Atualizada em:
Há muitas opções de atrações “na faixa” para curtir em Buenos Aires: separamos uma lista com 20 passeios gratuitos para curtir na capital argentina
Quem tem uma viagem marcada para Buenos Aires pode se considerar um sortudo. Isso porque a capital da argentina oferece muitas opções de passeios gratuitos. São parques, livrarias, espaços culturais, monumentos históricos, feirinhas, entre muitas outras opções.
Se a sua ideia é fazer um roteiro econômico pela cidade aproveite para incluir esses 20 lugares sensacionais que são totalmente “na faixa”.
Parques
Buenos Aires mantém diversos cantinhos verdes perfeitos para passeios gratuitos ao ar livre. Um deles é a Reserva Ecológica Costanera Sur, no coração de Puerto Madero, que oferece trilhas, bosques, passeios de bicicleta e vistas impressionantes da natureza contrastando com a cidade. O Rosedal, que fica dentro do Parque Três de Fevereiro, em Palermo, oferece mais de 100 espécies de rosas. Além disso, no mesmo parque também está o Jardim Japonês, outro espaço arborizado e relaxante no coração da metrópole.
Museus
Buenos Aires é uma ótima cidade para quem aprecia arte e cultura. São diversos museus que podem ser acessados gratuitamente, como o Museu Histórico Nacional, o Museu da Imigração e o Museu Quinquela Martín e o Museu Nacional de Belas Artes. Outros espaços, como o Museu de Arte Moderna, grátis às quartas, possuem entrada na faixa em dias específicos da semana.
Circuito dos Quadrinhos
Muitos turistas sabem que Buenos Aires possui uma escultura em homenagem a Mafalda, personagem icônica dos quadrinhos argentinos, no bairro de San Telmo. No entanto, poucos sabem que a cidade oferece um circuito lúdico e divertido que percorre outros dois bairros da capital, Montserrat e Puerto Madero. Essa rota revela outros personagens e insere o visitante em uma verdadeira imersão ao universo dos quadrinhos.
Rooftops
Você duvida que Buenos Aires fica ainda mais bonita vista do alto? Pois então aproveite alguns rooftops e varandas para apreciar uma vista panorâmica da cidade. Uma visão infinita de cúpulas, monumentos, torres e antigos edifícios revelam detalhes que não são vistos ao nível do chão. Assim, o Palácio Barolo, a Galeria Güemes, o Centro Cultural Kirchner e a Biblioteca Nacional são alguns dos lugares de onde é possível ter essa visão diferente da capital argentina.
Feira de San Telmo
Um passeio clássico e gratuito pela cidade acontece todos os domingos no bairro San Telmo. Trata-se da famosa feirinha de antiguidades, uma das mais famosas da capital, que reúne diversas barraquinhas com diversas opções de objetos antigos e algumas raridades. Assim, vale a pena passear pelo lugar e se surpreender com a oferta de produtos.
Livrarias
Um dos passeios gratuitos mais interessantes para fazerem Buenos Aires é visitar as incríveis livrarias espalhadas pela cidade. Para começar, a clássica e imponente El Ateneo, que foi eleita por vezes uma das mas bonitas do mundo, é uma visita indispensável. A Eterna Cadencia e a Libros del Pasaje são duas livrarias bem charmosinhas que ficam em Palermo e possuem uma atmosfera bem aconchegante, além de títulos alternativos e interessantes.
Tours pelos bairros
O Ente de Turismo de Buenos Aires promove diversos tours gratuitos e guiados, em inglês ou espanhol, que percorrem diversos bairros da cidade. No site da instituição é possível escolher os passeios de sua preferência. Além disso, os visitantes podem se informar, de segunda à sexta, das 10h às 17h, por meio do endereço de e-mail [email protected].
Mercado de Pulgas
Gosta de antiguidades? Então você ficará deslumbrado com o Mercado de Pulgas, no bairro Colegiales. São mais de 150 lojas reunidas em um grande galpão reunindo tudo o que você pode imaginar: móveis antigos, pinturas, obras de arte, antiguidades, joias, pratarias, brinquedos, entre muitos outros itens. Assim, fica impossível não se impressionar com a diversidade de objetos à venda, alguns deles muito curiosos.
Floraris Genérica
Um grande símbolo portenho, a Floraris Genérica, também conhecida como flor metálica de Buenos Aires, merece um registro fotográfico durante seu roteiro pela cidade. Um mecanismo permite que a flor, que pesa impressionantes 18 toneladas e possui 23 metros de altura, abra e feche como se fosse real. Portanto, um passeio a esse incrível monumento, também gratuito, é indispensável.
