Há diversos destinos que valem a pena visitar em um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro e sem a necessidade de esperar pelo próximo feriado prolongado

“A cidade maravilhosa”. É assim que o Rio de Janeiro é lembrado por turistas e moradores, uma vez que oferece uma enorme gama de atrações. Cultura, gastronomia, praia, história, ecoturismo e as demais vertentes do turismo podem ser exploradas na capital fluminense. No entanto, além de abrigar toda essa diversidade de atrações, é também um ótimo ponto de partida para outros destinos incríveis, ideais para um bate e volta. 

Ter a possibilidade de escapar da metrópole e curtir outros lugares próximos é possível sem ter que esperar pelo próximo feriado prolongado ou férias. Há várias cidades para fazer um bate e volta partindo do Rio de Janeiro e que podem muito bem ser aproveitadas em um único dia.

Bate e volta partindo do Rio de Janeiro

Por mais que a cidade do Rio de Janeiro seja rica em atrações, há muitas cidades próximas que podem complementar ainda mais um roteiro. E isso pode ser melhor aproveitado em uma viagem de carro com a família e/ou amigos. Até aqueles que não possuem carro próprio ou que não contam com um veículo adequado podem aproveitar diversas possibilidades.

Por meio do aluguel de carros no RJ, os viajantes podem contar com uma assistência completa e ainda economizar bastante. A Localiza, por exemplo, possui diversas unidades espalhadas pelo Brasil e, obviamente, a capital fluminense não fica de fora da lista. O amplo portfólio de veículos da empresa também é um diferencial que vai garantir segurança, tranquilidade e a diversão que a viagem necessita. 

A dúvida é: para onde ir? Para lhe auxiliar, reunimos dez cidades para curtir um bate e volta partindo do Rio de Janeiro. Confira!

Niterói

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro. Foto: Pixabay

Esta é uma cidade bem próxima da capital, situada a apenas 20 quilômetros de distância do Rio de Janeiro. Ou seja, ideal para um bate e volta. A conexão conta com um passeio na ponte Rio-Niterói, uma atração por si só, visto que se trata da maior ponte de concreto armado do hemisfério sul. 

Se você busca cultura e história, não deixe de conhecer o Caminho Niemeyer, complexo que conta com o prédio da Fundação Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular. Se praia for o objetivo, vale a pena conhecer Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Charitas e Adão e Eva. Ecoturismo? Corra para o pico do Parque da Cidade, a 270 metros acima do mar, onde é possível ter uma vista panorâmica incrível de toda a cidade. 

Petrópolis

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

A cidade imperial, como é conhecida, tem seu charme e também é considerada visita obrigatória. Localizada a apenas 68 quilômetros do Rio de Janeiro, a viagem dura, aproximadamente, uma hora. Não é à toa que é um destino que precisa estar na lista de um bate e volta. 

Estamos falando de uma das rotas de Dom Pedro II e uma das capitais do estado fluminense por nove anos. Algumas das atrações incluem o Museu Imperial, Palácio de Cristal e o Museu Casa de Santos Dumont. 

Teresópolis

Bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro. Foto: Thadeusz Jucá/ Wikipedia Commons

Quem deseja fugir do agito da cidade grande e ter, de fato, uma conexão com a natureza, certamente vai gostar dessa dica. A menos de cem quilômetros da capital está Teresópolis, cidade localizada na região serrana do estado. O principal ponto turístico é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o mais antigo do país e que possui uma ampla gama de atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Dentre as atividades estão trilhas, cachoeiras e rios.

Outros atrativos do município são o Parque Estadual dos Três Picos, Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Mirante do Vale Paraíso e a Cachoeira dos Frades. Quem tiver a oportunidade, não pode deixar de comprar uma lembrancinha para levar para casa na Feirinha de Artesanato. 

Maricá

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Outra cidade super próxima do Rio de Janeiro, Maricá é um destino ótimo para quem gosta de passeios que envolvem a natureza. A história também é um ponto forte, já que o município abriga chácaras e grandes fazendas, como a Fazenda de Itapeba e a Fazendo do Pilar. 

Algumas das principais praias são Praia de Ponta Negra, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Itaipuaçu e Jaconé. Quem deseja aventura, não pode deixar de visitar a Gruta do Spar e a Gruta de Ponta Negra. Os visitantes também são aconselhados a visitarem os cartões-postais do município, ou seja, a Pedra do Elefante e a Pedra do Macaco. 

Penedo

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A atmosfera local é repleta de história e charme. Fundada em 1929, a cidade de Penedo, a 177 quilômetros do Rio de Janeiro, é considerada a principal colônia finlandesa do Brasil, herança que é logo percebida na cultural local e arquitetura. A história fica por conta de atrativos como o Museu Finlandês Dona Eva, com objetos, fotos e trajes típicos da comunidade. É como se tornar um autêntico finlandês. 

