Beleza, praias paradisíacas e alegria: saiba tudo o que precisa sobre o destino e programe sua viagem para Pernambuco

Uma explosão de culturas que vai muito além do Frevo e do Maracatu, Pernambuco é intensidade, que pode ser notada no sotaque do seu povo: carregado e doce. E esse contraste faz de suas terras o cenário perfeito para experienciar as histórias e os sabores do nordeste em um ritmo que é pura festa, que já começa no carnaval, com o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada que desfila em Olinda. A multidão de foliões não desanima nem com as grandes ladeiras, que fazem parte desse cenário, deixando-o ainda mais encantado.

Olinda é uma cidade próxima a Recife, são apenas 6 km que a separam da capital do Pernambuco e é o retrato das cores e diversidade dessa terra tão querida. Ela é a base para conhecer igrejas barrocas, mosteiros, conventos e muitos museus que trazem pedaços importantes da história do Brasil. Ela também respira arte, com galerias e oficinas embaladas com muita música. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações em Pernambuco

Pernambuco

Foto: MTur

Cultura nunca faltou e nem vai faltar, como já deu para perceber. Em Recife o cenário também convida para longos passeios no centro da cidade, regados a museus, praças, teatros, feiras, pontes, fortes, palácios, monumentos, tudo isso em meio aos rios Capibaribe e Beberibe. História e natureza se misturam na capital, onde um dos cartões postais mais famosos é a Praia de Boa Viagem, que traz um respiro e leveza em meio a esse fervor cultural. 

A natureza também não deixa nada a desejar em Pernambuco, com uma vegetação que vai de praias paradisíacas ao sertão da caatinga, garantindo cenários para todos os gostos. Aliás, Pernambuco é aquele estado bem egoísta que quis tudo para si, até mesmo o arquipélago de Fernando de Noronha, que mesmo a 500 km de distância faz parte do seu território. Ali estão uma das praias que já foi eleita algumas vezes como a mais bonita do mundo, a Praia do Sancho e só com essa informação, dá para imaginar o que essa ilha reserva: águas cristalinas, um dos melhores pontos de mergulho e uma natureza que impressiona pela sua preservação. 

Apesar de ter um litoral com pouco mais de 185 km, Pernambuco não faz feio no quesito praia. Há cantinhos incríveis para curtir o sol e o mar, como Porto de Galinhas, o passeio mais clássico entre os turistas. Suas piscinas naturais e o mar verde transparente garantem experiências inesquecíveis. Ipojuca também é uma ótima pedida, especialmente para aqueles que buscam um lugar mais tranquilo com águas mornas. A rústica Praia dos Carneiros e sua charmosa Igrejinha De São Benedito, à beira-mar compõem uma das paisagens mais cobiçadas do Brasil, com direito a coqueiros e até um banho de argila. 

Festejar também é uma atividade corriqueira na vida dos pernambucanos e não é só no Carnaval que a cidade fica lotada de turistas. Em Caruaru, acontecem os festejos juninos para celebrar São João e aí tudo pára e o forró com as quadrilhas tomam conta do cenário. Para se ter uma ideia, a cidade chega a receber um milhão de turistas para balançar o esqueleto. 

As atrações não acabam por aí, tem até festival de inverno! Acredite, em meio ao agreste, existe Garanhuns, a 800 metros de altitude, para quem deseja dar um tempo do calor. Ou, para os aventureiros a Serra do Catimbau, abriga um parque nacional com formações rochosas, sítios arqueológicos e cavernas.  Em Bonito, próximo a capital, tem arvorismo, tirolesa, várias trilhas e cachoeiras. Sem esquecer do Vale do São Francisco, um polo de produção de uva, que oferece um roteiro de enoturismo. Alguma dúvida de que em Pernambuco tem tudo? 

Pernambuco

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar