música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, também garantiu seu lugar em nosso ranking, com 47 votos. Ocupando a oitava posição, o tacacá tem origem indígena e é típico da região Amazônica, sobretudo no Pará. Ele é um tipo de sopa, feito com o tucupi – um caldo amarelado -, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma erva que causa dormência na boca. Para temperar, usa-se sal, alho e pimenta de cheiro.
9º lugar: Vatapá e Cuscuz (empate)
O vatapá e o cuscuz empataram com 38 votos cada e dividiram a nona posição do ranking de melhores pratos típicos do Brasil. Tradicional da culinária afro-brasileira, o vatapá tem como ingredientes farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate. Já o cuscuz é feito com flocos de milho e acompanhado de leite, leite de coco ou manteiga. Há, ainda, o cuscuz paulista, que leva ovos, palmito, peixe e legumes.
10º lugar: Virado à paulista
Para fechar nosso TOP 10 dos melhores pratos típicos do Brasil, temos o virado à paulista, com 37 votos. Como o nome revela, o prato é tradicional da culinária de São Paulo e é uma combinação de arroz, feijão, ovo, couve e bisteca de porco. O feijão, neste prato, leva bacon, linguiça, pimenta e farinha, para engrossar. Você pode experimentar este prato típico com facilidade nos restaurantes de São Paulo, assim como em outros lugares do Brasil.
Viagens gastronômicas: melhores destinos
A pesquisa com nossos leitores também ajudou a entender quais são os destinos mais indicados para viagens gastronômicas no Brasil. Com base nas recomendações de pratos típicos e levando em consideração seus locais de origem, chegamos ao TOP 3 de lugares com as melhores culinárias.
Minas Gerais ficou com a primeira posição do ranking e não é difícil entender o porquê. Com a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, a cozinha mineira é repleta de delícias irresistíveis, como o queijo, o doce de leite e o pão de queijo. Já os pratos mais famosos são o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada.
Em segundo lugar, a Bahia também tem uma culinária diversa que conquistou o gosto dos viajantes, principalmente por seus sabores marcantes. A moqueca, o acarajé e o vatapá que apareceram no ranking de melhor prato típico do Brasil são alguns exemplos das iguarias do estado. Mas não para por aí. O bobó de camarão, o abará, o sarapatel, o arroz com coco e o camarão à baiana também são pratos deliciosos da culinária local.
Por fim, o Pará ocupou a terceira posição do TOP 3 de melhores destinos para viagens gastronômicas. Além do tacacá da música da Joelma, o estado é famoso por pratos como o pato no tucupi, maniçoba, caruru e mujica. Com fortes influências da cultura indígena, a culinária paraense também tem traços portugueses e africanos que conferem aos pratos sabores únicos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]