Se o roteiro ainda exigir um pouco de aventura, é válido aproveitar das mais diversas cachoeiras disponíveis em Penedo. Algumas das mais famosas são a Cachoeira de Deus, as Três Cachoeiras e o Poço das Esmeraldas. Há opções mais reservadas, como a Serrinha do Alambari e o Rio Palmital, com esse último acessível por uma trilha. 

Visconde de Mauá

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro. Foto: Fred Schinke/ Flickr

Mais uma vez o ecoturismo marca presença nesta lista. Visconde de Mauá, localizada a 200 quilômetros da capital, possui bosques, montanhas, rios e cachoeiras. Não é à toa que a principal atividade local é a aventura. É possível praticar diversos esportes no município, como canoagem, voo livre, mountain bike e mountain board. 

A cidade é dividida em três: Visconde de Mauá, onde estão os empreendimentos hoteleiros e restaurantes; Maringá, com lojas mais descoladas; e Maromba, com um estilo único e mais próximo das cachoeiras. 

Arraial do Cabo

Foto: Pixabay

É impossível falar de bate e volta partindo do Rio de Janeiro e não lembrar de Arraial do Cabo, localizado a 164 quilômetros da capital. Conhecida como “caribe brasileiro”, o município proporciona descanso e belas praias, com águas azuis inigualáveis. 

Quem visita o local não pode deixar de ir à Praia dos Anjos e à Praia da Ilha do Farol. Um tour pela costa da ilha também vai chamar a atenção dos turistas, que poderão conhecer a Pedra do Macaco, a Fenda de Nossa Senhora, Boqueirão e a Gruta Azul. As Prainhas do Pontal também merecem a atenção. Para quem quiser um pouco de agito, a dica é a Praia do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno, algumas das mais famosas da região. 

Cabo Frio

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro. Foto: Pixabay

O município, a 155 quilômetros do Rio de Janeiro, oferece turismo para todos os gostos. Além das consolidadas praias do destino, há alguns pontos de interesse na cidade que podem encantar e complementar ainda mais o roteiro de bate e volta. 

Os turistas podem aproveitar a orla da Praia do Forte, Largo São Benedito, Lagoa de Araruama e Boulevard Canal, sendo este último um ótimo lugar para ter uma vista privilegiada de todo entorno. O passeio também é um convite para um mergulho na Ilha do Japonês. A riqueza religiosa fica por conta do Convento Nossa Senhora dos Anjos e da Capela de Nossa Senhora da Guia. 

Búzios

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

É incrível pensar que não é necessário esperar pelo próximo feriado para curtir toda a beleza de Búzios. Situada a 176 quilômetros da cidade maravilhosa, em uma península na costa norte do estado, a cidade ainda conta com aquela característica de vila de pescadores, apesar de ser um dos municípios mais visitados do estado. 

Um tour na Rua das Pedras e passeios na Ilha Feia, Praia de João Fernandes e nas Praias da Tartaruga e Tartaruguinha são algumas das alternativas aos visitantes. É possível também ter aquela vista panorâmica da cidade e dos cartões postais do destino, como a Praia da Armação, Orla Bardot, Praia dos Ossos e Ilha Branca. 

Angra dos Reis

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro

Bate e volta de carro partindo do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Ao sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, localizada a 160 quilômetros do Rio de Janeiro, conta com 365 ilhas ao seu redor. Por isso, grande parte dos passeios ocorrem em barco, com visita a cenários de tirar o fôlego. Entre uma parada e outra, é bom dar aquele mergulho e observar a vida marinha local, com peixes, crustáceos, moluscos, moreias e tartarugas.

Visitar a Lagoa Azul, Praia do Araçá, Ilhas Botinas e Ilha de Gipóia é fundamental para quem deseja, de fato, curtir o destino. Vale a pena, também, conhecer o centro histórico da cidade, onde estão localizados conventos, igrejas e construções coloniais. Opções gastronômicas se espalham pela Vila do Frade. Portanto, aquela pausa para aproveitar a culinária da cidade é obrigatória. 

Curtiu as dicas? Então que tal aproveitar para preparar o próximo roteiro – e final de semana – para fazer aquele bate e volta especial pelo estado? Aproveite a viagem!

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Aluguel de carros em Fortaleza: como encontrar uma locadora confiável
» Como alugar um carro utilizando apenas o celular e sem burocracia
» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» Hostels bem localizados para se hospedar no Rio de Janeiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Artigo anterior

10 praias no Rio de Janeiro para fazer um ensaio fotográfico incrível

Artigo seguinte

Você pode gostar