Atualizada em:
Uma mistura de magia, temperos, natureza e muita história, é possível caber tanta versatilidade em um lugar só? Sim, quando se trata de Salvador tudo é possível. Tudo não, a única coisa que esse trecho do nordeste brasileiro não permite, é a tristeza. Isso lá não tem vez.
Capital da Bahia, Salvador é aquele destino para quem gosta de praia, mas com um toque urbano, com visitas a museus e centros culturais em um cenário que aspira arte.
Para quem não dispensa uma boa culinária, ali também é o lugar certo, com opções que variam desde grandes e renomados restaurantes, até as famosas barrinhas de rua. O sabor da comida baiana é inquestionável.
Atrações em Salvador
Começar essa experiência pelo centro histórico é a melhor forma de conhecer mais sobre as origens desta cidade e sentir a energia dela. Para isso, nada melhor que uma visita ao Pelourinho, ou Pelô para íntimos. Caminhar por suas ladeiras e apreciar as construções em estilo barroco, neste trecho que está sempre lotado de pessoas e cheio de vida, com lojas, restaurantes e várias igrejas, que juntos, fazem desse lugar uma mistura de fé, cultura e história.
Aproveite também para conhecer o Mercado Modelo, o principal centro de comércio de artesanato da cidade para garimpar aquela lembrancinha. A própria estrutura do local também chama atenção, pois é um prédio bem bonito e turístico para ser apreciado, com uma arquitetura do século XIX. Normalmente nesta área, do lado de fora costumam acontecer as rodas de capoeira, outro marco baiano que deve ser apreciado, e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Um dos cartões postais mais famosos da capital é o Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa à cidade alta. Não deixe de subir, pois o do alto a vista é ainda mais espetacular, com a Baía de Todos os Santos ao fundo, deixando a atmosfera mágica, rendendo fotos incríveis. Uma dica, deixe para fazer esse passeio no final do dia, pois o pôr do sol dessa área é inesquecível.
Agora, vamos falar das praias, pois se tem uma coisa que é abundante em Salvador é o calor e dias quentes, pedem um refrescante mergulho no mar. Não deixe de ir até a Praia do Farol da Barra, bem no centro da cidade. É deliciosa, pois a temperatura de suas águas é amena, tem poucas ondas e seu calçadão é repleto de bares e restaurantes, perfeitos para desfrutar de bons momentos. Uma vez no local, suba a escadaria para conhecer o Farol da Barra e uma das vistas mais bonitas de Salvador. A Praia de Itapuã também é outra ótima pedida, seus coqueiros e suas areias branquinhas já inspiram até músicos e poetas. É ideal para fugir do agito e descansar.
Uma vez em terras soteropolitanas, não deixe de colorir a Basílica Santuário Senhor do Bonfim com as famosas fitinhas, que são um símbolo da cidade e um dos souvenirs mais procurados. Além disso, é a igreja mais tradicional e uma das mais conhecidas do Brasil.
Não deixe de preencher essa experiência mágica com muito acarajé e comidas nordestinas, que sempre deixam saudades.
Salvador
- O que fazer em Salvador: veja nossas dicas de Salvador
- Onde ficar em Salvador: pousadas em Salvador
- Encontre passagens aéreas mais baratas para Salvador: passagens aérea
- Airbnb em Salvador: apartamentos e casas para alugar
- Atrações imperdíveis em Salvador: veja 31 passeios para fazer no destino
- Praias para conhecer em Salvador e arredores: veja a lista completa
- Quando ir para Salvador: melhor época para visitar o destino
- Bahia: veja 9 fotos das melhores praias de Salvador e entornos
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]