Duas cidades vizinhas, que de um lado oferecem praias e belezas naturais incríveis e do outro muita história para contar, Vitória, capital do Espírito Santo e Vila Velha, que reúne a maior população do estado, estão distantes aproximadamente 10 km. De tão perto, seus pontos turísticos se misturam, por isso é quase impossível montar um roteiro turístico unificado. Contudo, uma coisa é certa, não importa o lado, as paisagens capixabas e a forte presença da cultura indígena na região encantam os visitantes, que querem conhecer cada pedacinho e sabor desse território brasileiro. 

Atrações em Vitória e Vila Velha

Vitória Vila Velha

Foto: Vila Velha/ MTur

Está programando uma viagem para Vitória e Vila Velha?  Vitória é um lugar agradável durante o ano inteiro, a temperatura média costuma ser de 23°C, o que favorece os turistas que adoram longas caminhadas e dias ensolarados. Afinal, curtir uma praia não pode faltar nessa viagem, especialmente quando falamos de Camburi, uma das mais urbanas da capital, com uma grande e estruturada orla para fazer exercícios e até mesmo saborear a moqueca de frutos do mar, um prato típico da região. 

A Praia da Curva da Jurema e a Praia da Costa são lindíssimas e limpas. No Costa ainda há um marco zero e uma extensa faixa de areia, que ficam ainda mais especiais com o cenário composto por rochas e água esverdeada. Passar o dia em uma delas é algo extremamente agradável. Se tiver um tempinho extra, vale esticar a viagem até a Ilha do Boi e Ilha do Frade  que têm um visual e natureza deslumbrantes. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para saber mais sobre a história do estado, vale incluir no roteiro o Convento da Penha, que está a 154 metros de altitude, no alto de um penhasco, que ainda garante uma vista incrível do alto. Toda a majestade do Palácio Anchieta também não pode ser esquecida, afinal é uma das sedes de governo mais antigas do país, onde o seu interior pode ser visitado. A Catedral Metropolitana também encanta os amantes da arquitetura, com seus traços neogóticos e vitrais.

Não sei de se deliciar na Fábrica de Chocolates da Garoto e seus imensos galpões. Ali dentro também funciona o museu do chocolate e a lojinha da marca, onde os visitantes se esbaldam nas compras com essa iguaria fresquinha. Para garantir outro souvenir típico, o melhor lugar é o Galpão das paneleiras de goiabeiras, onde funciona uma cooperativa que produz as famosas panelas artesanais feitas de barro, considerada um patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan. 

Um ponto importante de Vitória e Vila Velha é a Terceira Ponte, que liga as duas cidades, além de ser a maior construção do estado e um dos cartões postais capixaba. São aproximadamente 3 km de extensão e 70 m de altura, o que ainda proporciona uma bela vista. 

Os mais aventureiros também têm um lugar para chamar de seu, o Morro do Moreno, que oferece inúmeras atividades, como rapel, escalada, trilhas e parapente. Além disso, ele está rodeado por piscinas naturais e locais com mar calmo, ideais para praticar snorkel. 

Depois de tudo isso, se ainda restar energia, não deixe de desfrutar a noite capixaba na Praia do Canto que ganha ainda mais vida com seus bares e restaurantes, na zona conhecida como Triângulo das Bermudas. 

Vitória e Vila Velha 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Ouro Preto

Artigo anterior

Arraial do Cabo

Artigo seguinte

Você pode gostar