Galerias Pacífico
Apesar de se tratar de um local de compras, as Galerias Pacífico estão situadas em um antigo e imponente edifício do final do século XIX. Uma belíssima cúpula central, pintada em 1946, é uma verdadeira obra de arte. Assim, para quem aprecia belezas arquitetônicas, o passeio é uma boa e gratuita pedida.
Feira de Mataderos
Outra feirinha interessante acontece no bairro de Mataderos aos domingos (de abril a dezembro) e aos sábados (em janeiro e fevereiro). O espaço é uma chance de conhecer mais de perto a cultura gaúcha, já que reúne muito churrasco, shows e também artesanatos. Além disso, esta feira geralmente fica fora da rota turística, o que a torna bem interessante para quem busca pontos fora da curva para conhecer na cidade.
Ruas de street art
Ao caminhar pelas ruas de Buenos Aires você perceberá muros tomados pela arte urbana, revelando impressionantes grafites de diferentes estilos. Esses artistas, muitas vezes anônimos, criam verdadeiras exposições gratuitas a céu aberto. Procure admirar as fachadas transformadas em grandes murais nos bairros de Coghlan, Villa Urquiza, Colegiales e Palermo. Há tours guiados por esses locais que podem ser reservados pelo site do Ente de Turismo de Buenos Aires.
Passeios de bicicleta
Uma das opções de passeios gratuitos para fazer em Buenos Aires é pedalar. Aproveite a Ecobicis, um serviço onde é possível alugar bicicletas gratuitamente, mediante um cadastro no site. Aproveite para percorrer a extensa rede de ciclovias, espalhadas por diversos pontos da cidade. É uma nova forma de explorar os bairros e ruas da capital argentina.
Cemitério da Recoleta
Uma visita a um cemitério pode soar um pouco estranho a princípio, mas este é um dos mais importantes do mundo. Com estátuas e túmulos que podem ser considerados verdadeiras obras de arte, o local é cercado também por histórias e lendas de fantasmas, romances e tragédias, o que o torna ainda mais interessante. A entrada, claro, é gratuita.
Casa Rosada
Popularmente conhecida como Casa Rosada, a Casa do Governo é um dos símbolos de Buenos Aires. Declarada como Patrimônio Histórico Nacional, o espaço oferece visitas guiadas gratuitas que devem ser agendadas previamente. No entanto, dentro dali também funciona o Museu da Casa Rosada, que percorre mais de 200 anos de história. A visita, também gratuita, acontece de quarta a domingo das 10 às 18h.
Tranvía Histórico
Que tal um passeio gratuito em um bondinho histórico aos finais de semana? O Tranvía Histórico é um bondinho elétrico que foi totalmente restaurado e atualmente oferece uma “carona” que conta a história de quando era utilizado como meio de transporte. O percurso, realizado no bairro portenho de Caballito, pode ser realizado todos os sábados, das 16h às 19h, e domingos, das 10:00h às 13:00h e das 16:00h às 19:30h.
Caminito
Caminito é uma das ruas mais famosas de Buenos Aires e está localizada no bairro La Boca. Vale a pena caminhar por sua extensão, de aproximadamente 150 metros, repleta de paralelepípedos e casinhas coloridas pintadas por diferentes artistas argentinos. Tudo fica ainda melhor sabendo que esse passeio é totalmente gratuito, um local ideal para levar boas lembranças e fotografias para casa.
Catedral Metropolitana
Localizada em frente a Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, é o maior símbolo da igreja católica no país. A catedral também é muito visitada por quem busca refazer os passos do papa Francisco na cidade, já que era o local onde o pontífice costumava celebrar suas missas. Assim, vale a pena se impressionar com o imponente edifício, especialmente com seu interior rico em detalhes.
Café Tortoni
Um dos lugares mais charmosos de Buenos Aires, visitar o Café Tortoni é como fazer uma viagem no tempo. O café, aberto em 1958, conserva uma estrutura e decoração antigas que lhe renderam o título de atração turística da cidade. Este não é um dos passeios gratuitos se você consumir algo, mas vale dar uma passadinha e tirar uma fotografia em frente ao icônico local.
Puerto Madero
Por fim, Puerto Madero é um dos bairros mais incríveis de Buenos Aires. Com muitos restaurantes e muito charme, vale a pena incluir uma caminhada à beira do Rio da Prata em um entardecer, quando as cores tomam conta do lugar. Aproveite para atravessar a Puente de La Mujer, um dos cartões-postais da cidade, de onde terá uma vista magnífica do ambiente. Este é um dos passeios gratuitos que você deve fazer pela cidade.
Leia também:
» 10 dicas para economizar em uma viagem para Buenos Aires
» 11 lugares em Buenos Aires para fugir do óbvio
» Dicas de turismo em Colonia del Sacramento
» Ranking aponta cidades mais baratas para mochilar em 2020
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]