4 roteiros de viagem para fazer na Colômbia

Atualizada em:

Planejando uma viagem para Colômbia? Confira 4 roteiros surpreendentes pelo país!

A Colômbia se destaca entre os destinos da América do Sul, graças a grande mescla de atrações interessantes que o país possui. São tantos pontos turísticos espalhados por uma enorme extensão territorial, que dificilmente você conseguirá conhecer os principais pontos em apenas uma viagem, mesmo estando com bastante tempo livre. 

Pensando nisso, separamos 4 roteiros de viagem para fazer na Colômbia planejados sob medida, de acordo com os seus interesses. Você pode, por exemplo, fazer um roteiro pelo caribe colombiano, um passando pelas maiores cidades do país ou se encantar percorrendo charmosos vilarejos com arquitetura colonial.

Se você está planejando uma viagem para a Colômbia confira nossas opções de roteiro pelo país!

Roteiros de viagem para fazer na Colômbia

Bogotá + Medellin

roteiro colômbia
Bogotá. Foto: Social Income / Unsplash
Medellín
Medellín. Foto: Jonathan Guisao S / Unsplash
El Peñol Foto: Mike Swigunski / Unsplash

As duas principais cidades do país representam o epicentro da cultura colombiana e são uma ótima forma de mergulhar na história e observar a rotina da população.

Ofuscadas há muito tempo pela sombra do narcotráfico, ambas as cidades tiveram um avanço reconhecido em questão de segurança, mobilidade e qualidade de vida, e hoje recebem mais de 1 milhão de turistas anualmente.

A gigantesca Bogotá é a principal porta de entrada dos brasileiros no país e está situada a 2.600 metros de altura. Envolta por montanhas, que aliás, oferecem uma das vistas mais incríveis da cidade (não deixe de visitar o Cerro Monserrate), Bogotá mescla construções modernas e antigas de uma forma caoticamente bela.

Andina, a cidade reúne gastronomia criativa, bons museus, construções fotogênicas, excelentes cafeterias, muita arte de rua e uma população jovem mixada com turistas do mundo inteiro que agitam a vida noturna de Bogotá. Além disso, a cidade também oferece passeios bate-volta bem interessantes, como a catedral de Sal de Zipaquirá e a charmosa Villa de Leyva, duas das atrações que estão no topo da lista de must see do destino.

Caminhar pela La Candelaria é entender um pouco da Bogotá colonial. É nesse centro vibrante que são encontradas algumas das construções mais emblemáticas e dois dos museus que se destacam entre alguns dos melhores para conhecer no país. O Museu do Oro carrega nada mais, nada menos que 34.000 peças de ouro e outros 20.000 materiais produzidos pelos povos pré-colombianos. Logo ao lado, na calle 11, está o Museu do Botero, pintor e escultor famoso por suas figuras rotundas. O museu está instalado em um casarão histórico que possui um pátio cenográfico perfeito para fotos.

Já a Zona G é onde estão concentrados alguns dos melhores restaurantes de Bogotá. A zona gourmet fica dentro do bairro Chapinero e é também um dos melhores locais para se hospedar. Outras regiões muito movimentadas são a chamada Zona Rosa e Zona T, onde estão os bares e casas noturnas.

A capital da Antioquia também tem seu destaque nesse roteiro. Medellín já foi literalmente dominada pelo narcotráfico, mas hoje ressalta um lado nada obscuro: centros culturais, barrios hipsters e tours super interessantes nos fazem esquecer do passado difícil e nos mostra uma cidade com um plano de crescimento sustentável que é referência e reconhecido internacionalmente.

Ouso dizer que Medellín é a cidade mais divertida e interessante da Colômbia. A imagem de Medellín se transformou drasticamente entre seu período obscuro e agora se destaca como uma das cidades mais inovadoras do mundo! O motivo? O governo vem investindo fortemente em mobilidade urbana, segurança e na promoção da qualidade de vida. Esses fatores mesclados a quantidade de atrações interessantes vem consolidando cada vez mais o turismo no destino.

A Plaza Botero é o ponto inicial para começar a descobrir a cidade. Uma visita ao Museo de Antioquia e a Casa de La Memoria é a melhor forma de começar a entender a história de Medellín e não podem ficar de fora do seu roteiro. Medellín também é conhecida por seus parques e áreas verdes, como o Jardín Botánico Joaquín Antonio Uribe. Se tiver um tempo largo, adicione os passeios bate-volta até a Zona Cafetera, a charmosa cidade de Salento e a colorida vila de Guatapé onde encontra-se o mirante natural de El Peñol com vista para os impressionantes lagos azulados da região.

Cartagena + San Andres + Ilha Providencia

caribe colombiano
Cartagena. Foto: Shutterstock
caribe colombiano
San Andrés. Foto: Shutterstock
caribe colombiano
Cayo Cangrejo. Foto: Darren Lawrence / Unsplash

Este roteiro na Colômbia passando pelos pontos mais lindos da região caribenha é sem sombra de dúvida, voltado para quem busca conhecer as praias mais belas do país.

