Verdadeiros paraísos do litoral nordestino, essas 3 piscinas naturais para visitar próximo à João Pessoa vão fazer você se apaixonar pela Paraíba e querer voltar mais vezes 

É inegável que o litoral nordestino é repleto de cenários paradisíacos que não deixam a desejar, em nada, para os destinos internacionais de praia mais famosos. E entre esses lugares incríveis para conhecer, queremos te falar sobre 3 piscinas naturais para visitar e se apaixonar pela Paraíba.

As piscinas naturais do Seixas, de Picãozinho e do Bessa são excelentes opções de passeios bate e volta para fazer a partir da capital do estado, João Pessoa. Situadas entre recifes de corais, as piscinas naturais têm águas cristalinas cheias de peixes coloridos e são perfeitas para quem gosta de mergulho, seja com cilindro ou snorkel.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Quer saber como conhecer esses paraísos imperdíveis da Paraíba? Então, continue a leitura deste post e descubra como chegar até as piscinas naturais, quando visitá-las e o que esperar de cada uma delas.

Piscinas naturais para visitar na Paraíba

Os 130 km do litoral paraibano guardam lugares incríveis que, muitas vezes, ficam de fora dos roteiros turísticos mais famosos. Um exemplo são as piscinas naturais do Seixas, de Picãozinho e do Bessa. Localizadas próximas à costa, elas são ótimas opções de passeio para quem visita a Paraíba.

De tão belas, são comparadas ao Caribe e surpreendem tanto pela transparência de suas águas quanto pela diversidade marinha que habita seus recifes. Conheça, a seguir, as particularidades de cada uma delas e saiba como e quando visitá-las. Vale a pena, inclusive, montar um roteiro que inclua essas 3 piscinas naturais ao visitar a Paraíba.

Piscinas Naturais do Seixas

piscinas naturais paraíba

Foto: Divulgação

Com águas cristalinas em tons de azul e verde, as piscinas naturais do Seixas são um dos paraísos imperdíveis da Paraíba. Formadas entre corais a poucos quilômetros mar adentro da Praia da Penha, elas são consideradas um dos lugares mais parecidos com o Caribe aqui no Brasil.

Maiores piscinas de corais do litoral da Paraíba, nelas você consegue observar vários tipos de peixes coloridos ao mergulhar com cilindro ou snorkeling – mergulho de superfície. A profundidade das águas nas piscinas naturais vai de 1 a 3 metros durante a maré baixa. E o melhor: como as águas do litoral paraibano são sempre quentinhas e o clima é agradável, as piscinas naturais do Seixas podem ser conhecidas em qualquer época do ano.

Para chegar até elas, é necessário contratar uma lancha ou catamarã. O trajeto é bem rápido: de lancha leva 2 minutos e de catamarã, 15 minutos. Mas é importante atentar-se à tábua das marés para visitar as piscinas naturais do Seixas. Isto porque o passeio só é possível durante a maré baixa.

Geralmente, as embarcações permanecem três horas atracadas nas piscinas naturais, permitindo que os turistas aproveitem bem o passeio. Caso queira ficar menos tempo, a dica é contratar uma lancha para visitá-las, pois têm mais flexibilidade nos horários de ida e volta.

Os passeios para as piscinas naturais do Seixas são contratados na Praia da Penha e, para garantir a sua vaga nas embarcações, sobretudo na alta temporada, vale a pena fazer a reserva com um dia de antecedência.

Picãozinho

piscinas naturais para visitar na paraíba

Foto: Alessandro Assunção

As águas cristalinas e mornas das piscinas naturais de Picãozinho tornam o lugar um dos mais bonitos para se visitar no litoral brasileiro. Formadas em um grande arrecife, são repletas de peixes coloridos e ótimas para a prática de snorkeling.

Para visitá-las, é necessário contratar um passeio de barco na Praia de Tambaú, na Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep). Vale a pena antecipar a compra do passeio, já que há um número limitado de visitantes que podem seguir para as piscinas naturais por dia.

O trajeto mar adentro, de cerca de 1,5 km, dura em torno de 15 minutos e as embarcações costumam ficar 3 horas atracadas nas piscinas naturais de Picãozinho. Você pode visitá-las de catamarã e lanchas.

Assim como as piscinas naturais do Seixas, a região de Picãozinho pode ser visitada o ano todo, devido ao clima sempre agradável e a boa temperatura das águas do litoral paraibano. Mas, de igual modo, a visita às piscinas naturais ocorre somente durante a maré baixa.

O passeio às piscinas naturais de Picãozinho é um dos mais tradicionais da Paraíba e é uma ótima opção tanto para quem viaja em família quanto para quem está viajando sozinho ou com amigos.

Piscinas Naturais do Bessa

piscinas naturais do Seixa

Foto: Divulgação

Também conhecidas como Caribessa, as piscinas naturais do Bessa ficam a 900 metros da orla norte de João Pessoa. Localizadas em meio a uma formação de corais, elas têm águas mornas e cristalinas, em tons de verde e azul. Repletas de peixes coloridos, as piscinas naturais são excelentes para a prática do mergulho, seja de cilindro ou snorkel.

O cenário é paradisíaco e, devido à proximidade da praia, o local é  uma ótima opção de passeio em família. As piscinas naturais podem ser visitadas de barco ou caiaque. Geralmente, os passeios duram de 2h a 2h30 e ocorrem somente durante a maré baixa.

Outra vantagem da localização próxima à praia é a estrutura oferecida aos visitantes. A praia do Bessa possui alguns quiosques e barracas e muitas opções de lazer, como aluguel de caiaques e equipamentos de stand-up paddle e de mergulho.

Além disso, a praia é belíssima, com uma extensa faixa de areia branca e águas transparentes e calmas. Situada em um bairro residencial, é mais tranquila do que outras praias urbanas de João Pessoa e os valores de acomodações e serviços costumam ser mais atrativos do que em outros pontos mais famosos da região.

Curtiu nossas dicas sobre essas 3 piscinas naturais para visitar e se apaixonar pela Paraíba? Se ficou difícil escolher qual delas conhecer primeiro, não se preocupe, como são próximas, é perfeitamente possível passear por todas elas em uma única viagem.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Terraço Itália reabre para visitação e retoma programação musical

Artigo anterior

João Pessoa: confira os 10 restaurantes mais recomendados do destino 

Artigo seguinte

Você pode gostar