Para conhecer as praias mais incríveis de forma gradativa, utilize a vibrante cidade de Cartagena das Índias como base para sua viagem. Além de se apaixonar pelas ruelas coloridas e atraentes do centro histórico, você poderá separar alguns dias para conhecer as praias paradisíacas das Ilhas Rosário, a Ilha de Tierra Bomba ou a movimentada Playa Blanca, na Ilha Barú. O Bocagrande é o bairro mais moderno da cidade e também oferece uma orla com praias urbanas.

Partindo para o centro do Caribe (quase chegando na Nicarágua), a Ilha de San Andrés concentra aquelas paisagens que esperamos de um cenário caribenho: areias brancas, coqueirais e água cristalina! A ilha oferece inúmeros passeios imperdíveis, como a ilha Jhonny Cay, o El Acuario e um passeio espetacular de parasail para você observar os 7 tons do Caribe nas alturas!

Outra forma de aproveitar e conferir os 4 cantos da ilha é alugar um carrinho de golf no centro da cidade e fazer um passeio margeando todo o litoral. O melhor lugar para se hospedar aqui é próximo da praia de Spratt Bight, onde estão as lojas, o centro comercial e o Porto onde saem os barcos para os principais passeios.

Dica extra: conferir o mirante do Jardim Botânico da Universidade, que apesar de não ser muito conhecido entre os turistas, oferece uma vista impressionante da ilha em aproximadamente 180 graus!

Achou que já tinha visto o menor do Caribe e já estava ficando triste com a ideia de ter que retornar? Então eu tenho uma surpresa para você se apaixonar ainda mais pelo Caribe colombiano: Isla Providencia.

O crème de lá crème do litoral colombiano é essa ilha vizinha de San Andrés e pode ser acessada em uma viagem de 3:00 de barco ou 20 minutos de avião.

A ilha não recebe muitos visitantes o que já ajuda bastante as paisagens do local: praias naturais, sem interferência humana é claro, sem muvuca! O ponto alto da vigência é conhecer Cayo Cangrejo e as praias desertas da região.

Para aproveitar ao máximo seu roteiro de viagem no litoral da Colômbia, planeje sua viagem entre dezembro e março, época em que as chuvas costumam desaparecer e a temperatura aumenta.

Costa caribenha: Santa Marta, Minca, Palomino, Tayrona e Serra Nevada

roteiro na Colombia
Parque Nacional Tayrona. Foto: Levi Ari Pronk / Unsplash
roteiro de viagem na Colômbia
Cidade Perdida. Foto: Datingscout / Unsplash
Caribe Colômbia
Playa del Rodadero. Foto: Giselle Cucunubá Manes / Unsplash

Essa é a região que concentra as praias mais famosas e movimentadas do país. Quem decide fazer um roteiro de viagem nesta área da Colômbia, terá a oportunidade de desfrutar praias paradisíacas, montanhas e cidades agitadas que garantem uma divertida vida noturna. 

Começando por Santa Marta, onde encontra-se o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, que recebe voos diretos das principais cidades da Colômbia, as praias de El Rodadero, Playa Blanca e Taganga são as mais movimentadas do destino. Você certamente não pode deixar de fazer um bate volta para conhecer as montanhas e cachoeiras do povoado de Minca.

As grandes joias da costa caribenha colombiana estão protegidas no Parque Nacional Tayrona. A reserva protege uma área de 15 mil hectares e dali é possível acessar algumas praias como Cañaveral, Arrecifes, La Piscina, Playa Nudista, Playa Brava e no Pueblito.

O roteiro de belas praias é finalizado na vila de Palomino. Com vibe hippie e paisagem que mesclam montanhas, rios e praias extensas, o destino é perfeito para se desligar e de quebra dá acesso a outra atração imperdível: as montanhas de Sierra Nevada.

O passeio predileto de quem visita a Sierra Nevada é a famosa trilha de 4 dias que nos conduz ao sítio arqueológico conhecido como Cidade Perdida. A paisagem surreal é por uma densa vegetação que esconde 32 ruínas e 169 terraços em meio às montanhas. O acesso ao pitoresco oásis de grande complexidade arquitetônica é apenas por meio de 1.200 degraus em meio a densa floresta, o equivalente a 42 km de longas caminhadas.

Cidades de Santander

viagem
Cânion Chicamocha. Foto: Ricardo Gomez Angel / Unsplash
santander
San Gil. Foto: Shutterstock
barichara
Barichara. Foto: Shutterstock

Descubra uma Colômbia clássica e colonial percorrendo as charmosas cidades do departamento de Santander. O acesso pode ser feito de ônibus saindo de Bogotá ou a partir da capital do departamento, a cidade de Bucaramanga. 

Além das cidades históricas como Barichara, San Gil, Charalá e Guane, o roteiro também reserva cenários naturais, como o Cânion de Chicamocha e as impressionantes cachoeiras espalhadas por toda a região.

Considerada a cidade base para conhecer as cidades e atrações de Santander, San Gil oferece mais estrutura e sua rodoviária conecta rapidamente a cidade com os principais destinos deste roteiro na Colômbia. Além disso, San Gil também se consolidou como o destino de aventura da Colômbia, por oferecer diversas atividades radicais como paragliding, rafting, bungee jump e trekkings.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima